Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

24 de agosto de 2014

"Costuras" térmicas - encomende a sua

Você já ouviu falar em etaflon? É uma manta térmica, usada em forro de lancheira e bolsa térmica, assim:
Pois é, fui enganada por um vendedor dizendo que esse material era para ser usado em luva de cozinha, quando na verdade o forro da luva de cozinha deve proteger a mão do calor e não aquecer. O etaflon faz o contrário: mantém aquecido.
Obs: Faço aqui uma observação: Recebi o seguinte comentário: 
na realidade o etaflon ou manta térmica conserva tanto o frio quanto o calor se colocada na luva ela não vai deixar o calor da forma ou travessa que voce pegar que estiver quente não vai passar pra sua mão, pois essa é a função da manta termica ou etaflon

Fiquei com esse material aqui encostado, quase indo para o lixo até que a Lígia, uma ex-aluna, veio aqui na sexta-feira perguntando se eu ainda tinha aquele material para emprestar, pois estava confeccionando e vendendo produtos térmicos, em especial lancheiras - a matéria-prima desses trabalhos era o tal do etaflon!

Ela trouxe uma lancheira pronta para eu ver e outras coisas que fez com esse material. Adorei a lancheira, examinei por fora e por dentro, achei linda, útil e prática. Ela, com aquele sotaque gaúcho, disse: "se gostou, ensino pra ti, é super fácil!" Para a Lígia tudo é fácil. 

Eu encomendei uma para presentear minha cunhada, que leva marmita! Uma cientista super conceituada, que viaja mundo afora defendendo teses, já comeu as mais diversas comidas internacionais e suas iguarias, comendo de marmita (por opção)! Gente evoluída! Essa lancheira mantém o alimento aquecido (ou refrigerado) por muitas horas.

Se você gosta de levar uma comidinha de casa para o trabalho, escola, viagem ou passeio, essa lancheira é ideal. A Lígia também faz mochila térmica, porta garrafa de água para levar na caminhada e muitas outras coisas super criativas. Ela tem algumas prontas, mas faz sob encomenda e sob medida, ao gosto do freguês. Entre em contato com ela pelo seu Face:

Diz que é minha amiga, minha admiradora, que me ama, que me adora - ela faz um desconto e eu garanto a qualidade e pontualidade na entrega. Encomendei a minha na sexta e no sábado pela manhã toca aqui a gaúcha animada, com minha lancheira super bem feita e linda, vejam: 
 Vejam lá dentro como tudo fica protegido e aquecido (ou refrigerado):
Quando entreguei a lancheira para a minha sogra levar, vi que arregalou os olhinhos em cima do presente da filha - certamente queria uma para ela também. Daí eu fiquei revirando a peça para fazer uma igual, embora a Lígia dera uma explicação. Na hora de fazer a gente esquece e fui montando do jeito que imaginei.

Para a sogra, que só vem para Belo Horizonte de avião (tem 92 anos), quase não sai de casa e dificilmente vai fazer um piquenique, dei uma ótima utilidade: guardar seu tricô, seu pente, seu terço que sempre ficam perdidos pelos cantos da casa ou por trás do encosto do sofá (e eu rezando para São Longuinho!) Põe tudo dentro, fecha com o cordão e não se perde mais nada. 

Aqui as duas, a  "genérica" e original.

Super aprovado as "costuras" térmicas da Lígia.

14 comentários:

  1. Lindas e práticas!
    Bjus e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helena! Eu já tinha ouvido falar do etaflon, mas nunca comprei. Assisti uma aula da eduk sobre produtos térmicos e achei uma graça, mas daí partir pra um novo produto naquele momento achei que não seria bom. A sua aluna é ótima professora, aprendeu com você, e vc se revelou uma excelente aluna (eu não tinha dúvida disso, rs). As duas lancheiras ficaram idênticas, não vi a diferença, parabéns as duas! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Helena, que boa ideia, útil e prática, as lancheiras ficaram lindas, beijos amiga

    ResponderExcluir
  4. muito lindas e praticas amei . vou encomendar uma para minha filha ela tb leva comida de casa. obrigada pela visita.bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei as costuras térmicas da sua amiga, são lindas e bem práticas. Uma hora dessas preciso fazer uma nova prá minha Nana, daí talvez compre esse forro...

    Helena, posso postar o pap da camiseta que fiz pro meu garoto usando o papel transfer? Não quero fazer antes de você, já que a inspiração veio daqui do teu blog e do teu avental... Mas, quando eu fizer, vou postar de onde tirei...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sua lancheira ficou linda. Aonde vc comprou o etaflon? Foi em BH?
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Drika, eu comprei naquelas lojas da rua dos Guaranis, no centro.

      Excluir
  7. Olá, queria saber se você descobriu qual seria a manta mais indicada para costurar a luva de forno... Apesar de ter acho a lancheira linda, ainda não consigo costurá-la (principalmente sem um passo a passo).
    Obrigada!
    Marina

    ResponderExcluir
  8. Oi Marina, a manta mais indicada é aquela manta cinza, que suporta o fogo (eu não sei o nome dela), mas já procurei aqui em BH e ninguém sabe. Vejo as pessoas usarem espuma,mas acho difícil costurar espuma, acho que fica grosseiro. Fiz algumas com aqueles cobertores baratinhos, conhecidos como "cobertor de mendigo" - eles são baratos. Eu não fiz passo a passo dessa lancheira, fiz apenas duas vezes.

    ResponderExcluir
  9. na realidade o etaflon ou manta térmica conserva tanto o frio quanto o calor se colocada na luva ela não vai deixar o calor da forma ou travessa que voce pegar que estiver quente não vai passar pra sua mão, pois essa é a função da manta termica ou etaflon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei anônimo do comentário do dia 25.08.16. Muito obrigada pelas explicações. Muito úteis. Passarei para as alunas.
      Beijos

      Excluir
  10. ela ainda faz para vender??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode entrar em contato com ela pelo site que indico lá no post.

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com