Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

20 de dezembro de 2013

Uma nova janela em sua vida

O legal da costura é...
... poder transformar o antigo...
... no novo.

Removi o antigo painel por cortinas leves. Usei parte do painel para o bandô, escondendo os trilhos.

Para as cortinas usei tecidos para forro de cortinas. Esses tecidos são chamados malhas (mas não tem elastano). Conheço apenas duas cores (bege ou branca) - gosto da bege. Esses tecidos são baratos e têm a metragem em média 3.0 a 3.5 na largura (rende muito).  Usei trilho duplo - em um coloquei o bandô e no outro as cortinas, presas com aqueles carrinhos que deslizam. Muito fácil. Fiz pregas machos, assim:
Mas você poderá utilizar o mesmo sistema da cortina para a pia que já ensinei Aqui 

Também fiz cortina para a porta que dá acesso ao quartinho anexo ao ateliê - esconde tudo quando não está em uso:
... colcha para o sofá-cama...Provavelmente servirá de toalha para a "mesa" que quero montar no apartamento em São Paulo durante as férias.
... a noite o sofá vira cama quando tenho visita. E para cada visita faço um enxoval diferente, pois costurar nos dá essa possibilidade.

As almofadas são empilhadas ao lado, enquanto o hóspede dorme. Os tecidos dessas almofadas também já foram colchas, que já foram cortinas, que já foram toalhas, que já foram mantas...

Toalha para mesinha do frigobar
Novas capas de almofadas para a sala de estar
 Retalhos de fronhas foram parar em barrados de toalhas para presentear a mãe do hóspede que foi gentil e mandou chocolates
Mais retalho + toalhas + sachês perfumados para o banheiro...
Observem que as barras são largas - devem ser assim para dar peso e caimento (e para não ficar pobrinho)
A sala do ateliê é transformada em sala de estar quando recebo visitas. Com a costura tudo pode ser transformado...
 A bancada foi encostada à parede, servindo como mesa de apoio
Ainda não pude substituir os tecidos dessas cadeiras-espreguiçadeiras. É um projeto fácil (já examinei). Em breve mostrarei.
E então, quer transformar, modificar, renovar, se inventar? Faça um curso de costuras básico. (não precisa ser o meu, mas adoraria se fosse!)

E uma nova janela se abrirá em sua vida!

Obs: Começo a agendar novas turmas a partir do dia 15 de janeiro, com início na primeira semana de fevereiro/14
Tenham todos um Feliz Natal.


12 de dezembro de 2013

Algumas informações

Problema no blog:
  • O problema do blog já fora resolvido. Aliás, a Elaine não encontrou nada de errado - devem ser esses problemas momentâneos que acontecem e somem de repente. O blog tem muito disso. Se você quiser ter um blog bonitinho, personalizado, entre com contato com a "doutora" em blogs, Elaine Gaspareto que personalizou o meu e sempre está me socorrendo quando algo dessa natureza acontece. Obrigada Elaine.
Sandálias:
  • Nessas férias, a minha mala de sapatos será apenas uma sacolinha dessas. Dentro dela apenas as "roupas" para uma única havaiana!
  
 
 
 
 
 

Essas "roupas" foram ensinadas em oficinas natalinas. 
Obs: Comprei uma roupa dessas. Paguei caro, tive trabalho de fazer um molde similar, fazer os tantos acertos e algumas modificações do meu gosto até chegar ao resultado final que foi esse. Portanto, tive custos e trabalho. Isso não é plágio. Que fique bem claro, antes que alguma encrenqueira vem aqui comentar que estou apropriando de algo do outro.
Inscrições para o curso de costuras para iniciantes:
  • As inscrições começam a partir do dia 15 de janeiro. Antes disso não faço mais reservas, pois pela experiência de anos anteriores, dias antes de início do curso mando e-mail confirmando presença e fico a ver navios, pois muitas mudam de ideia, ficam sem dinheiro... e eu com meu horário preso, impedindo que outras, tão a fim, ficam sem vagas. Não é feio dizer a verdade, seja qual for o motivo. Seja sincera e terá uma amiga para o resto da vida! Isso é sincero, viu?

10 de dezembro de 2013

Problemas em meus comentários

Gente, fiquei sabendo que, ao entrarem na página de comentários do blog aparece uma tela pedindo para que a pessoa se identifique e digite 10 endereços de e-mails de amigos, aquelas letras e números torcidos para confirmar, etc e tal. Não fiz essa autorização. Não sei o que está acontecendo. Em breve vou tentar solucionar o problema, solicitando os serviços da Elaine Gaspareto que entende tudo de blog.
Caso queriam falar comigo, mande-me um e-mail para:
helenacompagno@hotmail.com

9 de dezembro de 2013

A droga do elastano

Até eu fui enganada!
Todos os dias oriento minhas alunas, que são inciantes nas costuras, a não comprarem tecidos com elastano. Se você não sabe o que é isso, são aqueles tecidos que esticam, principalmente no sentido das ourelas. Odeio esses tecidos que dificultam as costuras para quem está iniciando.

Semana passada comprei uns tecidos numa loja chamada Tear (Rua dos Goitacazes, Belo Horizonte), onde costuma ter preços bons. Precisava de tricolines 100% algodão, SEM ELASTANO, para fazer capas de edredons. Levei toda a roupa de cama cedente para São Paulo e nem um edredom tinha de reserva. Então eu fiz um edredom usando dois tecidos antigos que já foram colchas, que foram cortinas, que já foram toalhas de mesa e agora serão edredons!

Os tecidos são rústicos, mas ainda em bom estado. Usei manta como recheio. Aproveitei um lençol de solteiro de ótima qualidade, 100% algodão para ser a parte das costas da capa. Para a frente comprei 2 metros de tricoline (bolinhas). Desconfiei que havia um pouco de elastano no tecido, mas a vendedora afirmou de pé junto que aquele tecido não tinha elastano, pois era fabricação própria e eles não usam elastano! Duvidei, estiquei o tecido no sentido das ourelas, quase desisti, mas a vendedora parecia tão convicta, e eu resolvi levar, mas desacreditando,
 Cortei a manta e o tecido rústico com 2,00 x 1,30 largura, pois era esse o tamanho que eu queria o meu edreom. Estendi no tapete da sala para cortar melhor.
 Juntei as três partes, deixando a manta como recheio. Alinhavei, 
costurei à máquina toda a borda, passei zig-zag em toda a volta. Estava pronto o meu edredon.


Agora vamos à capa:

Cortei o lençol que seria as costas da capa e a tricoline que seria a frente.  Não tirei fotos do processo, pois a intenção não era fazer um passo a passo e sim falar do elastano. Percebi que tinha elastano quando fui costurar o zíper. Conforme fui costurando o zíper o tecido foi esticando. Ai, dei com os nervos! Desmanchei, cortei o excesso, tive que alinhavar e fui costurando com muito cuidado. No final sobraram uns 3 centímetros porque o tecido esticou!!! Vejam o excesso! 
Eu não tinha razão? Não dá vontade ir lá na loja? Infelizmente não tenho tempo. Melhor não voltar mais nesses lugares. O barato saiu caro porque perdi um tempão nesse processo de costura-desmancha.

Acabei desistindo de consertar, não queria estragar o tecido, já que estendido na cama nem dá para perceber. Vejam como ficou meio ondulado na parte do zíper:
Estendido na cama as atenções vão para o conjunto fronha listrada e capa, dando ideia de um virol...
 O zíper fica na barra dos pés.

 Notaram que usei 35 cm a mais do tecido das costas para servir como virol na parte da frente?
Que usei o sistema tipo envelope? E que costurei entre os dois tecidos um bordado inglês (tira bordada aqui em BH)? 
Estou em férias, mas costurando coisas para a casa porque espero uma visita ilustre no próximo final de semana! Estou dando o melhor de mim.
Recadinho para Izabela: Fiz uma toalhinha de lavabo para combinar com a renda daquela que você me deu! Dentro do coração tem aroma Trousseau para deixar o banheiro gostoso.
Esperando elogios?
  
Recadinho para a Lígia: fiz como você: deixei a posição do zíper na capa da almofada bem mais acima, pois notei que da forma que colocava (no meio) dificultava a colocação da almofada. Pensa que não aprendo com quem ensinei?

6 de dezembro de 2013

Uma vida mais bela e artesanal

 "Será que eu vou conseguir?" é o que a maioria das novas alunas pergunta quando inicia o curso de costuras aqui comigo. E eu respondo sempre: "Se, logo no início, adquirir uma máquina de costura, costurar em casa o que ensinei em aula, ter interesse e gosto pela costura, fará muito além."

As fotos abaixo são de algumas alunas que terminaram o curso dentro dos três meses sugeridos. Sei que muitas outras também produziram muito porque eu vi pessoalmente ou em fotos em seus celulares e ipads. Porém, nem todas tiveram o mesmo entusiasmo. Mas vamos ver os trabalhos dessa gente entusiasmada? 

até um vestido (que não estava no script) fez a Marcela

Uma bolsa que a Marcela fez em casa, igual a que fizemos em aula.

Mais invenções da Marcela

Novamente a Marcela inventou moda

Que danada essa Marcela! Fez mochilas paras as sobrinhas iguais aquela que fizemos aqui em aula
Agora chegou a vez da Luciana mostrar o que fez para a sua mamãe que veio de Porto Alegre



E a Katja que já faz tempos terminou o curso, mas está sempre em contato. Usou a cestinha para por brigadeiros para presentear a amiga

E as invenções da Cida que vai oferecer um jantar à moda mineira?

Mais costuras para o jantar

E mais

E até a cachorrinha da Bertha ficou surpresa com sua façanha - costurou um vestido!
Obs: Esse vestido não faz parte do curso para iniciante.
Capas de sousplat da Maria Eugênia

Esse cachepô foi feito pela Fernanda - pegou o passo a passo na internet, tudo para agradar a professora no último dia de aula. Agradou!
A professora copiou, modificou de ofertou
A outra copiou (e deve ter ofertado também)

a costura está em tudo, até no potinho de temperos

Parabéns a vocês que decidiram, através da costura, tornar suas vidas e suas casinhas  mais belas e artesanais,
 Obrigada, respondo eu!