Obs: também tem outro passo a passo (com viés), Clique AQUI
Acho tão delicado dar um presentinho (e receber também) sem que para isso haja um motivo especial, apenas para mostrar carinho, atenção...
Acho tão delicado dar um presentinho (e receber também) sem que para isso haja um motivo especial, apenas para mostrar carinho, atenção...
Vou fazer um passo a passo de uma costurinha para BEM iniciante mesmo, para aquelas que sabem apenas costurar alguns centímetros de costura reta (não tão reta, às vezes), mas para quem quer, mesmo assim, presentar, fazer um agradinho ou fazer uma "mediazinha" com a sogra, principalmente se ela é daquelas que falam "meu filho casou com uma moça 'tão sem jeito'..." Ora, ora, vamos mostrar a essa rabugenta que você tem jeito sim!
Compre panos de prato nessas lojas que vendem artigos para sacaria, mas procure comprar aqueles que já vem prontos para o uso, com as laterais passadas à máquina (é mais fácil). Corte um retângulo de qualquer sobra de tecido (de algodão). Os panos de prato têm geralmente 42 cm de largura. Então corte o seu retalho com 44 x uns 12 cm, assim:
Pelo lado avesso dobre ao meio e feche as duas laterais (pelo lado avesso), assim:Agora desvire pelo lado direito, acerte os cantinhos. Costumo usar uma agulha grossa de tricô para puxar os cantinhos. Posicione o barradinho dando uns 3 cm de distância da barra e costure rente à borda do barrado, com o lado da dobra para à esquerda, como mostro na foto. "Espia" bem.
Fica assim depois que costurou:
Vire o barradinho para baixo, passe a ferro para assentar a costura, assim:
Volte para a máquina, escolha um pontinho bem mimoso. Vale até usar uma linha de outra cor e passe uma costura por cima, usando como guia a dobra da costura, assim:
Pronto!
Mas se a sua sogra for daquelas bem boazinhas, como a minha, que acha que o filho casou com uma mulher e tanto,faça para ela não apenas um paninho de prato, faça uma dúzia, pois sogra assim merece sempre um agradinho e porque elas não duram para sempre. Infelizmente. Mas se quiser fazer modelos assim
veja AQUI onde ensino.
Olá Helena boa noite,querida amiga estou lisonjeada com a sua preocupação,adorei você fazer este post e dedicar a mim,como toda gente você deve ser ocupada e dispensou estes momentos em idealizar tudo isso eu sei que é trabalhoso um PAP.Fico muito agradecida,já fiz muitos panos com as barrinhas,seu email me ajudou e tbm andei vendo alguns vídeos,já fiz de varias maneiras, saíram perfeitinhos eu já postei e até agradeci a sua ajuda,como volto a agradecer que Deus te cubra de bênçãos.Beijos e um bom Domingo
ResponderExcluirAdorei a dica!
ResponderExcluirComo estou iniciando,ela veio a calhar...
Bjs e bom fim de semana!
Ficou uma graça!....acho até que "ouvi" minha cozinha pedindo uns paninhos assim, bem fofos....adorei a idéia.
ResponderExcluirbjs,
Cris/RJ
Super fácil o jeito que vc explicou. Adorei de verdade!
ResponderExcluirEu já fiz vários panhinhos de prato mas é a primeira vez que vejo um PAP simples. Parabéns!
Bjs
Adorei a facilidade! Beijocas.
ResponderExcluirOi Helena adorei seu passo a passo e vou tentar fazer os meus guardanapos, seu blog é muito criativo, ja estou seguindo, parabéns, qdo puder me faça uma visitinha, vou adorar, bjão.
ResponderExcluirHelena ...adorei...minha amiga vai finalmente mudar para o apartamento novo, e eu queria muito presentea-la com algo para o ap que eu mesma tenha feito, então...paninhos de prato cordenando com caminhos de mesa que você já ensinou aqui...brigadinhu!!!
ResponderExcluirbjs
http://deliriosdeumamaquina.blogspot.com.br/
oi Helena , tudo bem?
ResponderExcluirFiquei um tempo ausente do mundo virtual e agora de volta estou visitando os blogs queridos.
Quanta coisa mudou por aqui, não encontrei alguns passo a passo mas depois entendi que por conta das aulas voce os redirecionou e que alegria ver essa história acontecer( curso corte e costura), Chic hein?
Fiquei contente por sua turma de alunas, te desejo muito sucesso e para quem mora aí por perto( sortudas! rsrs)aproveitem que se de longe dá para perceber o quanto essa professora é caprichosa quanto mais de pertinho. bjus.
Oi Helena!
ResponderExcluirLindo lindo e super bem explicadinho!
Parabens!
Helena,
ResponderExcluirGanhei uns panos de prato de saco da minha mãe, mas eles não têm essa barrinha.
Gostei muito da ideia e vou fazer nos meus, assim que puder.
Obrigada pelo passo a passo.
Estou trabalhando em dois empregos, e estou com muito menos tempo pra blogar. Sinto muita falta. Sempre que puder, vou atualizar.
Beijos
Adorei, Helena, um barradinho simples, mas bem charmoso!
ResponderExcluirBeijos e um lindo domingo.
Achei super interessante o seu blog.
ResponderExcluirParabéns pelo PAP e por ter uma sogra boa.
Beijos
Olá ....Muito lindo seu blog e sua maneira delicada e educada de ensinar os PAP.Adoraria ser sua aluna, pois tenho pouca prática de costura e estou sempre inventando coisinhas novas para alegrar a minha casa....
ResponderExcluirSera que vc não poderia postar um PAP daquelas cortinas de pia,achei lindass!
Grande abraço
Monica
Oi Monica, não deixou e-mail para contato
ExcluirAbs,
Oi Helena!
ResponderExcluirEstou aqui de uma lado de minha bancada o computador, do outro a máquina. Acabeide costurara meu primeiro pano de prato. Deu certinho!!!
Estou muito feliz! Obrigada!
Oi já faz tempo que comprei umas barrinhas e não tinha coragem de fazer mais agora vou tentar e espero que dê certo....
ResponderExcluirAdorei as dicas beijos!!!!
Gostei muito...irei fazer...Muito grata...bjos.
ResponderExcluirGostei muito...irei fazer...Muito grata...bjos.
ResponderExcluirAdorei, sempre faço barradinhos em crochê, mas para o ano que vem pretendo fazer trabalhos diferentes e o barradinho de tecido fica bem legal! Valeu!
ResponderExcluirOla, muito prazer. Eu ganhei minha primeira maquina de costura na semana passada, eu faço bordados e pagava para fazerem o barrado do pano de prato. Hoje entrei na net e pesquisei muito e encontrei seu blog, eu fiz e deu super certo, estou mega feliz, pessoas como você fazem a diferença. Deus te conceda muita saude. Luz e paz. Cristina Burgos
ResponderExcluirOlá!!Adorei a sua idéia e com certeza vou tentar fazer igual!rs..
ResponderExcluirApenas uma dúvida, amiga, as lateriais e a parte de baixo ficam soltar, isto é sem costura?
Grata,
Cristina Bonavita
bonavita@usp.br
Cristina, ao passar a última costura (essa costura com pontinhos decorativos) ajuda a fixar parte das laterais. A parte de baixo fica sim solta, pois é um babadinho e não um paninho colado à borda, ok? Observe melhor a foto para entender o processo.
ExcluirHelena
Que gracinha ficou! Adorei a explicação e a dica da sogra!
ResponderExcluirAmiga venha me conhecer! Faço questão da sua visita para que possamos trocar experiências...Estou começando agora!
ResponderExcluirAdoro artesanatos e adorei suas dicas, manda recados e dicas pelo meu email jeaneppaula@hotmail.com
ResponderExcluirAdoro artesanatos e adorei suas dicas, manda recados e dicas pelo meu email jeaneppaula@hotmail.com
ResponderExcluirAmo dar lembrancinhas quando vou visitar uma amiga, vizinha ou irmã da igreja. Amei a dica.
ResponderExcluirOlá, adorei a dicas. Estava querendo produzir panos de prato para venda mesmo, então comprei a saca (sai mais barato que o pano pronto), botei o barrado primeiro, mas estou com dificuldade de fazer o abanhado (laterais). Você teria algum PAP explicando? Obg.
ResponderExcluirOi Vanessa,
ExcluirCompre panos de prato nessas lojas que vendem artigos para sacaria, mas procure comprar aqueles que já vem prontos para o uso, com as laterais passadas à máquina (é mais fácil), conforme falo. Esse mais barato acxaba saindo caro. Eu paguei 1.50 (trama pé de galinha com bainhas já prontas) em SP. Em BH pago 2.70. Fazer as bainhas vai lhe dar muito trabalho, principalmente para quem não tem muita experiência em costura, como deve ser o seu caso. Não tenho pap, é dobrar e costurar, mas tem que fazer primeiro as laterais e o barrado é depois.