Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

28 de junho de 2011

Bolsa

Fiz diversas bolsas para testar o grau de dificuldade e depois ensinar às alunas. Algumas achei trabalhosas demais e resolvi ensinar uma bem básica, pois o intuito é ensinar como se coloca o zíper. Não precisa ser exatamente como esta
Poderá ser como esta


20 de junho de 2011

Pequenas coisas grandiosas

"Se formos esperar somente aqueles momentos grandiosos, desperdiçaremos a capacidade de nos alegrarmos com as pequenas coisas do dia-a-dia e a felicidade parecerá algo distante e rara." 

Estou em repouso porque fiz uma cirurgia das varizes sexta-feira, mas o meu espírito "bicho carpinteiro" toda hora vem aqui me empurrar lá para o quartinho onde guardo as minhas invencionices. Foi só esperar o marido sair para o trabalho que já estou eu lá, inventando moda. Resolvo usar sobras de um tecido (veludo cotelê cinza) e fazer mais um casaqueto para uma das filhas usar com  jeans e sobre camisa xadrez. O tecido para o lado avesso teria que ser mais fino porque o veludo é muito grosso. Tinha apenas um "teco" de cada tecido preto e acabei improvisando dessa maneira, embora não creio que a minha filha vá querer usar dessa forma, com dois tons de preto e texturas diferentes, mas para forro tá bom demais.


do lado avesso, que parece direito

Do lado direito - falta fazer o pesponto
Mas tanta empolgação por uma coisinha dessas tão mixuruca, hein! Mas lá em cima não diz que não devemos desperdiçar a capacidade de nos alegrarmos com as pequenas coisas? Pois bem, eu sou uma dessas pessoas que me alegro até com um vasinho de flor, comprado em supermercado, baratinho e mixuruca.
E é assim que sou feliz.
Obs: Casacos como esses são ensinados no módulo II

14 de junho de 2011

Bolsa ou porta-joia?

Para essa bolsinha, que vira um porta joia e dá até para ir à festa, usei cetim, renda e cordão de seda. Cabe o celular, RG, batom, cartão do banco...
fechada fica assim

Cabe um documento, celular, cartão do banco, batom... Precisa mais?

Em casa vira porta-joia, porta-agulha, porta-qualquer-coisa
E dentro de mim cabe um tanto de contentamento em ensinar aqui no cursinho para iniciante esses mimos. .

13 de junho de 2011

um casaqueto e suas variações



Curiosas! Pensaram que faria um passo a passo? Infelizmente não. Embora seja uma peça fácil de costurar, necessita de um molde bem feito, pois se fica torto, fica feio. Tenho um desses casaquetos que comprei para me acompanhar numa festa chic. O original tem um tecido nobre, preto, com leves e discretos fios prateados. A gola é um charme. Em cima de um pretinho básico, que poderá até ser comprado numa lojinha de bairro (por fora bela viola...), bota um sapato bem elegante, uma bolsa elegantérrima e... não precisa de mais nada (nem de marido!). Resolvi copiar (para treinar) porque pretendo ensinar às alunas. O bom desse modelo é que é quase tamanho único, dá para a cheinha, a magrinha, a altinha, a baixinha... mesmo porque, se for para usar na festa, ficará no seu corpito só na entrada. Bem, depende. Se usou o vestidinho daquela lojinha... ai não, né. Uma irmã sugeriu que fizesse em xadrez miúdo para usar com jeans e por cima de uma blusa de gola alta. Também pode. Pensei também num veludo, liso ou cotelê, num floral para os dias ensolarados, num lurex, tafetá para usar na festa. Prolongando o comprimento do casaco e das mangas e substituindo o tecido por uma lã, vira um sobretudo para usar na viagem à Buenos Aires, a Campos do Jordão... (aí que saudade da terrinha...). Cabe aí uma luva e uma bolsinha à Jack Kennedy, à Carla Bruni. Cabe aí um restaurante fino, um carro bonito, um homem bonito... já tô sonhando alto. Tudo pelo casaquinho. (pelo casaquinho, hein?
aqui do lado avesso. Usei cambraia de algodão levinha, fresquinha...

aqui do lado direito - usei anaruga para colher flores no campo...

aqui ele pronto, doido para sair com a dona. Pode fechar mais ou deixar solto.




11 de junho de 2011

colete dupla face


Minha filha tem um desses e eu resolvi copiar. Coloquei o colete que serviria como modelo pelo lado avesso em cima do papel grafit e fui contornando com o lápis, tanto do lado das costas como da frente. Recortei o molde, coloquei sobre esse tecido xadrez e fui obervando como foi costurado. Virou isso!!!

Se quiser saber o processo de costurar e desvirar, vá AQUI nesse outro post onde ensino a fazer uma regata dupla face - é a mesma coisa.












5 de junho de 2011

Cestinha de tecidos para servir pães - aula

Estas cestinhas para servir pão na mesa são ensinados em um passo a passo bem explicadinho aqui no cursinho de costuras para iniciantes em meu ateliê em Belo Horizontedobrada fica assim, fácil de guardar.










1 de junho de 2011

Um jantarzinho a dois no dia dos namorados

Ideias criativas para tornar o seu jantarzinho do dia dos namorados em um romântico jantar à luz de velas, usando velas de "rezar". Utilizei recipientes transparentes em vidro (copo, vidro de azeitona, etc), arroz cru ou pedregulhos para apoiar a vela, papel sulfite (ou papel manteiga) e velas, de rezar! 

Com a vela apoiada dentro do recipiente, envolvi com o papel sulfite. Acendi a vela, apaguei as luzes e...

QUE LINDUUUUUUU!!!!!

E não se esqueça de usar aquele joguinho americano que fez aqui nas aulas de costuras, hein? Clique lá na janelinha para se informar a respeito do curso.

Dica: monte um arranjo de ervas para decorar a mesa e perfumar o ambiente. Mas caso queira fazer velas de verdade, entre nos posts abaixo que lá ensino o passo a passo.