Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

27 de janeiro de 2021

62 anos! foi assim

Fiz 62 anos em meio à pandemia. Um dia antes resolvemos, só nós dois, fazer uma pequena viagem não tão distante de São Paulo, para comemorar o aniversário. Queríamos (e devíamos) optar por um lugar onde não houvesse aglomerações de gente. Sugeri a região de Penedo e Visconde de Mauá, um dos lugares que gostávamos de ir na década de 90, quando ainda namorados. 

Partimos com uma modesta bagagem no porta malas. O dia estava nublado e alguns períodos de chuva na estrada. Vou olhando o caminho, árvores floridas ao longo das marginais, vou criando cenários românticos para quando chegarmos, tipo assim: no quarto ele fecha as portas por atrás, deposita a bagagem no chão, abre os braços e o sorriso: enfim, sós... 

Mas sou interrompida pelos roncos e fumaças poluentes dos caminhões ao longo da via Dutra. (Oh, que brochante!).  Conforme íamos avançando em direção ao Vale Paraibano, o verde ia tomando conta da nossa visão. E como é verde o vale! E cada região que passo vou lembrando que tenho uma amiga-seguidora: Jacareí, São José dos Campos, Guaratingueta, Pindamonhangaba, Cruzeiro.. Para algumas mando uma mensagem: "hei, estou passando por aqui!". Vou deixando estrelinhas pelo caminho.

Chegamos em Penedo debaixo de chuva, um pouco de frio e muita neblina cobrindo os picos das montanhas. Daquela bucólica Penedo dos anos 90 nada mais restava. Por mais que buscava imagens guardadas no arquivo da memória, não conseguia encontrá-las. O que vimos foi um amontoado de pousadas, de comércio e gente debaixo daquela chuva fininha e contínua. 


Saímos daquele tumulto, pegamos uma estradinha e fomos subindo até encontrarmos uma simpática pousada coberta pelo nevoeiro da tarde. Não fizemos reservas, contamos com a sorte!
Da janela do nosso quarto observo a chuva caindo lá fora...

Tudo tão lindo... 

62 anos e ainda um pouco da pessoa que fui, sonhadora, romântica, encantada com pequenas coisas, como a chuva caindo pelo telhado num dia frio.

Mais gordos, mais velhos, mais rabugentos...

Mas a chuva continua caindo e a vida continua existindo...
Observo tudo, ambientes acolhedores...
No dia seguinte café da manhã com tudo extremamente de bom gosto, louça bonita, tudo fresquinho, vista de perder o fôlego. Valorizo demais esses detalhes. Para meus 62 anos, momentos únicos que ficam registrados no coração para sempre.
A chuva cessou, o sol raiou. Vamos passear? 
Deixamos de revisitar as belas cachoeiras da região, espalhadas entre Penedo, Itatiaia e Visconde de Mauá - todas na serra fluminense -  devido à temporada das chuvas, o que torna muito perigoso. 

Pegamos a estradinha que liga Penedo a Visconde de Mauá, parando em alguns pontos para apreciar a bela paisagem. 
Almoçamos em Maringá e ficamos perambulando por lá, visitando lojinhas de doces, artesanato e mel. Voltamos para a pousada ao entardecer, com direito a algumas aparições do arco-íris pela estrada que liga Visconde de Mauá a Penedo. 
À noite saímos para jantar no centro de Penedo para comemorar meu aniversário. Andamos tanto, mas tudo o que víamos não fazia jus à data. Marido queria um restaurante mais sofisticado, mas tinha que fazer reservas. Já cansada daquele vai e vem optamos pela pior opção. Mas tudo bem, faz parte. O almoço em Maringá,  a bela paisagem e o arco-íris,  já haviam valido a pena. 
No dia seguinte voltamos para terminar 2020 junto com as meninas dentro de uma São Paulo completamente fechada pelo lockdown.

Foi assim quando fiz 62 anos!



6 comentários:

  1. Parabéns pelo seu aniversário muita saúde, que delícia de viagem. Voltei para blogger não me adaptei com outras plataformas. Agora venho de visitar com mais frequência. Bj ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Feliz aniversário!! Quanto tempo que não lia algo seu... A vida anda maluca por aqui mesmo em épocas de lockdown. Que sua vida seja sempre linda assim como tudo o que você faz e com a poesia que você escreve. Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  3. Foi um dia feliz, bem vejo. Muitos parabéns, minha querida. E que muitos, muitos mais dias felizes se repitam.
    Beijinhos da Nina

    P.S. Já tinha deixado um comentário que, uma vez mais não apareceu. Não entendo. Será problema com o iPad? E logo eu que sou totalmente obtusa com estas maquinetas! Quando terminar o confinamento levarei o bicho à Apple!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Helena, foi maravilhoso, paisagens lindas, clima gostoso (amo neblina) e estarem juntos comemorando com saúde e boas lembranças.
    Parabéns pelo aniversário, saúde, alegrias, afeto, harmonia e fazendo tudo que mais gosta na medida do possível com tantas restrições necessárias.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Querida que lugar lindo, fiquei super tentada a conhecer, a paisagem maravilhosa, com a idade nos deixa mais sensatos, passamos a escolher lugares mais tranquilos e acolhedores.... eu achei q quando fizesse 50 faria uma super festa, fiz trabalhando feito louca dentro de uma loja, com tudo fechado e o povo fazendo fila para retirar tecidos.... o seu foi mais bonito, parabéns atrasado e continue nos encantando com essas belas postagens, bjss fique com Deus

    ResponderExcluir
  6. Vim fazer uma visita ao seu blog, não resisti a essa paisagem, parei para ler e reler, lugar lindo mesmo.Deus sabe o quanto precisamos de momentos assim neste momento que estamos vivendo.Um pouco atrasada para os parabens mas deixo o desejo de muita saúde e harmonia,para que outras ocasiões como esta, seja mais frequente em sua vida.bjus.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com