Quando iniciei o blog fiz um passo a passo de uma blusinha dupla face, onde utilizei a mesma técnica de uma blusa (ou vestido) com forro. Tive inúmeros pedidos para mais explicações, vindo de pessoas iniciantes nas costuras de roupas. Algumas conseguiram entender, fizeram, me mandaram fotos... outras não. Ontem recebi mais um pedido de explicações e daí eu resolvi fazer novo passo a passo para ver se consigo, assim, em fotos e com texto, explicar o "pulo da gata". Devo confessar que, no passado, quebrei a minha cabeça para conseguir fazer a costura do avesso, desvirar e dar certo. Se isso serve de consolo: comigo SEMPRE dava errado. Ao virar dava um troço que não levava a nada, um bololô de tecido, uma pessoa quase à beira de enlouquecer. Mas eu não desisti. Ia no meu guarda-roupa, examinava minhas regatas com forro e ficava intrigada como conseguir tal proeza. Eu consegui fazer (e dar certo) da forma como explico abaixo. Porém, se alguém conseguir de outra forma mais fácil, por favor, mande um passo a passo para que outras também possam fazer.
Então vamos lá ao meu passo a passo, mas prometem que vão ler o texto sem preguiça? examinar as fotos, raciocinar, pensar e não desistir? Hoje (feriado do dia do trabalho), acordei cedinho só para fazer isso para vocês!
Passo um:
Cortei as partes da blusa. O tecido estampado será a parte de fora e o claro o forro. Ou se preferir, use um tecido bonito para que possa usar dos dois lados.
Agora vamos unir os ombros: parte da frente com costas (direito com direito). Faça o mesmo com o tecido do forro:
Depois de unidos ficam assim:
Até aqui tudo certinho, não é? Então agora vamos unir essas duas partes, colocando o direito contra direito, alfinetar (ou alinhavar) o decote da gola bem juntinhos, passar uma costura, dar pequenos piques com a tesoura, assim:
Vamos desvirar só para examinar como fica?
Veja, ainda não unimos as cavas. Por enquanto estamos assim:
Agora, PRESTE MUITA ATENÇÃO, pois vamos começar a esquentar a cabeça. Vai lá, toma uma água, espante as crianças, o gato, o cachorro e o marido. Concentração. Pelo lado avesso abra os ombros, assim:
Com a mão esquerda, pegue por baixo do ombro esquerdo (tecido rosa) e com a mão direita, pegue por baixo do ombro (tecido estampado). Com as mãos por baixo dos ombros, encontre as duas mãos formando uma "meia lua", indo em direção à sua frente. Encontre os dois ombros, assim:
O que vamos costurar primeiro é onde marquei "sovaco" até a altura do ombro. Se juntar de outra forma - que acredito que é assim que vocês estão fazendo - não dá certo. No final do post eu vou demonstrar o jeito errado de fazer - que não dá certo mesmo.
Então vamos costurar assim, prendendo com alfinetes do sovaco até a altura do ombro:
Costure até onde conseguir. Eu consegui costurar até um pouco mais adiante do ombro. Veja onde marco com a caneta:
Ainda falta completar a costura. Vou desvirar pelo direito para mostrar como deve ficar, por enquanto. Para continuar a completar, tenho que começar do outro lado.
Vou lá repetir o mesmo procedimento, começando pelo sovaco até onde havia parado.
Já costurei:
Vamos desvirar?
Pronto, as cavas estão unidas. Agora só falta fechar as laterais. Desvirei para o direito só para mostrar.
Vamos virar para o avesso para fechar. Una dessa forma, conforme a foto:
Costure, faça pequenos piques. Esses piques são necessários para que a costura não repuxe ao desvirar. Acredito que já deva saber disso, já que se propôs a costurar uma roupa forrada!
Desvirei e ficou assim! Está pronto
Veja do avesso!
Para fechar o outro lado, repita todo o procedimento.
AGORA EU VOU DEMONSTRAR O QUE NÃO DEVE SER FEITO. Se fizer dessa forma dá mesmo errado. Acredito que estão fazendo assim. Eu também fiz assim inúmeras vezes e inúmeras vezes deu errado, inúmeras vezes larguei a costura e fui fazer outras coisas.
Vira esse bololô na hora de virar que não leva a nada. Apenas te deixa nervosa. (e com raiva de mim). Epa, epa, epa... Foi você que não usou o raciocínio lógico. Pensa que a arte de costurar não exige muito raciocínio?
Amiga, se você conseguiu fazer, considere-se uma mulher inteligente! Se não conseguiu, tente novamente. Se deu certo, me mande uma foto, faça um comentário, encoraje outras. Todos os meus vestidos básicos, tipo tubinho, são feitos dessa forma. Faça você também.