Fui para a cozinha fazer pizza. Era uma sexta-feira de noite fria.
Iniciei preparando o molho com tomates frescos
Pico, grosseiramente, uns 2 quilos de tomates bem maduros - sem tirar peles e sementes -; um pimentão, uma cebola e algumas folhas de manjericão. Bato tudo no liquidificador, triturando tudo muito bem.
Depois levo ao fogo uma panela com umas 2 colheres (sopa) de azeite, acrescento alho picado (uns 2 dentes). Aqui eu usei um tempero preparado em casa, bem natural, que guardo na geladeira, contendo cebola, alho e sal. Peço para a empregada preparar a cada 2 ou 3 semanas para facilitar no preparo das refeições, evitando usar tempero de supermercado que tem conservante e excesso de sódio.
Despejo o conteúdo do liquidificador e deixo ferver até o molho ficar no ponto. Não deixo ficar aquelas tantas horas no fogo como fazem as mamas italianas. Uns 40 minutos. Reservo o molho
Escolhi fazer a pizza com recheio de frango com requeijão. Cozinho um peito de frango na pressão, escorro o caldo numa vasilha e guardo para sopas ou outras refeições. Volto o frango para a pressão, fecho e sacudo, sacudo, sacudo. Dessa forma o frango se desfia SOZINHO!!!
Daí refogo esse frango com azeite, alho e cebola, acrescento umas 2 conchas do molho de tomates que já estava pronto na panela.Viram como fica o molho? Gostoso e saudável, sem pelo de rato!
Acrescento de 2 a 3 colheres (sopa) requeijão, mexo e desligo o fogo. Se preferir, coloque cheiro verde
Fui preparar a massa, utilizando apenas esses ingredientes - suficientes para duas pizzas grandes:
1/2 quilo de farinha de trigo
1 ovo
1/2 copo americano de óleo
1 tablete de fermento fresco (uso Flaschiman)
1 copo de água morna
1 pitada de sal.
Aqueço a água o suficiente para aguentar colocar o dedo dentro e não se queimar. Ou seja, morna. Dissolvo o fermento nessa água morna e junto os demais ingredientes. Mas vá colocando a farinha aos poucos, dependendo do tamanho do ovo, vai mais ou menos. O ponto ideal é quando a massa desgruda das mãos. Solve bastante. Divido a massa em 2 partes, cubro e deixo crescer até dobrar de tamanho.
Depois que cresceu, abro com o rolo e coloco nas formas de pizzza
Aqueço o forno temperatura média, faço furos com o garfo na massa e levo ao forno até ficar no ponto semi-pronta
Retiro do forno e espalho o molho
...o frango
... queijo mussarela e azeitonas sem caroço. O recheio é a gosto. Pode ser linguiça, presunto, berinjela, abobrinha, cebolas...
Volto para o forno até o queijo derreter.
Enquanto isso enfeito a casa
Porque é sexta-feira!
Porque é sexta feira e porque sim!
ResponderExcluirSempre é hora para uma bela pizza caseira.
Aí faz frio?
Como assim?
Beijinhos, bom domingo.
Sim!!!! Algumas regiöes do Brasil (sul e sudeste) nessa épica do ano a temperatura cai muito. Algumas cidades da serra gaúcha e Santa Catarina costuma até a cair neve, acredita? Mas aqui em Belo Horizonte (ainda sudeste) o inverno é bem, bem ameno. Mas estamos vivendo uns dias frio. Por isso tenho que usufruir desse clima que reina, mesmo que tenho que ir para a cozinha fazer pizza em plena noite de sexta-feira. Adoro, adoro. Bjs
Excluiroi Helena
ResponderExcluirAdorei seu crisântemo, a ideia do cesto é perfeita mesmo!!
Amei esta flor delicada e seu tom belíssimo!!!!
Parabéns pelas dicas da pizza, com massa caeira.
Obrigada por sua visita!!!!!
bju, ótima semana pra ti
ana
www.jeitodecasa.com
Olá Helena, pizza é aquele prato ideal para sexta ou domingo à noite. Pessoalmente, tenho evitado, por ser uma iguaria bastante calórica, mas a uma pizza caseira, não há quem possa resistir. Ainda mais se servida numa mesa tão linda!Beijo!
ResponderExcluirPS: vc me perguntou e vou responder: sou eu que tiro as fotos no blog. Gosto de fotografar ambientes e objetos. Para retratar pessoas, já não tenho tanta sensibilidade! bj de novo.