Cada dia mais deixo os alimentos industrializados nas gôndolas dos supermercados, optando por uma alimentação mais saudável e natural, feita em casa com ingredientes simples e baratos, livres de conservantes e tantas impurezas.
Agora estou, como diz minha filha, "na loucura" dos sorvetes. Já perdi a conta de quantos potes desses sorvetes já fiz aqui em casa. Peguei a receita nesse vídeo AQUI, mas para ficar mais natural e saboroso ainda, usei a própria fruta substituindo os 250ml de água fria. A cremosidade vai depender do tempo de batedeira. Se bater pouco vai ficar com cristais de gelo. Faça tudo certinho, sem pressa, respeitando o tempo de congelamento, etc e tal.
Ingredientes do sorvete de morango: 1 caixinha de gelatina de morango/1 caixinha de leite condensado/1 caixinha de creme de leite, 250ml de água fervente/2 xícaras (chá) de morangos frescos (ou congelados)/liquidificador e batedeira (de preferência planetária)
Coloque no liquidificador o pó da gelatina, a água fervente e bata por uns segundos. Adicione o morango fresco, o leite condensado e o creme de leite. Bata por uns 3 minutos. Despeje numa vasilha (usei a embalagem de sorvete). Leve ao freezer (ou congelador) por certa de 5 horas. No vídeo do YouTube eles deixam pouco tempo, mas pela prática, fica melhor por umas 5 horas. Depois das 5 horas, coloque na batedeira (usei planetária por ser mais potente) e bata por uns segundos no mínimo e depois vai aumentando a velocidade. Bata por uns 12 a 15 minutos. Vaio dobrar de volume. Daí vai precisar de duas embalagens de sorvete. Toda vez que faço dá um pote e meio ou quase dois potes - isso vai depender do tempo que ficou batendo. Deixe no freezer de um dia para outro
Ingredientes do sorvete de limão: 1 caixinha de gelatina de limão/1 caixinha de leite condensado/1 caixinha de creme de leite, 250ml de água fervente/200 ml de caldo de limão/50 ml de água fria/raspas de um limão/liquidificador e batedeira (de preferência planetária). A maneira de fazer é a mesma do sorvete de morango. Porém, deixe para adicionar as raspas de limão após bater na batedeira.
Caso queira fazer de manga, goiaba, melão, gengibre, coco, pêssego - que não encontramos gelatinas com esses sabores - use aquela gelatina em pó sem sabor.
Sorvete industrializado aqui em casa, nunca mais!
Aprecio quem tem paciência para fazer essas delicias caseiras. Eu gostaria muito de as comer, mas não tenho paciência para lhes dar a ação necessária para ficarem no ponto! Sou mais do despachar e já está, infelizmente e com muita pena minha.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirTambém já experimentei fazer gelado caseiro e ficou muito melhor do que o industrializado. Esses têm muito bom aspeto!
Beijinhos!
Oi Helena, ficaram com uma aparência ótima, parabéns, valeu a dedicação!
ResponderExcluirTambém estou nesta vibe, o que dá para fazer com ingredientes naturais, lá vamos nós, é questão de hábito.
Faz tempo que não faço sorvete caseiro, adoro de ameixa e também gengibre.
Abraço e obrigada pelas receitas!
Helena, li e gostei. Um dia destes experimento e depois te conto.
ResponderExcluirSim, estive no Vietname, Laos e Camboja durante duas semanas. Foi lindo. Já estou em casa completamente destrambelhada com o jetlag - são 7 horas de diferença!
Não sei o que faço nem o que digo. Só quero dormir . Acordo às 4 da manhã louca de energia e, a meio da tarde, aterro feito alma penada.
Beijinhos
Parece muito bom.
ResponderExcluirbjs
Nada melhor do que voltar às origens.
ResponderExcluirRecuperar os sabores que a industrialização nos roubou!
Requer tempo, estado de espírito, um lugar feliz e uma pessoa a sentir-se bem com a vida. Mal posso esperar para reunir tudo isto... um dia. Por enquanto, tenho momentos.