Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

6 de outubro de 2011

Como cortar

Aventuro-me nas costuras de vestuário, embora não tenha terminado o meu curso de costuras quando solteira. Faço do meu jeito, copiando de outro modelo, comprando moldes já prontos, alterando uma coisa aqui, outra ali. Invento.

aqui só falta o pesponto e botões
Estou terminando um casaquinho em linho branco para as minhas filhas. A minha sorte é que as duas vestem o mesmo manequim, exceto a cintura de uma que é mais larga uns centímetros, mas no geral o que uma veste a outra também. Esse casaquinho foi copiado. Sim, copiei colocando o papel por cima do casaco e fui copiando por partes porque ele é todo estruturado. Parece difícil, mas não é. É só juntar as partes, contando que o molde esteja bem certo, costurar tudo, rebater as costuras por fora (para dar aquele ar de roupa feita em confecção), fazer os pespontos, casear e pregar os botões.

comprado - não vou nem revelar o preço!!!


Observem os recortes.
Lutei que essa foto ficasse em cima, juntinho com a outra. Dei nos nervos e quase deletei tudo e fui fazer outra coisa. Ou fiquei burra depois de velha ou sem paciência. Talvez os dois.

Aavesso frente - veja o revel

avesso costas
 Todas as peças do molde ficaram assim
Essa parte do molde é as costas que foi cortada com o tecido dobrado. Depois de cortado, fiz uma dobra de 3 centímetros e passei a costura para dar aquele detalhe nas costas e rebati a costura.
posição certa
Vejam como deve ser dobrado o tecido (ourela SEMPRE na lateral). Dobrei o tecido que tinha 1 metro e 30 cm (quantidade ideal para esse modelo) da seguinte forma: coloquei a fita métrica em cima da ourela e contei 25 cm exatos (que é a maior medida do molde na lateral). Marquei com alfinetes e dobrei o tecido. Com o tecido dobrado coloquei o molde das costas bem rente à dobra. Na parte de cima fica o decote da gola e ombro; nas lateral da ourela, a cava. É importante que se coloque dessa forma para não ficar todo torto depois da primeira lavagem.

Sei que é complicado entender apenas olhando, por isso é essencial, para aquelas que queiram se aventurar nas costuras de vestuário, se matricular num curso de costuras.

Hoje  minha filha saiu de casa toda saltitante, levando seu casquinho numa sacola para as amigas do colégio invejarem as roupas da filha da "costureira"!

26 comentários:

  1. OI helena ficou lindo parabéns, é lamentavel o que anda acontecendo com o bloguer, fui entrar na pagina do mib modelagem idustrial esses dias e apareceu uma pagina vermelha dizendo que a pagina era focos de ataques.bjos

    ResponderExcluir
  2. Lindos os casaquinhos, Helena. Tanto o comprado como o que vc está fazendo.
    Suas filhas tb costuram(habilidosas)?

    ResponderExcluir
  3. Helena,lindo!
    Mas fica para a próxima.Não tenho este encantamento todo.beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a idéia de comprar nos brechós para desmontar e servir de molde. Espero que minha filha mais velha não leia isso. A casa aqui vai virar o ó...
    Tirei a lista de blogs da lateral do meu. Dizem que era isso que estava dando problemas. Sei lá... vai saber. Nunca tive contador de visitas e esses penduricalhos no blog, mas se algum que estivesse em minha barra lateral usasse essas coisas dava problema no meu. Foi a explicação de recebi.
    Vamos esperar um tempo. Tenho certeza que essa maldita doença blogítica vai se debelar.
    Adorei o trecho da música do Chico fazendo parte também do niver de minha Be.
    Bjks mil
    Re

    ResponderExcluir
  5. Vc tem que tirar c ópia do blgoue toda semana, em casos assim vc tem arquivado.

    Muda pro Wordpress, coloquei um blogue lá e penso em levar todos, bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola Helena!!

    Menina que lindo que ficou o casaquinho , adorei!!
    Tenho uma sarja estampada com flores, tai uma otima ideia para aproveita-lo.
    As saias ficaram lindissimas

    Parabens pelo dom,

    Bjkas

    Karen

    ResponderExcluir
  7. Adorei o casaquinho e obg por compartilhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ai, um dia chego lá... se eu soubesse fazer um desses, ia ter um de cada cor! kkkkkk

    Vc arrasa. Bjo

    ResponderExcluir
  9. OI QUERIDA TAMBÉM ESTOU TENDO PROBLEMAS COM O BLOG,O CASACO FICOU LINDO ,BJOS.

    ResponderExcluir
  10. Oi Helena adorei sua visita, obrigada querida, vou ver sim esse endereço que vc passou, ainda não sabia onde comprar malhas com preço bom, valeu mesmo, adoro seu blog, o casaquinho ficou lindo!!!Parabéns

    Bjss Gi

    ResponderExcluir
  11. Oi Lindona. Obrigada pela visita. quando fizer o look da Kelly me avise, realmente gosto muito. Sobre as fotos que tentou alinhar, jjá tentou usar um editor de imagens? Não é difícil, não É facinho. O casaquinho tá ficando um luxo, e combina com td né? Da calça ao vestido. que sorte a das filhotas. :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. mostre o passo a passo do vestido teen agradeço

    ResponderExcluir
  13. nossa amei seus post, mas gostaria de uma saida de preia de manga longa pois. me queimo muito nos ombros e gostaria de um modelo de manga longa, At Déborah. deborahpelegrini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Helena, o blazer da sua filha ficou lindo !
    Tempos atrás eu tb fiz algo parecido, desmanchei uma calça que eu tinha, pedacinho por pedacinho e multipliquei...rs. Valeu a pena ter perdido a primeira (tinha rebites ao tirar estraguei o tecido), pq recuperei nas outras.
    Ótima dica essa.
    Bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  15. Ola Helena amei seu blog amo costura sei costurar pois trabalhei em uma fablica de jeans e aprendi um pouco e comprei uma maquina.Estava a procura de blazer estou prescisando de um mais me diga vc da curso online tbm? e como chama o papel que vc faz o molde? Bijsss que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  16. Olá Jamile, não deixou e-mail para que eu possa responder suas dúvidas. Porém, caso volte aqui para ler...

    Oi Jamile, não dou curso on line. Aliás, nem sei como funciona! Dou aulas para iniciantes (3 módulos) no meu ateliê, em Belo Horizonte. Se quiser saber mais, acesse a janelinha lá em cima "Curso Corte e Costura - informações aqui". Não sei fazer molde, apenas sei fazer modificações, mas recentemente comprei um pacote completo do método Centesimal (procure no google) e dentro do pacote veio moldes de blazer, bem fácil de costurar para quem tem uma noção de costura. O papel que uso para copiar meus moldes é o papel grafite, encontrado em qualquer papelaria, mas se for nessas casas (grandes) que vendem artigos para costureira, há de encontrar um papel mais acessível, pois o grafit pago 0,65 a folha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Quero fazer um casaquinho desse de tecido laise, acho lindo esse tecido todo trabalhado e branco combina com tudo!
    Já fiz o molde, estou esperando um tempinho para cortar e costurar. Se fosse da mesma cidade, eu faria o curso contigo. Mas vale pelas dicas no blog.

    http://iniciantenacostura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Boa noite,tens aqui maia uma fã.Aprendiz de costureira,apaixonada por costura,amando o blo,parabéns por tudo,ficou lindo o blazer.Um dúvida,como vc fez para tirar as medidas desmanchou o blazer primeiro??No brim fica legal fazer um casaco desses°??Cheia de dúvidss,kkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ilzinha, não deixou endereço para resposta. Vou responder aqui caso volte. Bem, eu costumo tirar o molde colocando, por partes, a roupa (sem ter que desmanchar) por cima de um papel com carbono e vou passando a carretilha por cima das costuras. Faço um rascunho, confiro as medidas, aumento nas costuras (geralmente 1 cm), passo o molde a limpo e faço com esse molde. Costuro seguindo tudo o que foi feito na peça que copiei. Sempre deu certo dessa fora, salvo aquelas peças muito complicadas, mas essas eu não faço porque prefiro comprar pronta.
      BEijos

      Excluir
  19. Boa tarde Helena,desculpa,esqueci,hihi.Mas obrigada pela explicação,vou tenatr fazer.Pena que tu moras longesde mim se não iria fazer um curso com vc,obrigada,estarei aqui admirando seus trabalhos,bjs meu email isa22_mendes@hotmail.com =)

    ResponderExcluir
  20. Parabéns,adorei seus trabalhos.Eu estou começando agora a aprender a costura,espero ficar como vc um dia .Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns,adorei seus trabalhos.Eu estou começando agora a aprender a costura,espero ficar como vc um dia .Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Eu faço td sem molde, as vezes não fica tão bom , mas não tenho tempo pra riscar e cortar nisso papel !!

    ResponderExcluir
  23. Ameiiiiiiiiiiiiii muito talentosa,parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  24. A que você fez ficou melhor do que o modelo copiado. Parabéns!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com