Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

22 de novembro de 2011

Velas em forma de rosas (3a. e última parte)

Se chegou aqui sem ter lido a parte 1 e 2, consulte aqui: (1a. parte velas - luminarias)  e (2a. parte velas - com pavio). Agora vamos fazer as velas em forma de rosa (último post).
Obs: Deletei, por engano, o post onde ensinava a fazer velas com pavio. Fico devendo esta.



Tenho apenas 3 formas (pequena, média e grande) em silicone, mas já usei aquelas formas de acetato que são encontradas em lojas que vendem artigos para festa, para bombons, velas e sabonetes. As de silicone não são baratinhas, mas vale o investimento, pois são maleáveis na hora do desinforme e muito duráveis.

Derreta a parafina em banho-maria, espere esfriar fazendo o teste com a ponta da faca (ver 1a. parte). Não use a parafina muito quente para não danificar a sua forma, tanto de silicone quanto a de acetato. Antes de transferir o líquido para a forma, costumo colocar primeiro dentro dessa embalagem de iogurte.

Unte a forma e despeje a parafina. O pavio é colocado depois de pronta. Como a forma é pequena, logo vai começar a esfriar, criando uma nata por cima. Espere alguns minutos - isso vai depender se o tempo está frio ou não.
A parafina vai secando de fora para dentro. Observe
Vá observando e colocando a mão por cima, se perceber que está quase fria, mas não totalmente dura, tente desinformar com muito cuidado, virando de boca para baixo,  pois pode ter líquido quente dentro. Ela sai meio melada porque estava untada, como um bebê recém-parido. Tenha cuidado para não amassar o seu "bebê".
Eu gosto delas assim, brancas.
Introduza um palito de dente no centro da rosa (miolo). Se o palito entrou e saiu com facilidade, mas não derramou o líquido é porque já está pronta para receber o pavio. Se não conseguiu introduzir o palito é porque a vela secou demais. Volta para a panela e faça novamente. Ou use uma furadeira (hehe).

Corte um pedaço de paio (não precisa ter a base de metal). Retire o palito e introduza o pavio pelo furo, prendendo a ponta por atrás, assim:

Vire a vela para cima, puxe o pavio com cuidado, certificando que ficou preso  e corte um centímetro (mais ou menos) de pavio - não deixei muito grande e nem muito pequeno, como já expliquei. Espere secar bem. Quando acesa, pelo menos o modelo que tenho, não escorre e a chama dura de 3 a 4 horas sem danificar. 
São lindas e seguras. Colocadas acesas dentro de um recipiente em vidro ficam lindas. 
Coloque esse galho seco deitado no centro da mesa e disponha as rosas ao lado
Embale como desejar. Costumo colocar musgo ou pedrinhas dentro de algum recipiente (luminária, caixinha de acetato, etc) e coloco a vela por cima, conforme a foto abaixo. Pronto. Está pronta a sua lembrancinha de Natal. 

 
 Quando quiser transformar as sobras em novas velas é só remover o pavio e voltar para a panela.
 Eu sou apaixonada por essas velas! Faço dúzias e dúzias (enquanto cozinho o feijão).  Ótimas para um pequeno e delicado presente, como lembrancinha de aniversário, bodas de ouro, batizado... Rosas, sempre bem-vindas!
Mas se não quer fazer nada disso, acha caro comprar prontas, mas gosta do ambiente iluminado pela luz das velas, crie esse efeito com velas (de rezar) seguindo o passo a passo AQUI simples, fácil, baratinho e bonito! Já utilizei muito desse recurso.



9 comentários:

  1. Eu adoraria receber uma lembrancinha como esta.
    parabéns muito bem feita.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns essas rosas arrasaram corações rs. bjs irei fazer aas minhas sábado, oba bjs

    ResponderExcluir
  3. Coisa linda,Helena...boa idéia de presente,eu adoraria ganhar!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Helena,

    Sei que demorei a vir lhe visitar, mas não dá pra passar aqui com pressa. Rs
    Eu li os dois primeiros tutoriais sobre as velas, e fiquei encantada com os resultados.
    Eu também gosto muito de velas na decoração, e feita por nossas próprias mãos a sensação deve ser muito prazerosa. Mais um pra minha lista de aprendizado. Rs
    Perfeito esse tutorial e uma ótima sugestão para decoração e presente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Helena, também já senti que temos imenso em comum e isso é muito gratificante.
    Adoro o seu blog que acabei de percorrer até à primeira postagem.
    Como eu gostaria de ser sua aluna... adorei o " costurar, trair ( salvo seja!) e coçar, vai do começar"
    Já guardei nos favoritos as deliciosas velas com forma de flor. São encantadoras.
    Obrigada por compartilhar.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  6. olá!!! gostaria de saber onde compro estas formas de rosas!! obrigada ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, não deixou e-mail para resposta. Caso volte aqui...
      Eu comprei essas formas de silicone nessas casas que vendem artigos para confecção de sabonete, velas, essências em geral. Caso não encontre, procure na internet, pois sempre tem uma empresa que vende e entrega. Essas formas são mais caras, mas bem melhores e duráveis do que aquelas de acetado (aquelas formas que servem para chocolate, conhece?). Vale a pena o investimento.
      Abs,

      Excluir
  7. Olá, muito legal o trabalho, mas me diga uma coisa. A vela branca não está branquinha como a parafina pura é. Que mistura você usou? Tem algum corante? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo do comentário acima. Eu geralmente coloco algum corante quando estou derretendo a parafina - geralmente um pedacinho de lápis de cera. Se quero ela bege, uso um pedacinho da cor amarela, se quero branca, uso branco e vou inventando cores.
      Abs,

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com