Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

9 de setembro de 2021

Uns dias por aí - parte 1

Para quem ama o clima de montanha, como nós, o sul de minas tem bonitinhas cidades ao redor da Serra da Mantiqueira. É para lá que quase sempre vamos.

Dessa vez não foi diferente. Marido ainda tinha um finalzinho de férias e sugeriu que passássemos uns dias por aí. Abasteci o freezer com algumas refeições para a filha caçula (mãe sempre com essa bendita preocupação com comida),  levamos a cachorrinha para a casa da cuidadora que, aliás, a trata como filha. Ela adora e já começa bater o rabinho logo que toco o interfone. 

Amanheceu 1o. de setembro, o contrato  da casa já assinado (contei no último post, malas no carro... Partimos!

Já se passava do meio-dia quando pegamos a BR 381, margeada com os ipês amarelos, abundantes em sua florada. 

Parecia tudo correr muito bem, sem trânsito, quando de repente ouço a voz da mulherzinha do Waze anunciar "retenção à frente". Putz, muitos quilômetros de congestionamento devido à queimadas. Nosso tempo era curto porque não queríamos viajar de noite. Sugiro ao marido passar a noite num hotelzinho à beira de estrada, baratinho. Ele logo retruca que baratinho e bom não existe. Mas encontramos um hotel, (não tão baratinho) muito bonzinho em Cambuí, a apenas 20 quilômetros de Camanducaia e a 30 de Monte Verde. Pertinho? Sim, daria para chegarmos no início da noite em Monte Verde, mas a estradinha de 30 quilômetros que liga Camanducaia à vila é tão bonita, cheirosa (e perigosa), melhor trafegar por ela durante o dia. 

Desci na frente para conversar com a recepcionista do hotel, expliquei que queríamos uma acomodação mais simples só para passar uma noite. Ela se desculpa exageradamente (detesto exageros) por ter apenas disponível um quarto no andar superior, com uma lance de escada. "A senhora está tranquila quanto a subir escadas, tem problema? é um pouco puxado para a senhora"

Puta que pariu, minha filha, não estou morrendo não, não tenho nenhuma comorbidade, "tenho corpo de atleta" (quantos risos dentro de mim), faço trilhas e boto qualquer jovenzinha sedentária no chinelo! 

Claro que não respondi dessa forma, entendo que é necessário explicar ao hóspede, mas pedir tanta desculpas já me deixou com a pulga atrás da orelha! Pareço assim tão caidaça? Respondo com meu habitual sorrizinho irônico de canto de boca "não, meu bem, eu ainda subo escadas muito bem!"

Para minha surpresa (e raiva) ela responde "ah, que graCINHA!"

Enquanto marido escolhia uma melhor vaga para estacionar, eu, de raiva ( e para mostrar força), catei toda a bagagem (minha e dele) do porta-malas e subi. Ufa! mas é bem puxadinho esse lance de escadas, não? Perco o tesão, mas não perco a pose!

Esclareço: Não é que não aceito meus 62 anos, não é que não aceito o tempo, mas estou bem, disposta, sou ágil e não venha me tratar no diminutivo, não nos infantilize, por favor! Nos tornamos velhos, mais não crianças. Buuuuuu

Mais tarde saímos para comer. Encontramos uma ótima pizzaria bem pertinho do hotel e nos fartamos de pizza e um canecão de chop.

Ao passarmos pela recepcionista, dei boa-noite, seguido por "amanhã temos que madrugar para subir a pedra do baú". Marido arregala os olhos e pensei que fosse me desmentir. No quarto ele cai na gargalhada "quero ver você subir a pedra do baú amanhã"

Mas subimos (de carro) até bem perto da pedra do baú. Se ficou curiosa, pesquise aí o que é subir na pedra do baú (nem jovem e nem velho - é para os corajosos, eu hein?).

E assim passamos uma semana perambulando por Monte Verde, São Bento de Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Gonçalves. 

Em Monte Verde fomos conhecer a famosa Fazenda Esperança, onde se produz o melhor doce de leite mineiro. Foram quase 30 quilômetros de terra (é que erramos e fizemos o trajeto mais longo, mas é mais perto) O GPS a toda hora nos mandava retornar, retornar. Estávamos perdidos no meio do pó, das araucárias e pastos. Ah, como somos doidos!

Chegamos!





Água gelada, ninguém animou pular. Almoçamos comida de fogão à lenha e retornamos para o hotel quando as estrelas começavam a pipocar no céu escuro. 

No próximo post conto o próximo destino porque a viagem continua...




3 comentários:

  1. Hahahaha vc é muito engraçada. Queria ser um mosquito para ver a cena vc subindo as escadas e bufando de ódio.
    Geovana

    ResponderExcluir
  2. Aventura mais que compensadora, Helena!
    Adorei o texto/crônica, divertido, irônico e fluído.
    Também já começo a sentir estas mudanças de tratamento e por um lado pior ainda, querem "passar a perna"...Na cabeça de muitos, ser mulher, com mais idade, desacompanhada significa ser uma presa fácil...Peça um orçamento para ver...Aff, isso é nojento.
    Boa continuação de aventuras, abração!

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkk dei ótimas gargalhadas. Vc é demais. Que delícia de passeio. Bom proveito Amiga.
    Pq vc não escreve um livro? Adoro seu jeito de escrever 💞 kkkkk Jupiacira

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com