Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

3 de abril de 2011

Cortina passo a passo

Para aquelas que não sabem nada de costura, essa cortina é muito fácil de fazer e dá até para fazer à mão. 

Primeiro Passo: Medir a área da pia (altura e largura). A minha pia tem tem 1,60 de largura e 82 cm de altura (a altura deve ser o padrão). Então comprei dois metros de tecido em algodão com 1,50 de largura. Cada lado da pia ficou com um metro de tecido x 150 larg. Veja bem, estou falando da cortina da pia, não do balção ao lado, que também usei 2 metros de tecidos. Prosseguimos: É importante que a largura do tecido seja, pelo menos, o dobro da medida da pia, para que fique um franzido bem gracioso. 

Segundo passo: Passe uma costura em ppnto zig-zag em todas as bordas do tecido (os 4 lados de cada parte). Isso facilitará na hora de fazer aas bainhas, sem necessidade de dobrar duas vezes - esse zig-zag deve ficar bem rente (e juntinho) às bordas, como um overlock mesmo. Depois disso faça apenas as bainhas das laterais (duas laterais para cada parte) dobrando 1,5m. Passe uma costura rente ao zig-zag. Pronto. As barras das laterais estão prontas, como ilustra a foto abaixo: 
Terceiro passo: Vire o tecido do lado avesso, dobre 8 cm de tecido no topo e passe uma costura rente ao zig-zag, prendendo o tecido, fazendo a barra. Depois, a partir dessa costura passe outra dando um espaço de 5 cm, formando um "túnel" onde o varão será introduzido., caso o seu varão tenha o diâmetro de um cabo de vassoura. Já está pronta e só falta marcar a barra.


O varão será intrudizdo no meio (entre as duas costuras)
Repita o mesmo para a outra parte. Agora é só introduzir o varão no espaço dos 5 cm. O varão que usei tem o diâmetro de um cabo de vassoura. Caso utilize outro diâmetro, diminua esse espaço para que a cortina não fique se movendo com facilidade.
Instale a cortina, meça as barras. Ideal que fique uns 5 cm de dobra para que ela caia mais pesada, mais encorpada. Barra fina dá um ar meio pobrinho. Passe uma costura rente ao ponto zig-zag que fez no início.
Como essas cortinas ficam na área da churrasqueira, ficou muito prático tirar várias vezes para lavar. Quando resolvo trocar de cortina, passo, dobro e guardo, sem volume, sem argolas.

16 comentários:

  1. Helena..prazer é todo meu. Eu sempre achei lindo costurar,mas nunca tive oportunidade para isso. Agora ganhei uma máquina de costura e quero fazer várias coisas. Em Julho é aniversário de 1 aninho do meu filhote, e eu quero dar uma arrumada aqui em casa, já que a festa vai ser aqui. Minha sogra vem do Espirito Santo, e quero deixar a casa um "brinco" para ela não pegar no pé (kkk). Tenho muita vontade de aprender a costurar de verdade, mas ainda estou aprendendo. Assim que fizer a cortina volto aqui para compartilhar com vc. Mas pode colocar mais passo a passo que eu vou amarrr. Pena que é de Minas, pois eu já ia me incluir nas suas aulas.
    Muito obrigada mesmo.
    Bjinhos, Alessandra.
    (AH! não sei como postar com a minha foto, já tentei mas não consigo)

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra, fico feliz que goste de costura, pois além de ser uma ótima terapia, é uma atividade muito útil, que nos acompanha pelo resto da vida. Depois que você fizer a primeira peça, não vai mais querer parar.

    Atualmente moro em Belo Horizonte, mas sonho voltar a morar em SP porque sou daí. Tenho certeza que quando isso acontecer, vamos nos encontrar para costurar juntas.

    Assim que tiver um tempinho vou postar mais coisas bem fáceis que dão para seguir só olhando. Beijos, Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei uma máquina, mas antes costurava a mão mesmo,rsrs, muito bom costurar, criar...

      Excluir
  3. Helena,

    Você caiu do céu! Pode acreditar. Rs
    Eu já até comprei o pano pra fazer pra pia do meu apartamentinho brasileiro, e não tive coragem de cortar.
    Olhando esse tutorial, minha mente se abriu e minha inpiração voltou. Amei!
    Meu pano e xadrez só que verdinho.
    Obrigada! Deus lhe abençoe! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena, meu nome é Patrícia, fiquei apaixonada na cortina e no modo como é feita, bem simples realmente. Certo dia passeando pela net encontrei suas explicações e resolvi compartilhar em meu blog, que gerou um resultado indesejado.rss
    Quero me desculpar pelo transtorno e dizer que sou uma novata no mundo dos blogs, o que não justifica, eu sei.
    Mas, voltando à sua cortina, vou tentar costurar uma pra minha cunhada usando essa como modelo, achei uma graça.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo, não sei se vai ler esse comentário porque está num post antigo e não tenho como te enviar resposta. Bem, fica aqui registrado que fico feliz que tenha gostado da cortina e se precisar de mais orientações é só me escrever.
    Na foto da cortina estava impresso o nome de um blog "Casinha Estrelada", mas esse blog parece que não existe mais. Seria o seu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. ah Helena...
    meu pai
    que beleza ter encontrado você.
    estou aqui com um tecido pra costurar minha primeira cortininha.rs
    nunca costurei na vida e estou entusiasmada.
    rs
    prazer enorme estar aqui.
    beijinho

    ResponderExcluir
  7. oi Helena ...

    Descobri seu blog ontem e estou encantada , olhando tudo.
    Estou começando a fazer corte e costura , acho que qdo a gente
    senta na máquina esquece de tudo , pena que moro muito longe ,no interior de SP perto de Ribeirão Preto .
    Parabéns pelo seu trabalho , gostaria que me enviasse o passo a passo da cortina de pia o meu email é elisangelamaria444@hotmail.com .
    Abraços ....

    ResponderExcluir
  8. Você por acaso aceita encomenda para esta cortina?Não tenho dom para costura, e achei muito linda e mimosa essa cortina.

    Abçs

    Yani
    kalila2867@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por dividir com a gente seu conhecimento, linda a cortina vou tentar fazer!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Helena por dividir com a gente seu conhecimento, linda a cortina vou tentar fazer!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, como disse a colega acima, seu blog caiu do céu, estou adorando, já quero fazer uma cortina dessa, fiquei apaixonada.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Como se prende a vara na pia e qual o material usado? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Olá anônimo do dia 14.06.16: Usa-se furadeira. Compra-se suporte para cortina. O vendedor da loja de material de construção ou da loja que vende artigos para cortina vai lhe orientar.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a dica. Amei. Fica bem franzidinha. Parabens!!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com