Embalada no ímpeto de mudanças, caí na loucura de forrar o sofá que ficou na nova sala de tv. Um sofá super confortável, macio, gostoso, impossível sentar nele e não cair no cochilo, mas a cor não combinava com os dois tons de verde erva-doce e kiwi que a sala adquiriu. Comecei comprando brim nas cores preta, verde e roxa para fazer almofadas porque gosto muito da combinação dessas três cores. Na hora de pagar pelos tecidos, que me custou apenas R$ 8,90 o metro, deparei com o branco. De repente "plim" iluminou uma ideia aqui na minha cabecinha: por que não forrar o sofá com esse brim branco? Sempre quis ter um sofá branco! Na minha inocência pedi logo 5 metros. Em cinco minutos já estava na calçada de volta para casa com a cabeça cheia de planos.
Aqui ele já estava quase todo "destroçado". Comecei desprendendo o encosto que era fixo - queria solto. Os braços tinham camadas e mais camadas de espuma em silicone - tudo foi para o lixo.
À essa altura comecei a desconfiar que teria muito trabalho pela frente.
E quando tudo já estava desnudo, escancarado ao sol recebi uma ligação de São Paulo que teria visitas para o carnaval! Daí quase cheguei às raias da loucura!!!
Resolvi fazer moldes para ficar mais fácil
E fui cortando pano, costurando, provando, alterando aqui e ali. Senta, levanta, agacha, deita no chão, volta para a máquina, volta pro chão... fiapos do chenile bordô presentes nos cantos mais inusitados da casa (e do corpo!). O almoço fora pedido no restaurante do quilo, o jantar foi servido lanche, o café da manhã passou batido... e eu cortando, costurando, aborrecendo, enlouquecendo...
O tecido acabou! saí para comprar mais. Perco preciosas horas nessa etapa. Chego suada, cansada e irritada da rua. Noto que a faxineira não veio - a casa estava de pernas pro ar. E a minha irritação foi aumentando...
Parei de fotografar. Não podia mais perder tempo.
Hoje acordo decidida: não farei mais @#%¨* nenhuma, compro pronto!!!
E entrego os pontos. Não consigo, é difícil, é muito trabalho, não disponho de tempo, preciso pensar no cardápio, preparar a casa para as visitas...
E só parei aqui um instantinho para desabafar, enquanto, lá em cima, repousa o meu projeto de sofá branco, ornado com almofadas verdes, pretas e roxas à espera de uma solução... e presente apenas em minha imaginação... E se quiser saber como terminou tudo, como ficou, como fiquei, veja aqui
Não desiste não, vai valer o sacrifício. Jogue um lençol(daqueles seus lindos) deixe escondidinho no carnaval e volte com todo entusiasmo na quarta feira de cinzas. Força!beijos
ResponderExcluirHelena,quando faço um projeto tipo reforma e acontece algum imprevisto,paro o projeto, reformulo as ideias e retomo assim que passa esta fase de "tudo deu errado desde o começo".Não sei o que acontece mas fica claro onde foi cometido um erro, um esquecimento e surge uma nova ideia, uma nova forma de fazer e quando vejo o resultado, no final de tudo,fico muito feliz. Eu acredito que se vc realmente quer fazer esta reforma, vc consegue.Ah! Eu faço por etapas e estipulo dia de inicio e fim de cada tarefa.
ResponderExcluirAfffff, que trabalheira, mas pensa como ficará lindo prontinho? Boa sorte. Beijocas.
ResponderExcluirOh linda, não desiste não!
ResponderExcluirTenho certeza que com seu capricho, vai ficar lindo...dá um tempinho, relaxa e depois volta!!
Beijocas
Também acho que vc deve esfriar a cabeça e relaxar... com calma e tempo vc vai conseguir, tenho certeza! Bjs e um ótimo carnaval!
ResponderExcluirBertha
Oi Helena, como nos comentários anteriores...sei que é uma trabalheira, mas acredito que qd vc estiver mais calma e com tempo vc consegue finalizar mais esta reforma, com capricho e o seu talento.
ResponderExcluirentão cobre mesmo com um lençol e divirta-se no feriado...aproveite pra descansar e depois retome seu projeto.
Beijo Grande
Tenho certeza que essa capa de sofá vai ficar divina, daquelas que dá água na boca da gente!
ResponderExcluirBj,
Cris
Desistir? Jamais! Dá um tempo e vai lá, com teu talento vai dar certo!!
ResponderExcluirAbraço, quero ver a foto depois de pronto!
Voce precisa desmanchar a capa velha e tirar o molde por ela. Depois de desmanchada,e bem passada com ferro, voce tira o molde. Use carretiha e papel carbono.
ResponderExcluirSempre faço isso quando me aventuro pelo mundo dos estofadores.
espero ter ajudado.
Beijos
Resilvia
Helena, até estou nervosa, vivendo o teu drama, diria mesmo, a tua tragédia.
ResponderExcluirSabe a Bree das Donas de Casa Desesperadas? Ela que era um modelo para mim, perdeu toda a credibilidade quando, em dois tempos, destroçou um sofá e recuperou-o, lindo e maravilhoso.
IMPOSSÍVEL! Não acredito que seja fácil. Por isso, tenho um Senhor Luís, que vem cá a casa, desmonta tudo, leva lá para o atelier dele e, uma semana depois, prazenteiro, apresenta a obra concluída. Tenho a certeza que NUNCA, nem que disso dependesse a minha vida, seria capaz de tal habilidade.
Mas eu não sou tu, amiga. Se conseguires, mais do que a minha admiração, terás a minha veneração.
Beijinhos da Nina
Ô dó! Dá a maior frustração quando não conseguimos realizar nossos intentos, né? Mas não encuca não, tenho certeza que passado o feriado e as visitas tenham ido, você conseguirá realizá-los. Afinal, penso que as "arteiras", nunca desistem, ainda mais tendo um pouco de mineirice encutida na pele, né não? rsrs Desejo que tudo ocorra bem, grande abraço e boa semana.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkk...desculpe, mas vc é muito engraçada relatando o drama todo..rs.
ResponderExcluirAh! se a idéia já está na mente então não destrua. Nada de comprar pronto, pq qdo a gente faz é muito mais gostoso. Joga uma colcha por cima do sofá, ajeita algumas almofadas e espere o carnaval passar e as visitas tb. Depois, com calma, vá trabalhando no seu sofá com carinho. Vc vai ver que vai valer a pena!.
um grande beijo e muita paz!
Cris/RJ
olá querida você vai dr conta do trabalho parece ser ben decidida, mas estÁ MUITO LEGAL SEU POSTER ADOREI BJS lEILA
ResponderExcluirOi amiga o computador ficou doida e as letras sairam maiores bjssssssssssssssss
ResponderExcluirHelena
ResponderExcluirQue episódio estressante!! afinal costurar é um prazer que relaxa.
Acho louvável você mesma querer reformar o seu sofá e acredito que você consiga fazê-lo desde que estejas descansada, com tempo sobrando, sem se sentir pressionada. Só assim você conseguirá raciocinar qual o modo de reformar esse sofá.
Mas antes de decidir sugiro que faça mesmo um orçamento com o tapeceiro e ouça sobre o que ele tem a dizer sobre estofamento porque pelo que sei eles não usam máquina de costura doméstica.
Desejo boa sorte.
Beijos,
Fátima Ventura
Helena,
ResponderExcluirQue sufoco! Menina, que coisa mais chata, hein?
Não desista. Você é capaz de fazer isso e muito mais. Talvez, numa hora de calma, depois que isso tudo passar.
Quando uma coisa começa a dar errado, o melhor é parar e continuar em outro momento.
Espero que tenha dado tudo certo com as visitas. Rs
Beijos
acabei de chgegar, esse é o primeiro post q leio e ate eu fiquei suada so de ler o levanta, agcha, costura deita no chao...
ResponderExcluirJa passou o carnaval... vc poderia fazer uma parte por dia... ou vai me dizer q desistiu mesmo? ...
Bj
Quanta costura linda por aqui.
ResponderExcluirMas agora voce me desanimou tambem, pois estou seriamente em fazer uma capa pro meu. bua :(.
Bjs....
hoje estou vendo sua tentativa para esse trabalho te adimiro e pesso que recomece porque como vc . quero forrar o meu sofa e me inspiro em pessoas trabalhadeiras e determinada como vc bjssss.
ResponderExcluirOlá Helena!
ResponderExcluirEu estou só matutando como forrar meu sofa, aí procurei no google e te encontrei achei bem legal pena que não postou as fotos finais ou não terminou não sei, mas eu vou fazer diferente vou colar o tecido nos lados e frente com cola pano e levar para uma costureira fazer as almofadas (assento e encosto.
O que vc acho da idéia?
vou mandar fotos do antes e do depois pra vc.
Força,
Nádia
Oi Nádia, não deixou e-mail para respostas. Vou responder aqui, caso volte.
ExcluirBem, se quiser saber como fico o sofá, entre nesse post aqui e leia:
http://minhaprimeiracostura.blogspot.com.br/2012/04/cada-macaco-em-seu-galho.html
Quer meu conselho? mande o seu sofá para um estofador, pois essa é uma tarefa extremamente exaustiva e o resultado não é bom. Tente economizar fazendo você mesma suas almofadas, mesmo que tenha que fazer com pontinhos à mão - vale a pena.
Beijos
Adorei pois estava quase fazendo o mesmo.
ExcluirDesisti antes de destruir totalmente o meu sofá.
Ao anônimo:
ExcluirBoa. Fez a melhor coisa.
Beijos
Força, você vai conseguir. Eu estou a pensar fazer o mesmo ao meu sofá.
ResponderExcluir