Na minha casa tinha uma parede e uma "portinha" que não dava para lugar útil algum e que sempre nos incomodou desde quando compramos o imóvel. Já fizemos vários projetos, mas até agora nenhum do tamanho do nosso gosto e bolso. O antigo dono do apartamento transformou uma área externa em interna, mas deixou as cerâmicas antigas e aquela portinha feia, acanhada... A compra do imóvel valia a pena por diversos motivos e achamos que aquele espaço mal reformado teria seus dias contados após a mudança, mas nem sempre é assim, não é? porque essa "reforminha" exige um profissional que faça um projeto, mão-de-obra e material coerentes para que não venha novamente a se transformar no "puxadinho". Mas como adoro transformar o feio no belo e sou ansiosa demais para esperar esse "projeto", resolvi, sem consultar meu marido, a fazer o meu "puxadinho" artesanal para que pudesse trazer as máquinas de costuras e dar aulas, tornando o espaço útil e mais agradável. Ah, e vocês não imaginam a tamanha felicidade que fiquei e o tanto que passei a gostar mais de mim depois disso. Então minha vida "profissional" foi dividida assim: "antes e depois". Sim, o "antes" era eu lá costurando, apertadinha junto com os rodos e vassouras no quartinho de empregada, que nem era de empregada porque não tenho esse sonho de consumo. O "depois" sou eu aqui, instalada no meu puxadinho artesanal, metidamente registrado com o nome ateliê. Ai, ai, chega de enrolação e mostra logo as "cagadas" que andou fazendo escondida do marido, dona Helena!
Vai precisar: (só para o painel):
O primeiro passo é instalar os trilhos. Eu comprei esse trilho pronto na Leroy que já veio com velcro. Caso não encontre mais desse trilho, dá para adaptar por um comum. Se optar pelo trilho comum, peça um que tenha 3 "caminhos"optei por esses que já vêm prontos, com o velcro já colado. Mas você pode optar por aquele comum, de cortina. Nesse caso, compre um triplo (um varão com 3 trilhos).
Adicionar legenda |
Vai precisar: (só para o painel):
- boa vontade, acima de tudo.
- tecido grosso, de preferência dessas cores que dá para camuflar um pouco a sujeira porque não dá para ficar lavando como cortina. A quantidade de tecido vai depender da altura e largura da área que pretende cobrir, considerando as bainhas das laterais, barra, topo e o acabamento (bandô - que será uma tira)
- quantidade de metros necessários de velcro colante (positivo e negativo). Comprei na Leroy Merlin
- trilho. Também comprei na Leroy e já veio preparado para receber o velcro. Fale com um vendedor do setor de cortinas.
ele vem assim com o velcro (lado felpudo) |
Como o meu já veio com o velcro colado, apenas costurei no tecido o outro lado do velcro para que ambos pudessem ser grudados.
Medi a altura da parede e a largura. Dividi essa medida da largura em duas. Cada lado recebeu uma parte do painel. No topo do painel (do tecido) costurei o outro lado do velcro, fiz as barras, laterais e inferior e foi só grudar os velcros. As duas partes deslizam uma para um lado e outra para o outro lado, transpassando.
Medi a altura da parede e a largura. Dividi essa medida da largura em duas. Cada lado recebeu uma parte do painel. No topo do painel (do tecido) costurei o outro lado do velcro, fiz as barras, laterais e inferior e foi só grudar os velcros. As duas partes deslizam uma para um lado e outra para o outro lado, transpassando.
fixando o bandô |
a barra fica assim, rente ao chão. |
Cubro a parede feia e quando quero ir para o ateliê é só mover um dos lados do painel que desliza nos trilhos, passa pela "portinha" e...
Oh!!!!!!! Está aqui o meu ateliê, com direito até a "blindex" feito por mim. Confira aqui em meu ateliê como fiz isso.
Meu marido quando chegou do trabalho, pergunta desconfiado: "o que andou fazendo hoje dona arteira?"
- Ah, se não dou lucro, pelo menos não dou prejuízo! - respondo eu apontando para a obra de arte.
E assim caímos na risada. Ele, aliviado - não aguentava mais a mulher a reclamar e ir dormir emburrada por causa da parede feia e da portinha acanhada.
Post atualizado:
Recentemente fizemos uma reforma aqui em cima, não exatamente a reforma como planejei, pois resolvi transformar uma das salas prolongando o ateliê. Removi o painel (ah, meu adorado painel!) que escondia a parede com as cerâmicas de área externa porque removemos as cerâmicas (ufa, finalmente). Demos novas cores, removi o insulfilme do vidro daquela que era uma "portinha", pois o insulfilme camuflava a porta que era de vidro, onde imaginei ser acrílico! Aproveitei o tecido do painel e fiz uma cortina para a porta, onde ficam as máquinas de costura.
Post atualizado:
Recentemente fizemos uma reforma aqui em cima, não exatamente a reforma como planejei, pois resolvi transformar uma das salas prolongando o ateliê. Removi o painel (ah, meu adorado painel!) que escondia a parede com as cerâmicas de área externa porque removemos as cerâmicas (ufa, finalmente). Demos novas cores, removi o insulfilme do vidro daquela que era uma "portinha", pois o insulfilme camuflava a porta que era de vidro, onde imaginei ser acrílico! Aproveitei o tecido do painel e fiz uma cortina para a porta, onde ficam as máquinas de costura.
Saindo pela porta de cortina dá nesse espaço que se transformou no meu ateliê, minha casa, meu mundo! Instalamos blindex de verdade porque agora eu dou aulas de costura (de verdade) para quem quer começar do zero, para quem quer costurar o básico, sem complicação. Para quem quer aproveitar seu tempo com coisas úteis, para quem quer ser feliz, como eu sou aqui nesse cantinho todos os dias com minhas alunas, inventando moda, mudando comportamentos, criando coisas belas, transformando o feio no belo. O belo existe! é só transformar o feio!
Que lindo,Helena!
ResponderExcluirEu amo tecidos listrados,são charmosos.
É muito bom termos nosso cantinho de costura,eu também fiquei super feliz quando consegui o meu espaço.Parabéns pelo projeto e pelo "ateliê".
Sucesso.
Olá Helena,tudo bem?
ResponderExcluirAcabei de conhecer o blog, estou encantada, que trabalho lindo e como vc é generosa!!!São tantos passo a passo,estou iniciando na costura e vc está me ajudando muito, obrigadaaaaa!Vc é maravilhosa.
Beijos.Adriana
Maringá.Pr
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Helena!!! Ficou show!!! Aproveite muito SEU cantinho, é tão bom!! Não vejo a hora de começar a fazer o meu, pois com a Mariana por perto tenho que deixar tudo sempre bem guardadinho!
ResponderExcluirBj
hehe...adorei sua resposta!" - Ah, se não dou lucro, pelo menos não dou despesas!". Meu marido me faz essa mesma pergunta quando chega em casa também!! Falando sério agora, que bacana esse trilho com velcro, eu nunca tinha visto assim!! É muito prático, adorei!! E o resultado ficou ótimo!! beijos
ResponderExcluirÊta erro acertado... Se não queria as listras do bandô desencontadas, acabou acertando ao errar. Deu um efeito muito bonito e de destaque no bandô!
ResponderExcluirEsse seu espaço já está me inspirando e vejo que vai fazer isso com muita gente...
Bom poder tê-la lá em minha cerca também.
Vou parar de comentar,mas ainda não estou saindo, tenho muita coisa para ver ainda por aqui.
Bjks
Renata http://cercaviva.blogspot.com/
Olá Helena
ResponderExcluirEu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço que é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação. Faça a sua inscrição no blog e...Boa Sorte
Bjooooooooooo...................
http://amigadamoda.blogspot.com
oi querida, te conheci atraves do bolg um pouco de mim, adorei seu blog, já estou te seguindo, tenho certeza que suas dicas vão ser úteis, ainda mais agora que ganhei uma máquina da minha mãe,bjos.
ResponderExcluirhttp://mulhersuper.blogspot.com
Oi Helena realmente vou ter que treinar bastante, pano é mato aqui em casa meu marido passou numa fabrica de roupa e trouxe muitos retalhos até pedaços grandes de pano, trouxe até um que eu não o nome que é aquele negocio quente que vai nos colchoados vou aproveitar bastante. Bjos
ResponderExcluirAdorei a frase: "Esse painel é mais uma costurinha para iniciante porque basta saber fazer bainhas (costuras retas). Não requer nenhuma habilidade além dessa." em especial depois de voltar da Leroy Merlin com um orçamento de 800 reais para uma painel de 2,10 x 1,80. Será que eles fazem cortinas em porcelanato??? Bem a sua frase linda me fez tomar uma decisão: chega de depressão... passemos à arte!
ResponderExcluirAposto que você não sabia de tinha vocação para psicóloga! rsrsrs.
Muito obrigada!
Eliane - São Paulo
Oi Elaine, depois que li seu comentário (seu amável comentário), vim aqui no post e vi que precisava atualizar. Escrevi pensando em você. Sim, saia da depressão e vai para o mundo das artes, pois lá todos são bem-vindos, o feio, o torto, o belo, o triste, o alegre, pois é na arte que descobrimos aquilo que somos capazes, aquilo que nos tornam grandes e importantes. Costurar é uma arte belíssima que transforma vidas!
ExcluirBeijos
Olá Helana!
ResponderExcluirAdorei a cortina painel e gostaria de fazer uma como divisória no meu quarto, mas não estou conseguindo encontrar o trilho com velcro para comprar. Liguei na Leroy Merlin e eles me disserão que não tem. Você saberia me dizer onde posso encontrar, pois não consegui encontrar nem pela internet, ele tem outro nome em especial?
Bjos.
Alessandra - jundiaí - SP
Oi Alessandra! Não deixou e-mail para respostas - vou responder aqui mesmo, caso volte. Realmente a Leroy não vende mais esses trilhos (uma pena, peníssima). Dia desses fui lá e elas me disseram que tinham pouca saída e resolveram liquidar tudo a preços, acredite, de bananas!!!! O meu está guardado, desmontado, se o frete não fosse tão alto, mandaria para você! Mas não desista do seu painel, pois dá muito bem para fazer um painel utilizando trilho comum (duplo), pois é só pregar os carrinhos na parte de cima do painel, como se fosse uma cortina e daí é só puxar as "folhas" do painel que vão deslizar, sobrepondo uma a outra. Se quiser um babadinho cobrindo os carrinhos, compre um trilho com 3 saídas (3 caminhos onde os carrinhos vão percorrer, sabe como é?).
ExcluirBeijos
Olá, eu sei sim como é, obrigada pela dica, vou fazer sim.
ResponderExcluirBeijos.
oi helena adorei adica de cortina vou fazer uma praminha sala quero saber como COLOCAR ARGOLAS PRA VARAO
ResponderExcluirOi Anônimo, entre aqui nesse site e veja como colocar as argolas:
Excluirhttp://costurandocommodestia.blogspot.com.br/2011/06/como-colocar-argola-em-cortina.html
Olá,
ResponderExcluirMeu nome é Célia, e gostei da ideia do painel.
Gostaria de um favor. Que a senhora me informasse a medida do carro onde esta o velcro, a parte que est presa ao trilho e olado onde esta colado o velcro.
Infelizmente CortinaPainel no Brsil se tornou exclusividade das casa e decoração, mas em portugal e espanha ela é comercializada normalmente. E Felizmante tem vc, que não é egoista.Agradeço sua gentileza em me auxiliar. Um Forte abraço e viva Minas Gerais!!!!!
Oi Célia, fiz aquele painel quando ainda não tínhamos feito a reforma aqui. Agora temos uma porta de verdade! O trilho eu comprei na Leroy junto com os velcros (vinha tudo num pacote). Foi comprado pronto. Comprei dois para conseguir cobrir o espaço que queria. Cada trilho tinha um metro. Não sei se entendi direito o que queria saber. Mas você pode comprar um trilho comum e adaptar um painel (que é na verdade um tecido grosso) e a medida é você quem escolhe - peça ao vendedor para cortar. O carro que você chama não seria aquelas pecinhas que correm no trilho?
ExcluirAbraços
Oi Helena! Amei esse blog e tudo q. tem nele. Você é muito criativa e está de parabéns pelos trabalhos. Vou seguir o passo a passo da cortina de painel. Ela é simples, porém encantadora e fará a diferença em minha sala.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirestou querendo fazer um cortina painel para minha sacada e não estou achando o trilho. Vc falou que achou na leroy? Onde mais encontro?
Obrigada
Olá, eu fiz esse painel em agosto de 2011 como data o post. Na ocasião eu comprei na Leroy e não sei onde pode encontrá-lo. Talvez alguém do ramo de cortinas possa lhe informar. Eu faço uma ou outra cortina para a minha casa quando julgo fácil.
ResponderExcluirAbraços,
você está de parabéns. a cortina ficou perfeita.
ResponderExcluirOlá adorei a idéia. Mas não achei esse trilho no site da leroy. Você comprou na loja? Consegue me passar a referência? Desde já agradeço. Att. Ivana
ResponderExcluirIvana, já faz 5 anos que comprei esse trilho na Leroy. Um ano depois fui lá e eles me disseram que deixaram de vender porque não tinha saída. Hoje eu retirei o painel, retiramos as cerâmicas que eram feias e passamos massa corrida. Mas esse trilho é ótimo. Acho que dei embora ou está no meu quartinho de despejo, mas dá para fazer com trilho comum, vendido em materiais de construção.
ExcluirAh. Obrigada achei o trilho tipo "Suisso" na cidade onde moro, mas o carrinho com velcro não estou encontrando. Apenas as peças de plástico para cortina comum. Obrigada por compartilhar essa idéia conosco. Se eu conseguir retorno para contar como ficou. Abraços.
Excluirtambém procurei e não achei em nenhum lugar. Cortina painel só em loja de decoraçao com preço de luxo. alguém ai adaptou com materiais baratos algo pra deixar cada painel bem esticado?
ResponderExcluirOi Sylserra, você pode usar trilho comum mesmo. Para que el fique com ar de painel, é só deixar o tecido (grosso) bem esticado, preso nos carrinhos do trilho. Se quiser para que fique na barra mais duro, coloque uma madeira por dentro da barra. Beijos
Excluirpor sinal, esqueci de falar... ótima ideia e parabéns... obrigada por compartilhar. Pena que nao temos Ikea no Brasil, com certeza seria bem mais simples pra todas nos que queremos fazer uma cortina painel.
ResponderExcluirOlá! Se valer pra vc, gostaria de deixar uma palavra positiva! Acho q vc ñ mais deveria de falar q a porta é feia! Há situações q aparecem em nossas vidas q vêem camufladas como "a porta feia, acanhada"! Mas, na verdade são oportunidades. Tome por exemplo,o filme NARNIA, q através da porta de um guarda roupas antigo velho e feio, existia um mundo de aventuras e de oportunidades p/ q aquelas crianças se tornassem reis e príncipes. Veja q através de sua porta feia existe um lindo atelier, cheio de gdes possibilidades pra vc! E afinal, a porta nem é feia. Pela foto percebo q deve ser de vidro e bonita. Bastava vc a decorar com sua criatividade q vc mostrou ter, qdo decorou seu atelier e/ou fez de um cómodo simples um lindo espaço de trabalho. Ok? Boa sorte!
ResponderExcluirPalavras lindas, anônimo. Tão positivas e cheias de verdade. Muito, muito obrigada pelo comentário! Bjs
ExcluirVocê é uma mulher nota 11.
ResponderExcluirParabéns pelas iniciativas e parceria que tem com seu esposo.
Exemplo de dedicação, economia, boa vontade, inteligência e nem sei mais o que.
Voce é incrivel.... amei seu jeito de resolver as coisas, e me deu uma ideia maravilhosaaaaa
ResponderExcluirQue Deus te ilumine ainda mais!!!!