Fiz uma malinha de viagem para a minha filha, suficiente para um final de semana na casa da mamãe. É um modelo de necessaire, pequena - aumentei inúmeras vezes para ficar assim, que dê para levar na mão, sem precisar pegar fila para despachar sua bagagem. Faço tudo para o conforto da menina porque o meu amor é infinito. Acho que errei na mão, deixando-a assim tão quadradinha. Mas pelo andar da hora, não caberia nenhum conserto. Ficou assim, mas bem bonitinha.
Close no acabamento do zíper:
cuscuz do café da manhã - receita no final do post (*)
|
Coube até uma marmita com sobras do café da manhã e almoço de domingo. Até um pedaço de bolo do aniversário do pai deu para levar. Não queria a minha menina se preocupando com janta depois que chegasse em casa.
A caçula fez de presente para a irmã esse jumper. Tadinha, na quinta-feira foi dormir muito tarde, pois o ateliê só esteve disponível depois das 18 horas. Do meu quarto eu ouvia o tá-tá-tá da máquina de costura. Meu coração batia tum-tum-tum de alegria porque eu adoro ver as meninas unidas.
No sábado saímos para almoçar em comemoração ao aniversário do meu marido. Éramos seis, incluindo a cachorrinha da minha filha.
A roupa caiu como luva em seu corpinho. A irmã costureira não tirava os olhos da cria, inventando defeitos onde não se via. Eu respondia sempre: "está ótimo, isso ninguém tá vendo".
Agora vamos às receitas:
Cuscuz -
Fiz de cabeça, meio que inventado, mas o resultado foi bom. Eu garanto.
Ingredientes:
1 vidro de palmito (pequeno)
1 lata de tomate pelado (ou o molho que quiser usar)
1/2 lata de água
1/2 xícara de azeite (ou óleo)
1 cubo de caldo de carne
1 lata de ervilha
2 ovos cozidos (um em rodelas e outro picado)
2 tomates sem semente
1 tomate em rodelas
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 lata de atum
1 xícara (chá) farinha de milho
1 xícara (chá) farinha de mandioca torrada
sal a gosto
Dourei a cebola e alho no azeite. Adicionei os tomates picados, o cubo de carne e a lata de tomate pelado (batido no liquidificador). Deixei refogar por alguns minutos.
Acrescentei 1/2 lata de ervilha, metade do palmito (picado) e o atum. Refoguei mais um pouquinho.
Acrescentei as farinhas. Mexi tudo adicionei o ovo cozido picado. Provei o sal. Ficou um angú. Desliguei o fogo.
Untei uma forma para pudim com buraco no meio com um pouco de azeite. No fundo e lados da forma coloquei o ovo em rodelas, o tomate em rodelas, a outra metade da ervilhae do palmito. Coloquei o "angú" dentro, apertei com a mão. Depois de frio levei à geladeira. No domingo tomamos café da manhã com ele e outras gulodices que minha filha e nós adoramos. No almoço fiz costela no forno, salada, arroz e purê de batata. De sobremesa fiz um bolo de aniversário para o marido, assim, bem improvisado mesmo, pois não queria ficar na cozinha o tempo todo.
BOLO COM FRUTAS FRESCAS - RECHEIO DE TORTA DE LIMÃO
Ingredientes da massa:
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- 5 gotas de baunilha
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 4 ovos (se forem grandes, use 3)
- 2 xícaras (chá) farinha de trigo
- 1 colher (sopa) fermento
Ingredientes do recheio
- 1 lata (ou caixa) de leite condensado
- suco de 2 a 3 limões
Ingredientes da cobertura:
- 1 lata de creme de leite gelado (pode ser chantilly que fica melhor). Usei o que tinha
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 caixa de morangos
- 1 caixa de uva se semente (ou a fruta que preferir)
Acendi o forno. Na batedeira coloquei os ovos inteiros com o açúcar e baunilha. Bati até ficar um creme bege e fofo. Depois disso fui adicionando a farinha, alternando com o suco de laranja e por último o fermento. Levei ao forno em forma untada. Gosto de usar papel manteiga no fundo para que saia bem redondinho. Depois de assado e esfriado, dividi ao meio, À parte misturei o leite condensado com o suco de limão, mexi bastante e coloquei no bolo. Coloquei a outra metade do bolo por cima. Bati na batedeira (velocidade máxima) o creme de leite gelado (sem o soro). Acrescentei o açúcar aos poucos até formar um creme espesso. Joguei tudo por cima do bolo, alisei com uma espátula e enfeitei com os morangos e uvas. Ficou delícia! Até a velinha do bolo fora improvisada.
Éramos seis naquele dia. Hoje estou aqui, sozinha, digitando esse post, esperando a aluna das 16 horas que ainda não apareceu. Se avisa eu desço para cuidar de outras coisas. Se avisa com antecedência, posso chamar outra para repor alguma aula perdida.
