Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

27 de maio de 2013

Parece, mas não é

No último post mostrei um avental que mais parecia uma saia de tão bonito. Fez tanto sucesso que até ex-alunas, como a Katja, quis fazer também - já falei dela  aqui. Os tecidos escolhidos foram duas tricolines, em cima estampa de vaquinhas, embaixo bolinhas, mimosas. 
Em menos de duas horas estava pronto, com direito a sacolinha do mesmo tecido
E se quiser transformá-lo em saia, prolongue na largura, transpasse, vire um pareô!
Muuuuu......

18 de maio de 2013

Avental charmoso

Criação e execução do Minha Primeira Costura. Porque eu adoro criar para ensinar

 Venha aprender comigo! 




12 de maio de 2013

Bainhas


Venha aprender comigo. As aulas são individuais. Só nós duas
O direito fica assim:

10 de maio de 2013

Consegui, consegui, consegui!!!!

... diminuir o peso das fotos, deixá-las em tamanho natural e nítidas!!! Aprendi com a Elaine Gaspareto. Queria fotos grandonas, leves para não sobrecarregar o blog. Ano passado tive problemas, não conseguia postar fotos. A Elaine me ensinou, mas sou burra para esses assuntos!
Mas hoje, depois de tanta peleja, consegui! As fotos abaixo têm 600x450px, ideal para o tamanho da minha página do blog, como explica a doutora, mas tem peso baixo, apenas 231kb, Antes estavam com 4000x3000, pesando 1.8MB.
Agora posso mostrar tudo pertinho, em detalhes! Viram o charme do saquinho? São essas belezuras que ensino às novas alunas em seu primeiro dia de aula para treinar a costura!
 Estou feliz, como alguém que fez uma lipo. Tô enxuta!

6 de maio de 2013

Hoje não falo de costuras...


... para falar de receber sem stress.
Nesse domingo veio almoçar em casa uma pessoa muito querida, vindo de longe. Para não me acabar na cozinha, resolvi servir trutas ao forno com ervas, risoto de camarão e salada verde. Um prato bonito, prático e fácil de agradar.

Para o Risoto: no sábado à noite limpei um pacote de camarão, salguei, espremi um limão e reservei na geladeira. Depois cortei em cubinhos uma cenoura, um pimentão, um maço de cheiro verde; separei uma xícara de ervilhas frescas, uma cebola ralada, um tomate picado sem sementes. Ralei um pedaço de queijo parmesão e guardei tudo em recipientes plásticos na geladeira para usar no dia seguinte.

Para as trutas: comprei frescas, pedi ao vendedor que limpasse bem. Em casa, lavei e esfreguei limão. À parte fiz um molho de ervas, contendo: alecrim, cheiro verde, manjericão, alcaparras, azeite, uma colher de manteiga e sal. Peguei parte desse molho e untei as trutas, colocando uma colher desse molho dentro de cada uma. Embrulhei em papel alumínio e levei tudo à geladeira, assim:

Lavei a salada, coloquei num saco e pus na geladeira...
Fui dormir, deixando a cozinha toda arrumada.

No dia seguinte, enquanto a família dormia, levantei por volta das 7:30. Dia lindo.
Decorei a casa com antúrios comprados no supermercado. Havia uma profusão deles e não resisti.



 |Minha filha mais velha ficou de preparar uma sobremesa, mas fiquei com pena de acordá-la, já que o domingo era apenas o único dia que se dá ao luxo para dormir até mais tarde. Em 20 minutos preparei um pudim de chocolate. Cozinho na penela de pressão, em banho-maria. Aprendi com uma amiga.
E com minha sogra aprendi a colocar um pequeno pedaço de limão na água do banho-maria para não deixar a panela preta. Daí nem precisei limpar a panela para guardar.

Aproveitei e fiz um bolo de limão (de caixinha), já pensando no café da tarde...
Bolo no forno, pudim pronto na geladeira... fui arrumar a mesa...

 Em cada prato um mimo para agradar...
Enquanto meu marido foi buscá-la no aeroporto, coloquei as trutas no forno e fui preparar o risoto, fervendo 6 xícaras de água e dois caldos de legumes. Um fio de azeite na frigideira, camarões sendo refogados aos poucos e transferidos para um prato. Derreti uma colher de sopa na panela, adicionei a cebola já picada no dia anterior, adicionei 3 xícaras de arroz para risoto. Refoguei. Adicionei os camarões, os pimentões, o tomate e a ervilha. Adicionei a água. Provei o sal e fui, aos poucos, mexendo com uma colher de pau para deixá-lo bem cremoso. Abaixo o fogo, acrescento queijo parmesão ralado grosso, o cheiro verde. Tampo a panela e desligo o fogo.
Vigio as trutas e vou tomar banho enquanto estão a caminho. Começo a transferir as comidas para a mesa...
Oh! é o que ouço quando sentam à mesa... e meu ego vai às alturas...
 
Mas na hora da sobremesa...

O pudim se espatifou na hora de sair da fôrma. Muita calma nessa hora para transformar o feio no belo: um colherada de pudim no fundo do prato, uma fina fatia de bolo de limão (o bolo que era para o café da tarde!), por cima um creme de leite condensado com suco de um limão.
E ninguém precisa saber que a sobremesa seria pudim de chocolate, né? A não ser que vocês vão contar!






3 de maio de 2013

Formandas

Semana passada foi só despedidas, pois muitas "se formaram". Graduaram-se "costureiras". Partiram e deixaram saudades...


Pensei fazer um post especial para cada uma, mas para quem lê o blog - imagino - ficaria meio cansativo. Abaixo publico o mínimo possível de alguns trabalhos. Foram tantos... nem sempre tiramos fotos, mas todos merecem tantos "ohs"!






Desde fevereiro estamos juntas. E,  em como todo curso, umas evoluíram mais, outras menos... Difícil falar de todas... Difícil mostrar os trabalhos de todas... cada uma em seu ritmo, em seu tempo. Foram só alegrias e sucesso? Não. Umas entraram, outras saíram antes do tempo... umas adoeceram, outras mudaram de emprego, mas a grande maioria continuou, como a Edilene, a Katja, Sandra, Selma, Taís... algumas ainda estão comigo, ou porque entraram depois ou porque faltaram mais...
E a Tânia veio só dois meses porque já estava com viagem marcada para o Canadá visitar o filho. Em seu último dia trouxe a sua apostila que fez para o curso, baseada em todos os passo a passo que envio após cada aula. Trouxe presentes, trouxe mimos... Deixou saudades. Mas consegui dar um jeitinho na agenda e encaixá-la em aulas avulsas. Pessoas como a Tânia, merecem meu esforço.
E teve a Sandra que trazia chuva... que trouxe presentes que ela mesma fez, especialmente para mim... vou usar com meu pretinho básico nessas noites frias de outono... Já pedi o contato dela para mostrar mais aqui...
A Katja trouxe mimos, trouxe bolachinhas amanteigadas - que já comi todas e só deixei o saco vazio...
E esses presentes aqui merecem um post especial, pois eles fazem parte da gama de produtos que a Edilene produz. Tudo o que está na foto abaixo ela fez para mim, especialmente para mim!!!!!
E o que está na mesa foi tudo o que a Edilene costurou durante o curso. Fez questão de trazer tudo para ser fotografado em seu último dia, toda orgulhosa..,
Hoje recebo um e-mail dela dizendo que fez, sozinha, uma capa para seu i-pad. Inventou um modelo, baseado numa bolsinha que fizemos em aula. Confira AQUI e acompanhe o blog da Edilene porque agora, além das técnicas de scrapbooking em cadernos, cadernetas, álbuns de fotos, cadernos de receitas e outros artesanatos, a Edilene graduou-se "costureira"
E eu fico tão comovida com essas meninas... saber que chegaram aqui em fevereiro sem nunca ter visto uma máquina de costura, contanto seus sonhos, seus projetos, querendo mudar de vida... E eu me sinto importante, GRANDE, por fazer parte desses sonhos, dessas mudanças...