Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

2 de abril de 2011

um casaquinho novo para ir à escola


Certo dia, enquanto preparava o café da manhã, uma das minhas filhas chegou na cozinha e me disse:

"Ô mãe, tô precisando de um casaquinho para ir à escola, desses bem levinhos, sabe como é?"

Hum...

Depois que ela saiu para a escola fui remexer na minha caixa de tecidos. E não é que encontrei um metro de  malha azul que havia comprado ao custo de R$ 11,30 numa dessas casas que vendem malhas a quilo? Pego a malha, dobro, analiso, meço, devolvo para a caixa decidida a não fazer porque julguei ser complicado. Como disse, não sou costureira profissional, tudo o que faço aprendi sozinha, "batendo a cabeça", estragando tecido. Às vezes dá errado, às vezes dá certo! Nunca havia feito tal casaquinho em malha. Tem os punhos, a gola, a barra, as casas... como fazer casas em malha? Abandonei a ideia, resolvida a ir na Renner e comprar um pronto, que me custaria em torno de uns R$ 79,90. Voltei para a cozinha e dei início ao preparo do almoço, mas fiquei com aquela idéia encasquetando os meus miolos. De repente abandono as panelas - é assim que sou, a vontade vem rápido e é urgente que se executa logo, imediatamente. Peguei um casaquinho antigo e a partir daquele copiei um molde idêntico. Êta mulé danada! Às vezes gosto tanto de mim...

"Ô mãe, cheguei!" Lá vinha a filha chegando da escola, suada, feliz e faminta. Bem, o almoço que até então seria composto de arroz, feijão, carne, legume, verdura e sobremesa, virou um "restô de ontê", dando lugar a um... casaquinho!!!!!


E a outra filha, que geralmente torce o nariz para roupa feita em casa, vendo a irmã vestida em seu novo casaquinho azul, fez o tal comentário: "Ô mãe, se esse casaquinho fosse de outra cor, talvez um bege..."


E é pra já, pensei comigo.



... e naquela noite a  família jantou feliz (com as sobras do almoço!) 


Algumas pessoas dizem que costurar malha é difícil, mas não é. O que você precisa é ter paciência. Deixa esse tipo de costura para aqueles dias bem calmos, sem nenhuma preocupação, sem pressa. O único detalhe é que você vai precisar de uma máquina overlock. Comprei uma de segunda mão, chinesa. Nesses bairros, no caso o Bom Retiro em São Paulo e no Barro Preto em Belo Horizonte, cidade onde moro atualmente, sempre há essas lojas de máquinas, novas e usadas. Comprei a minha por uma bacatela, em São José dos Campos, cidade onde morei por 5 anos, em ótimo estado e ainda com garantia de 3 meses, em duas parcelas! A própria pessoa que me vendeu me explicou como funciona, como coloca os fios, que é meio chatinho. E agora esse "passo a passo" como colocar os fios você encontra também na internet. Para quem pretende iniciar no mundo das costuras, esse equipamento é de vital importância. Ao mesmo tempo que ela cotura, vai cortando e dando os acabamentos. Outro detalhe importante para costurar malha é na hora de cortar, pois o tecido precisa estar bem posicionado, sem estar torto. Senão, depois que lava, a costura fica toda torta. Já notou que a maioria das camisetas ficam tortas depois que lavam? É por isso!

Um comentário:

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com