Esse modelo tem zíper nas costas. Costumo usar, ao invés do revel (é aquele paninho que fica por dentro das cavas das mangas e gola), esse "corpinho" (que está no tecido xadrez), cobrindo todo o busto e costas até onde termina o zíper porque acho mais prático do que ficar cortando revel das cavas e gola, sem contar que o seio fica mais protegido, escondendo a marca do sutiã ou aquelas indesejáveis gordurinhas. O passo mais trabalhoso é colocar o zíper, que exige a troca do pezinho da máquina (na Janome 2008 precisa usar chave de fenda). Não tenha preguiça de fazer isso e se não tem segurança ainda com o zíper, treine bastante num paninho primeiro. Alinhave primeiro!! vale a pena demorar mais tempo nesse passo se não, toda vez que usar a roupa vai ficar frustrada, envergonhada. Eu fico. O resto é muito simples, sem detalhe nenhum. Eliminei até as pences porque vi que não havia necessidade para esse modelo. O tecido cortado fica assim:
O primeiro passo é fechar as costas, deixando uns 40 cm sem costura para colocar o zíper. Detalhe: como o zíper é colocado entre o forro e o tecido da frente, é necessário que se alinhave primeiro, para que fique bem colocado, pois zíper torto é feio, principalmente se tratando de uma peça clássica, como esse vestido que você vai usar muitas vezes. Alinhave primeiro um lado e costure, depois o outro lado e costure. Volte com o pé original e rebata a costura para que o zíper fique bem preso, rente à borda.
O próximo passo é unir os ombros. Primeiro do vestido e depois do forro. Depois junte os dois tecidos (direito com direito) e costure toda a gola até o fecho.
Dê piques em toda borda da costura, pois toda costura de golas, cavas, ou seja, costuras "redondas" é necessário dar pequenos piques para que não fique repuxando quando virar. Desvire. Fica assim.
Depois costure as cavas.
Atenção: uma de cada vez. Costure um lado, dá os piques e depois desvire. Repita o mesmo para a outra cava. Fica assim, com as laterais ainda abertas. Se não entendeu esse processo, vá lá em outro passo a passo que fiz explicando melhor:
AQUI
Agora costure as laterais. Junte bem as costuras para que fique bem certinho. Costure pelo lado avesso.
Desvire. Fica assim do lado avesso. Bonito, né? Se quiser o vestido todo forrado, prolongue o tecido do forro até a barra. Depois é só fazer as barras (sem grudar uma na outra).
Agora vejam o vestido fazendo par com o casaco. E mais, coisa que você pode fazer em sua casa, nas horas vagas, naquela hora que bate uma tristeza, que surge um passeio e vem lá você "com que roupa que vou, meu Deus?" Duas tardes foram suficientes para responder essa pergunta.
|
Acrescentei um cinto vermelho quando usar o casaco aberto |
|
Com ele fechado, esperando o frio.. Só dobrei a barra. Depois termino. |
Mas enquanto o frio, que está todo mundo falando, não dá o ar da graça por aqui, vou usando apenas o pretinho básico - não tão básico assim porque acrescentei alguns acessórios (removíveis) para que não ficasse muito sem graça.
|
Elegante para o dia e para a noite |
|
usei o cinto do casaco para dar um detalhe (opcional) |
|
Usei uma faixa com dois botões (opcional) |
E costurar sua própria roupa não é a melhor solução para quem quer sempre estar bem vestida sem gastar muito?
amei seu passo a passo a passo, ficou super bem explicadinho, obrigada por dividir com a gente esse talento, beijos bom dia pra vc...
ResponderExcluirAgosto que me aguarde...
ResponderExcluirvou ficar "exibida" igual você !!! rs rs rs
Beijão
Nádia
tô melhorando.....
OI Helena não sei o que esta acontecendo suas atualizações não aparecem no meu blog.
ResponderExcluirMuito lindo seus trabalhos não vejo a hora de estar costurando também.
Helena, vc costura muuuito bem! Agora me conta.. a Janome chegou? Gostou? Responde lá no meu blog. Bjcas e sucesso!
ResponderExcluirBom dia Helena!
ResponderExcluirEncontrei seu cantinho e amei. Gosto de costurinhas básicas para a casa.Tambem não sou costureira mas o meu limite é pequeno. Vou te seguir, e tentar fazer o jogo americano. beijos
oi amiga, to passando aqui para pedir uma ajudinha rsrs, minha vizinha me trouxe umas calças do marido dela para eu diminuir a largura da boca da barra da calça, as calças já foram levadas em uma costureira pra fazer as barras ela fez aquele método de devolver a barra original, eu gostaria de saber como devo proceder pra diminuir a largura será que tem jeito?
ResponderExcluirMaravilhoso ! Um dia chego lá. Parabéns.
ResponderExcluirGostei muito desta sugestão de substituir "o revél" pelo forro. E o PAP ficou perfeito!
ResponderExcluiroi Helena rsrs olha eu aqui d novo, amiga resolvi não fazer os consertos das calças que eu te falei rsrs, valeu pela dica beijos bom domingo...
ResponderExcluirOi Helena!
ResponderExcluirAdorei o vestido!!!Menina você costura muito bem!!!Eu sou filha de costureira,passei muito tempo vendo minha mãe costurar.Sou apaixonada por costura!!!!Amei o seu blog e já estou te seguindo,vou levar o seu link.
bjosssss
obrigado pelo toque Helena gosto muitgo do seu blog.
ResponderExcluirOi amiga!! O barradinho do pano de prato foi feito na máquina de costura (não por mim, AINDA!!)e é frente e verso - não fica bonitinho só na parte da frente sabe?
ResponderExcluirEssa sua produção tá perfeita e o PAP show! Vc aceita dar aula em outras cidades???
Bjinhos
oi Helena! Adorei a dica! Combina com tudo!!!
ResponderExcluirEu vou sim publicar um pap!!! E vc n sabe! Quando ela fica pronta vc fica torcendo que ela fale c vc... Um sonho! Elas são encantadoras mesmo!!! Fico devendo a vcs esse pap. Eu comecei a fotografar, mas ai começou a dar errado, tive que refazer o molde que peguei na net e pronto... Desisti. Não achei que ela fosse ficar tão fofa!!! rsrs
Assim que vc fizer a sua eu quero ver!!!
xeiros
Lindissima! Adoro a Audrey! Tenho ela na minha sala! hahaha! Adoro este estilo de roupa! Ficou tudo muito lindo. Parabéns!! Bjus!
ResponderExcluirHelena, é o suprasumo da elegância. Sei que dia também serei capaz, pois, em toda a minha vida, nunca deixei de concretizar um objetivo.
ResponderExcluirObrigada por incentivar e compartilhar o seu talento, minha querida amiga.
Beijo da Nina
Anônimo disse...
ResponderExcluirOlá Helena, gostaria de agradecer pois refiz a barra de um vestido tubinho umas 3 vezes, ficava estranho, foi quando vi que era para deixar o forro separado do vestido.Valeu a dica, agora ficou certinho!!!!
Obrigada e um grande abraço....
Cecília
Adorei! Com sua explicação fica interessante,possível! Eu estou começando. Comprei minha máquina pouco tempo. Tem o molde? Beijos
ResponderExcluirnossa eu fiquei encantada com o blog to seguindo não entendo nadinha de costura quero aprender bjsss me visita amiga
ResponderExcluirAdorei...estava fazendo um vestido e estava com duvidas pesquisei e acabei achando o blog...me ajudou mto...obrigada
ResponderExcluirOla querida!!! Que interessante seu blog. Tudo muito explicado, bem didatico... Parabens!!! pelo menos pessoas como eu que estao tentado ter alguma noção de costura, tem aqui uma importante fonte de informação. Trabalho com artesanato em croche, mas quero expandir minhas tecnicas. Meu cantinho esta em http://www.claudiaxavierartesanato.blogspot.com.br
ResponderExcluirDe uma passadinha por la... bjos
Oi Helena, estou super feliz que achei seu blog...
ResponderExcluirEstou fazendo uma blusinha com forro e me deparei com o problema de costurar o decote/cavas e a virada.
É a minha primeira tentativa de costura, por isto me sinto meio tapada quando digo que fiquei feliz em achar alguém que sabe o que tem que ser feito...mas que eu não entendi muito bem como é a parte de fazer cada uma de uma vez.
Será que poderia dar uma explicada beeeem didática, por favor?
Muito obrigada!
Andréa
Oi Andréa, não deixou e-mail para respostas!
ResponderExcluirBeijos
meu recado foi como anonimo..rsrsrs meu nome é josiani e meu e-mail é jobrpaula@hotmail.com
ResponderExcluirAdorei o vestido tem como repitir com um em cetim???
ResponderExcluirOi Bruna, esse vestido cabe em qualquer tipo de tecido, mas acho que o cetim está mais indicado para o forro, não acha?
ExcluirBeijos
oi helena adorei, obrigada por me ajudar, costuro a muito tempo mas sou insegura, vou fazer um pra minha filha e outro pra mim.............bjjjjjjjjjjj
ResponderExcluiroi Helena obrigada por me ajudar, estou tentando fazer um desse, mas sou insegura, sei costurar muito bem mas tenho medo, vou tentar fazer um pra minha filha............bjjjjjjjjjjj
ResponderExcluirOi xará,amei muito lindo!
ResponderExcluirOlá Helena, adorei seu blog. Estou pretendendo costurar minhas próprias roupas. Como moro em cidade pequena não tenho nenhum curso disponível e o jeito é aprender sózinha.
ResponderExcluirBem, gostaria de fazer uma sai de tricoline longa daquelas mais retinhas, sem ser rodada ou franzida. Poderia me dar uma dica de como fazer? Não encontrei nada na internet. Grata
Oi Cláudia, como está se aventurando costurar sozinha, fica difícil eu daqui te ensinar, pois para isso teria que fazer uma saia igual a que pretende, fotografar, fazer o passo a passo. Infelizmente não disponho de tempo. Há diversos vídeos na internet ensinando como fazer o molde e costura de uma saia reta - é só prolongar no comprimento e terá a saia que pretende.
ResponderExcluirBeijos
Beijos,
PRA QUEM N ENTENDE MUITO DE COSTURA O PASSO A PASSO DAS FOTOS N ESTA BEM DEMOSTRADO. ESTOU COM DIFICULDADES PARA ENTENDER....
ResponderExcluirOlá "anônimo " do comentário do dia 31.05.16: se não entende muito de costura por que foi se aventurar a fazer um vestido com zíper e forro, seguindo um passo a passo da internet, de graça? Não acha que precisa frequentar um curso básico de corte e costura? O blog tem como finalidade divulgar o curso de costuras Moda Casa para iniciantes que ministro no meu ateliê em Belo Horizonte. Quis mostrar, pra quem já costura roupas, que há uma maneira mais fácil de fazer um revel num vestido. Muitas pessoas, que já costuram, fizeram e me enviaram fotos!
ResponderExcluir