Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

5 de novembro de 2011

Sobre mim


Sou paulista e moro em Belo Horizonte em função do trabalho do meu marido. No final desse anp (2011) farei 53 anos, casada, duas filhas (uma com 19 anos e outra com 18). Sou Secretária aposentada e sempre gostei de trabalhos manuais.  Vivo inventando moda, modificando minhas roupas.

Depois de adulta iniciei um curso de corte e costura, daqueles demorados, onde a aluna precisa primeiro desenhar todos os moldes para depois ir para a máquina de costura. Abandonei o curso porque quis fazer diferente: ir primeiro para a máquina de costura, para perder o medo, para ver se levava jeito com a "direção" da máquina.  Caso eu gostasse (e levasse jeito), voltaria para o curso. Nunca mais voltei - não porque deixei de gostar ou não levasse jeito - gostei tanto que resolvi fazer sozinha, costurar as coisas que eu queria, do meu jeito, inventando, abreviando caminhos.Desde então costuro minhas próprias roupas (do meu jeito), das minhas filhas e da minha casa.

Tinha a costura apenas como um passa-tempo, um lazer, mas em março de 2012 resolvi investir mais nesse passa-tempo e tirar proveito financeiro. Resolvi ensinar costuras para quem não sabe nada, de uma maneira bem menos complicada. O curso é destinado apenas a ensinar a costurar roupas para vestir a casa . Tenho um ateliê em minha própria casa onde recebo minhas alunas - a maioria se torna minha amiga depois do primeiro encontro. As aulas são individuais porque cada pessoa é de um jeito, cada uma em seu ritmo, seu tempo.Ensino os primeiros passos da costura de uma maneira bem exclusiva, com aulas individuais. Sento junto, ensino a colocar a linha na máquina, a posicionar o pé da máquina no tecido, a ter capricho, a fazer um trabalho bonito, mas sem sacrifícios, com praticidade e bom gosto. Costuramos fronhas, jogos americanos, aventais, cestinhas em tecidos, bolsas, bolsinhas... enfim, artigos para presentear você, a casa, os amigos... 

Se você se interessou pelo curso, mande um e-mail para: helenacompagno@hotmail.com - em breve retornarei com todas as informações.


66 comentários:

  1. Esse é o legítimo bom, bonito e barato!
    Elegantérrima, amiga!!Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Está mesmo, baratinha, bonitinha e muiiito GIRA!
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  3. Você está uma costureira profissional,e estou adorando tudo que vc compartilha.
    Obrigada e bjs
    Um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Nossa, mesmo baratinha vc ficou D+ !
    Já reparou que andamos combinando no estilo do cabelo?
    Nessas últimas semanas andei hiper improdutiva... Estou começando a colocar minha casa em ordem e organizando as investidas na costura. Espero não fazer muita porcaria, né?
    Natal tá chegando e quero aprontar algumas arteirices por aqui. A casa está pedindo um carinho.
    Dei uma geral em suas últimas postagens e vejo que a preguicite não a atacou. Essa virose só fez das suas por aqui...
    Não pense que está esquecida. Isso nunca! Sou enrolada mesmo (já fui menos). Pode postar milhares de coisas, pois quando chego vou na maior calma ler tudinho tudinho. Tenha certeza que não deixo passar nada, viu?
    Bjks no coração
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Quem disse que pra ficar linda precisa gastar horrores! Vc está linda! Amei tudo o vestinho a bolsa! Não vejo a hora de terminar minha reforma e poder pegar minha máquina que ainda não estreei para poder fazer coisas lindas assim! Sózinha? Magina! Vou vir aqui pegar todas as dicas! KKK. Helena vc é gente que faz! ADOREI SEU CORTE DE CABELO! Bjus! Obrigada por ir lá participar do sorteio! Boa sorte! Bjaum!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Helena! Obrigada pela visita. Aquele tecido de partitura musical é importado... compramos nos EUA. Aqui no Brasil não sei onde tem para vender...
    Beijos e volte sempre,
    Helena

    ResponderExcluir
  7. Que blog mais criativo! Adorei tuas idéias! Já tô te seguindo! Vem me visitar também!http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    Bjo!
    Elaine Averbuch Neves

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Helena.
    Não dá para vê o vestido mais de perto mas na "manequim" ficou bonito e isso é o que importa.
    E a bolsa tb tem uma estampa bonita.

    ResponderExcluir
  9. Helena,

    Amei a sua sugestão lá no blog sobre a bolsa. Eu vou tentar fazer, mas estou resolvendo umas coisas antes da viagem, e não sei se vai dar tempo. De qualquer forma, é um projeto que quero realizar.
    Você ficou muito chique com esse lindo vestido e com a bolsa. Gente fina é outra coisa! Risos Amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. ÈS LINDA, e como eu, nao gosto de regras nem convite para seguir. sigo a quem eu qcho que devo, se tenho interesse.
    gosto de costurar tambem, mas prefiro peças de decoraçao. roupas, só algumas, para minhas filhas e algumas vezes pra amigas e olha lá!!

    bjusssssss

    ResponderExcluir
  11. Adorei ter descobrido seu site, é tudo muito lindo ,o capricho das peças é espetacular não sou costureira mas sempre gostei de fazer coisas ,nesse momento do pesquisando sobre como fazer cortinas, mas confesso que vou fazer o lençol de elastico primeiro achei maravilhoso ,meus parabéns seu trabalho é maravilhoso e o melhor de tudo é que você compartilha bjs . selma

    ResponderExcluir
  12. Seu blog é tudo de bom , seu perfil é parecidissimo com o meu , também não gosto de nada que vire obrigação , sou livre e faço quando quero e tenho tempo, ainda não aposentei por isso tenho pouco tempo para costurar e bordar , mas quando o fizer certamente vou montar um atêlie em casa ,é tudo muito bom.bj

    ResponderExcluir
  13. Olá, achei seu blog pelas andanças na Internet. Adorei tanto que já estou te seguindo.

    Grande beijo, Gabi.
    www.eueumesmagabrielle.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, hoje tomei conhecimento de seu blog, pois estava atrás de um molde para organizador de bolsa que eu mesma pudesse fazer. Achei o que escreveu muito interessante, pois eu AMO costura, mas acredite tenho um MEDO que deve ser tão igual quanto o amor pela costura, olha o absurdo, tenho a ainda em casa a máquina que foi de minha mãezinha ( Singer, verdinha, tinha movel, não tem mais, usava-se energia eletrica ou a dos pés, agora só a energia) tenho uma Brother doméstica e portátil e um overloque tbm doméstica, e dai???? nada não sai nada o medo de errar ao cortar, juntar desenhar, ja fiz um pouco de aulas, mas não pude continuar por causa de grana e das crianças, mas o que aprendi tenho medo de fazer sozinha, ai que bbbbbb que sou.
    Mas depois de meu desabafo, vou lhe acompanhar sempre.
    Fique com Deus, Parabéns pela arte, saiba eu admiro muiiiito
    Abração
    Osana
    Barueri-SP

    ResponderExcluir
  15. Oi Helena,Há algum tempo trabalho com costura, mas meu grande sonho é confeccionar enxovais. Tenho dificuldade em comprar tecidos para fazer colchas. V
    vc teria algumas dicas para mim.
    Seleide T.B. Daniel
    seleidetbd@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. ola eu sou Penha, sera que vc pode me ajudar, preciso pagar para alguem me ajudar dar bainha, e nao sei como calcular, pois a maioria tb nao faz este trabalho, bainha em fronha e lençol.mprochagomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Helena!
    Achei seu blog e fiquei encantada com suas costuras e gostaria muito de fazer seu curso! Por favor entre em contato comigo!
    cecm04@yahoo.com.br
    Obrigada,
    Carla

    ResponderExcluir
  18. Olá Helena!

    Pra começar, amei seu blog! Parabéns!
    Estava procurando uma dica de saia para box fácil e prática de fazer. Fiquei feliz de encontrá-la em seu blog, mas meu box é baú, então acredito que a saia reta não será muito prática, acho que terei de colocar algumas pregas para facilitar na hora de levantar o tampo. Vou elaborar meu projeto e assim que tiver pronto posto as fotos no meu blog e te aviso, ok!. Pode ser que demore um pouquinho, mas uma hora sai.
    Também gosto de costurar e de fazer artesanatos, não tive tempo de olhar todos os seus trabalhos, mas pode deixar que visitarei aos poucos...

    Grande beijo e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane, não entendi quando diz que seu box é baú. O box não é aquela parte que fica debaixo do coxão? Um baú, desses que se coloca coisas dentro? Bem, de qualquer forma fico ansiosa para ver o resultado do seu trabalho, ok?
      Beijos

      Excluir
  19. Olá Helena,

    Adorei o seu Blog, simplesmente maravilhoso, acabei de encontra-lo e ainda não tive tempo de ver tudo, mas com certeza vou ver.Pena que Por morar em Florianópolis não poderei ser sua aluna, mas vou seguir o seu blog.
    Abraços,
    Fátima

    ResponderExcluir
  20. Helena, você e o teu blog realmente são uma resposta para mim. Esta semana mesmo eu falei com meu esposo que iria procurar algo na internet, uns vídeo-aulas e etc onde eu pudesse aprender a colocar zíper, fazer outras coisas básicas para eu decorar minha casa como almofadas, cortinas, etc, até avental e lençóis para os quartos, enfim de tudo um pouco. Hoje pela manhã o primeiro e-mail que li foi do blog Donas de casa anônimas falando sobre você e teu blog. "Paxonei", como você mesmo diria, rsrsrs!!! Repara não, te conheci hoje mas já estou íntima, e super feliz.
    Já separei o link para compartilhar e já estou seguindo o blog. Vou colocar o link entre os escolhidos da semana no meu. Gostei demais. Pena que moro no Nordeste, senão certamente eu entraria nessa fila de espera.
    Esteja certa, ou melhor, certíssima, que você está no lugar certo, na hora certa, fazendo a coisa certa.

    Um beijão e todo sucesso possível.

    Adriana Lira

    ResponderExcluir
  21. Amei o blog! Sempre gostei de costurar, comecei costurando as roupas de minhas bonecas e panos de prato aos 7 anos. Aos 19 entrei em um curso de corte e costura mas não levei adiante, estava envolvida com faculdade e não tive tempo. Mas sempre fiz ajustes de minhas próprias roupas, almofadas e cortinas para a minha casa com a máquina de costura de minha mãe. Agora, aos 45 ganhei uma máquina e resolvi entrar novamente em um curso. Estou amando! Já fiz 3 saias e atualmente estou fazendo 2 blusas. Sou professora de educação infantil e daqui a 5 anos quando me aposentar já sei o que vou fazer!!!! Costurar, costurar, costurar!!!! E claro, seguir esse blog e curtir as novidades!!!!

    ResponderExcluir
  22. Linda e elegante tanto no vestuário quanto no modo de ser e pensar.

    Bjs
    Fatinha

    ResponderExcluir
  23. Olá Helena chamo-me Nissandra, Sou angolana tenho 21 anos e aprecio muito a costura e gostaria de aprender muito contigo gostei muito do teu blog e ja vou fazer o meu login no seu blog.... minha grande vontade e' de costurar a maquina mais como comprar uma se nem sei como trabalhar com ela.... Amei seu blog, seus trabalhos sao lindos demais....Feliz ano novo e tudo de bom. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nissandra, a minha filha tem uma amiga angolana que esteve no Brasil para estudar, mas foi embora no final do ano após o término. Ela é bem mocinha e já costurava e disse que aí é comum as meninas costurarem suas roupas. Eu adorei saber disso!
      Pena que dou aulas apenas no ateliê e ainda não pensei na possibilidade de fazer aulas on-line. Quem sabe um dia? Olha, quanto à máquina, se eu fosse você, compraria uma bem simples, mesmo não sabendo ainda costurar, pois as máquinas vem com o manual que ensina a usa-la. Como costurar você pode buscar na net (no YouTube), trabalhos bem fáceis. Se você quer muito aprender, VOCÊ CONSEGUE!!!
      Em meu blog tenho um passo a passo de barradinhos em panos de prato. ´É bem fácil. Tente.
      Beijos

      Excluir
  24. vc pode me dar dcaas ou molde do seu vestydo o prymeyro lá em cyma!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, não tenho como dar dicas a respeito do vestido. O que gostaria de saber especificamente sobre a costura do vestido? Fiz o molde baseado em uma blusa que tenho, colocando a blusa por cima do tecido e apenas aumentei a saia, prolongando até o pé. A manga eu vi num vestido que estava à venda na Hering. Examinei bem e fiz em casa. Portanto, não tenho um molde. Inventei.
      Beijos

      Excluir
  25. Oi Helena, amei seu blog, parabéns! Minha filha tem 12 anos, ama costura, fala q será estilista, comprei uma maquina pra ela esse mes, apesar dela estar pedindo há 2 anos. Entrou num curso, está amando. Ela sempre desenhou as roupas q quer usar e levou p costureira fazer. Vou falar p ela acompanhar seu blog, com certeza tirará mto proveito..........bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Que delícia saber que sua filha, ainda tão mocinha, já tem essas inclinações para a arte de costurar! A minha filha caçula também pensa cursar Moda e dou a maior força.
      Beijos

      Excluir
  26. adorei seu blog!!
    Adoro costurar e estou tirando várias idéias daqui!1
    PARÁBENS!!!!
    BJSS

    ResponderExcluir
  27. que marca d maquina de costura voocê usa ?

    ResponderExcluir
  28. Voce pensa como eu, pois também não tenho paciência para participar de aulas d costura, mas tenho muita vontade de costurar, tenho varias ideias, mas não tenho maquina . Ganhei uma ELGIN de 30 anos de idade, vou tentar usá-la, acho que vou me divertir muito. Gostei de ler sobre voce, pois me encentivou. Um grande abraço e conto com voce para algumas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  29. Olá Helena por acaso descobri seu blog procurando vídeos de como aprender a costurar rsrs, Bom sou apaixonada por moda, e sei que a base de tudo está em aprender costurar descobrira como a coisa funciona sabe? Colocar a mão na massa, faço lindos desenhos, meu sonho é abrir a minha grife um dia. No momento trabalho como secretária em uma boutique de roupas femininas. E faço trabalhos com produção de moda, etc...
    No momento não tenho como fazer um curso de costura, por falta de tempo, e dinheiro também, estou tão decidida que vou comprar uma máquina a aprender na internet mesmo rs vou acompanhar seu blog e aprender muito com você, está de parabéns acaba de ganha mais uma fã. Beijos querida! JU BARROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, coloque suas ideias em prática!!! compre uma máquina de costura e não vai se arrepender, pois tenho certeza que em breve estará costurando. Não deixei de pedir alguma ajuda, principalmente para alguma costureira disposta a lhe dar algumas dicas. A Net é ótima, mas às vezes não encontramos alguém que consiga entender as nossas dificuldades.
      Beijos

      Excluir
  30. Helena...fiquei na dúvida se ao ler seu blog via a minha madrasta, ou se via a minha imagem tentando imitar a madrasta! Que palavras doces "dançam" pelo seu blog! Fiquei encantada e móóóóórta de inveja! Sou funcionária pública, apenas por necessidade finaceira, pois sei que seguirei o mesmo caminho que você! Via minha avó materna costurando, mas o seu mau humor (ou coração ruim mesmo?) não ensinava pra ninguém...fui aprendendo sozinha, comprando revistas...até que comprei uma máquina e ZUPT, lá vou eu inventando moda! Inventando fantasias e vestidos para minhas filhas de 5 e 3 anos, ou coisas paras amigas e suas filhas! Obrigada pelo carinho que há neste blog! Amei de paixão! Bjs. Jussara Simmer Bravin, médica veterinária. RJ

    ResponderExcluir
  31. Jussara, fui em seu blog, mas não consegui deixar a resposta lá. Mas inveja por quê? tem um dom maravilhoso que é saber criar e mais, aprendeu sozinha, sem a ajuda de ninguém - às vezes acho até melhor aprender sozinha porque parece que aprendemos mais (porque erramos mais!!!).
    Mande fotos das suas criações - adoro ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. boa tarde adorei seus trabalhos mande mas novidade e passo a passo de como fazer sou pernambucana e gosto muito costura e artesanato vou mandar meu face pra vc,jaciabecoada2008@HOTMAIL.COM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jaci, dou aulas de costuras para muitas alunas de modo que sobra pouco tempo para postar novidades e passo a passo, ok? coloco quando possível.
      Beijos,
      Helena

      Excluir
  33. Menina vc é dmais!........... Hoje procurando um passo a passo para a reforma de um sofá, tive o prazer de conhecer o seu blog. Meu nome é Vera, moro em São Roque - SP. Tbém gosto e já trabalhei mt c/ costura. Gostaria de acrescentar que a sua arte, criatividade e dedicação são os reflexos da pessoa maravilhosa que tu és. Grata por vc existir. Luz na sua empreitada como professora . Seguirei s/ blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera Lucia, que fofa é você!! ]~Seu comentário me deixou muito sensibilizada, Eu é que tenho que agradecer por pessoas, assim como você, existir|! Que alma boa e pura|!
      Beijos

      Excluir
  34. Helena, fiquei apaixonada pelo o que escreveu e pelo seu blog...sinto uma enorme vontade de aprender a costurar, eu queria fazer apenas costuras para casa, acho lindo!! Mas não tenho tempo para frequentar aulas de costura, queria começar tentando sozinha...rs não sei nada, você poderia me dar dicas de máquina para comprar? E de como começar? rs Obrigada!! Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Amei o seu blog e a sua história, quero aprender a costurar também, mas não tenho tempo para fazer curso, quero tentar em casa, sozinha. Gostaria de costurar apenas para casa, fronhas, lençol, toalhas, você poderia me dar algumas dicas para iniciar? Não conheço máquinas, nada, nada rsrs...rs Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanci, é possível sim aprender a costurar sozinha. Hoje tem a internet que ajuda muito, pois no youTube há diversos vídeos com muitos trabalhos bem fáceis para quem está iniciando, desde a passar a linha na máquina a trabalhos mais complexos. Infelizmente eu disponho de pouco tempo para postar alguns trabalhos bem fáceis - coloco quando posso. Você não conhece nenhuma costureira disposta a lhe dar os primeiros passos, mesmo que para isso tenha que pagar? Tente.
      Inicie com trabalhos bem simples, procure entender bem o funcionamento da sua máquina que deverá estar bem regulada e lubrificada. Compre tecidos 100% algodão para esse início, pois tecidos molengas ou finos demais vai lhe dificultar seu aprendizado.
      Beijos e sucesso

      Excluir
  36. Oi Helena, gostei muito da sua historia e do seu blog. Moro em São Paulo capital e gostaria de saber se você indica ou conhece alguém que dê aulas para iniciantes em costura como eu. Quero muito aprender! Obrigada e sucesso para você!
    beijos

    ResponderExcluir
  37. Oi Cristiane, a minha irmã que mora em SP encontrou o blog de uma pessoa que dá aulas de costuras, mas eu não conheço. É este aqui: http://acostureirinha.com/aulas-de-costura/

    ResponderExcluir
  38. Adorei seu blog.....morro de vontade de aprender a costurar de verdade.....
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, e por que não aprende? compre uma máquina e vai se aventurando!!
      Beijos

      Excluir
  39. oi queria saber qual modelo de maquina de costura você usa e qual você recomenda para fazer vestidos de noiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, eu uso a Janome 2008 e gosto muito. Você não precisa ter uma máquina específica para fazer vestido de noiva,pois uma máquina simples dá conta do recado! Bem, é o que eu acredito, pois nunca fiz vestido de noiva! Imagino que você faz vestidos de noiva.Qual máquina usa?
      Beijos

      Excluir
    2. Eu não faço vestidos de noiva, mas queria saber se posso usar uma janome 2008 para fazer vestidos de noiva, 15 anos...

      Excluir
  40. Carolina, acho que já respondi a sua pergunta. Não?

    ResponderExcluir
  41. Ameiiiii o seu blog, sua iniciativa de se dedicar ao que gosta foi o máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, muito obrigada pelo comentário. Isso anima, sabia?
      Beijos

      Excluir
  42. Oi Helena!! Desde criança sempre tive vontade de costurar, bordar, fazer crochê, tricô... mas nunca houve quem me ensinasse na família ou na vizinhança. Fui crescendo e me dedicando a outros projetos, aos estudos, e fui deixando o desejo da costura sempre pra depois, pra quando tivesse "mais tempo". Agora acabo de me formar e tô com todo tempo do mundo, pois não faço ideia de onde, como ou quando começarei a trabalhar. Reascendi o desejo de aprender a costurar como uma forma de me livrar da ociosidade temporária, rs. Moro em Natal/RN, e no momento não há curso de corte e costura disponíveis por aqui, então decidi ir aprendendo sozinha e ir tirando as dúvidas com minha fiel escudeira e costureira d. Teresinha, a quem sempre recorro quando invento minhas modas. Sua história de vida me inspirou ainda mais a colocar em prática esse antigo sonho! Um grande abraço! Luana Araújo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, isso mesmo, preencha seu tempo livre com algo assim tão prazeroso e, quem sabe, lucrativo? Custeio a vida universitária da minha filha, morando e estudando fora, com o dinheiro das costuras. Acho que não ganharia o mesmo se tivesse na minha profissão.
      Beijos

      Excluir
  43. Boa tare de Helena gostaria que voce me ajuda se vc ja fez bata para gestante.
    Voce publica se algumas fotos para ter algumas ideias de bata deferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, há muitos anos fiz batinhas quando fiquei grávida da minha primeira filha. Fiz meio a olho - depois disso não precisei fazer mais. Acompanho um blog "A Rosa na Janela" que ensina a fazer muitas coisas, entre ela uma batinha linha que aprendeu em outro blog (Cortando e Costurando: http://www.cortandoecosturando.com/imagens_14/bata-%20man%2042.pdf
      Lá eles disponibilizam os moldes de graça. Vai lá.
      Abs,

      Excluir
  44. Nossa to maravilhada com seu trabalho sou iniciante e to aprendendo muinto com vc Parabéns !

    ResponderExcluir
  45. oie,boa tarde!!! seu trabalho e simplesmente inspirador!!!amei todas as dicas e vou concerteza colocar em pratica!!! ganhei uma maquina de costura em dezembro e estou anciosa para colocar as maos na maquina rsrs.bjus e parabens!!!estou aprendendo muito com suas dicas.

    ResponderExcluir
  46. Oi Andreia, vai fundo nessa arte! Se precisar de alguma dica, sinta-se à vontade em me escrever.
    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Olá Helena,
    Gostei muito do seu blog. Gostei do conteúdo, da sua linguagem, da espontaneidade que transmite nos seus textos e até mesmo da escolha da fonte (que deixa com cara de máquina de escrever).
    Como foi a primeira vez que entrei, passei um tempão porque fiz um verdadeiro "tour" pelos posts.
    Sou analista de sistemas e hoje, estava trabalhando em um projeto que enroscou um pouco e precisava "arejar". Como sou costureira amadora de final de semana, fui vasculhar a internet para guardar fotos de modelos que pretendo executar. (visito sites de revistas, lojas on-line, qualquer publicação que possa ter uma foto inspiradora...) Não gosto de moda, gosto de roupas, principalmente as clássicas. Meu sonho de consumo é vestir apenas roupas muito bem cortadas, bem acabadas, com caimento perfeito e, claro, feitas por mim. Hoje resolvi procurar blogs porque queria ver coisas mais "pessoais", verdadeiras e, encontrei você. Faço pouca costura para casa (não sou boa dona de casa) mas amei seus trabalhos e principalmente seu capricho e atenção aos detalhes. Talvez eu me redirecione e tente executar algum projeto. Mas não pretendo abandonar minha pasta com todos os modelos pretendidos. (mas, no geral, eles me consomem um tempo que não tenho tido...)
    Se eu morasse em Belo Horizonte gostaria de frequentar suas aulas... Mas no momento, fica apenas registrado um oi.
    Um beijo, boa volta às aulas e até mais,
    Carinhosamente,
    Katia
    Jundiaí/SP

    ResponderExcluir
  48. Oi Katia, que delícia receber sua "cartinha", tão bem escrita e sincera. Que bom que gosta de costurar. Embora diga que não é uma boa dona de casa, mas nada impede que goste de costurar enxoval para a sua casinha. Acredite, isso faz um bem enorme, ajuda muito a relaxar, aumenta a nossa auto-estima e, consequentemente, nos torna uma dona de casa com mais gosto. Por exemplo, se entro na cozinha e vejo meus paninhos de prato todos penduradinhos, a luva e avental ao lado, isso já me anima a fazer uma comidinha boa, embora simples. Por a mesa com joguinhos americanos que a gente mesma faz nos motiva a arrumar a mesa em todas as refeições e, consequentemente, reunir os filhos ao redor da mesa, pois filhos, principalmente adolescentes, acabam preferindo ficar cada um em seu canto. Mas quando eu grito: "a mesa está arrumada, vamos comer!" todo mundo corre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Adorei seu Blog e irei seguir com certeza. Pena que sou de SP e você está em BH. Com certeza faria o curso. Procuro algo assim em SP (capital) mas sem sucesso.
    Bjs Simoni

    ResponderExcluir
  50. Que blog mais caprichoso. Tenho 22 , moro em Natal, e sonho em aprender a costurar. Venha morar no litoral, Helena(L)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, morar no litoral? meu sonho de consumo. Vou. Claro que vou!!!!

      Excluir
  51. Olá Helena

    Dei uma passadinha por aqui e achei bem legal seu blog e o fato de dar aulas. É muito legal a gente poder fazer o que gosta e ocupar o nosso tempo nessas atividades. Os filhos crescem e é hora de nos reinventarmos sempre.
    Um grande beijo para você

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com