Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

12 de julho de 2011

Férias e mudanças no blog

Amigas,

Estarei em férias e quando voltar o blog estará de cara nova, bonito, organizado e com mais postagens.

Na foto do perfil Helena Compagno veste Helena Compagno.

7 de julho de 2011

Passo a passo pretinho básico

Esse modelo tem zíper nas costas. Costumo usar, ao invés do revel (é aquele paninho que fica por dentro das cavas das mangas e gola),  esse "corpinho" (que está no tecido xadrez), cobrindo todo o busto e costas até onde termina o zíper porque acho mais prático do que ficar cortando revel das cavas e gola, sem contar que o seio fica mais protegido, escondendo a marca do sutiã ou aquelas indesejáveis gordurinhas. O passo mais trabalhoso é colocar o zíper, que exige a troca do pezinho da máquina (na Janome 2008 precisa usar chave de fenda). Não tenha preguiça de fazer isso e se não tem segurança ainda com o zíper, treine bastante num paninho primeiro. Alinhave primeiro!! vale a pena demorar mais tempo nesse passo se não, toda vez que usar a roupa vai ficar frustrada, envergonhada. Eu fico. O resto é muito simples, sem detalhe nenhum. Eliminei até as pences porque vi que não havia necessidade para esse modelo. O tecido cortado fica assim:

O primeiro passo é fechar as costas, deixando uns 40 cm sem costura para colocar o zíper. Detalhe: como o zíper é colocado entre o forro e o tecido da frente, é necessário que se alinhave primeiro, para que fique bem colocado, pois zíper torto é feio, principalmente se tratando de uma peça clássica, como esse vestido que você vai usar muitas vezes. Alinhave primeiro um lado e costure, depois o outro lado e costure. Volte com o pé original e rebata a costura para que o zíper fique bem preso, rente à borda.


O próximo passo é unir os ombros. Primeiro do vestido e depois do forro. Depois junte os dois tecidos (direito com direito) e costure toda a gola até o fecho.

 Dê piques em toda borda da costura, pois toda costura de golas, cavas, ou seja, costuras "redondas" é necessário dar pequenos piques para que não fique repuxando quando virar. Desvire. Fica assim.
Depois costure as cavas. Atenção: uma de cada vez. Costure um lado, dá os piques e depois desvire. Repita o mesmo para a outra cava. Fica assim, com as laterais ainda abertas. Se não entendeu esse processo, vá lá em outro passo a passo que fiz explicando melhor: AQUI
Agora costure as laterais. Junte bem as costuras para que fique bem certinho. Costure pelo lado avesso.
Desvire. Fica assim do lado avesso. Bonito, né? Se quiser o vestido todo forrado, prolongue o tecido do forro até a barra. Depois é só fazer as barras (sem grudar uma na outra).
Agora vejam o vestido fazendo par com o casaco. E mais, coisa que você pode fazer em sua casa, nas horas vagas, naquela hora que bate uma tristeza, que surge um passeio e vem lá você "com que roupa que vou, meu Deus?" Duas tardes foram suficientes para responder essa pergunta.
Acrescentei um cinto vermelho quando usar o casaco aberto
Com ele fechado, esperando o frio.. Só dobrei a barra. Depois termino.














Mas enquanto o frio, que está todo mundo falando, não dá o ar da graça por aqui, vou usando apenas o pretinho básico - não tão básico assim  porque acrescentei alguns acessórios (removíveis) para que não ficasse muito sem graça.
Elegante para o dia e para a noite

usei o cinto do casaco para dar um detalhe (opcional)

Usei uma faixa com dois botões (opcional)

E costurar sua própria roupa não é a melhor solução para quem quer sempre estar bem vestida sem gastar muito?


1 de julho de 2011

Casaco para o clima de Belo Horizonte

O clima frio que muitos lugares do Brasil enfrentam - alguns até nevando - aqui,  na capital dos mineiros, desfruto desse clima ameno, ventinho fresco, céu azul e tardes morninhas que morrem nos braços das noites frias. É assim o inverno Belo Horizontino, ideal para um casaquinho leve, como esse que acabei de criar.
camurça preta por fora e flanela xadrez por dentro
dá para usar dos dois lados
Usei o mesmo molde do casaqueto postado dias atrás, apenas prolonguei no tamanho e tirei o arredondado da frente, incluí botões (falta pregá-los). Do lado preto vou usá-lo por cima de um pretinho básico, sequinho, meia fumê e sapato scarpin. Para o lado xadrez, mais esportivo, pretendo usar aberto sobre camisa e calça jeans.

Tenho buscado, pela net, os modelos dos vestidos que a primeira dama francesa, Carla Bruni, elegantíssima, usa. Adoro seu estilo, clássico, discreto. Um dia ainda quero ser como ela. Porque ousadia não me falta. Exibida!