Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

15 de março de 2012

Apenas um começo e muitas possibilidades

Tenho 11 novas alunas - todas especiais para mim - e seria injusto falar só de uma, pois todas merecem um post especial. Aos poucos vou falando e mostrando seus trabalhos aqui. A maioria  nunca havia visto uma máquina de costura antes e fico admirada como todas já conseguem realizar em casa, no maior capricho, aquilo que foi feito em aula  e todas têm bom gosto para escolher tecidos! Tenho 11 alunas e poderia ter esse número multiplicado por 3 se fosse atender a todos os pedidos que estão na lista de espera, mas gosto de ensinar com excelência, cada uma por vez. A cada uma dou atenção especial, diferenciada, pois cada uma tem o seu tempo; cada uma, única. 

Logo que anunciei no blog que iria iniciar novas turmas, vários e-mails foram chegando e as vagas foram sendo preenchidas com muita rapidez. Houve duas desistências quase em cima da hora, que imediatamente foram substituídas por duas que encabeçavam a lista de espera. Uma delas foi a Patrícia, a primeira a iniciar o curso logo no dia primeiro do mês e, por ter sido a primeira, seus trabalhos sempre são os primeiros a finalizar. Hoje terminamos o avental dupla face. Dá para acreditar que essa aluna, que nunca havia costurado nada, com apenas 3 aulas já foi capaz de fazer 8 belíssimas fronhas (2 no curso e as outras em casa sozinha) e esse avental? Ela foi assídua nos "para casa". Acho engraçado que aqui em Belo Horizonte "dever de casa" chamam de "para casa". E como já sofri com esses "para casa" quando minhas filhas aqui chegaram. Na verdade eram verdadeiros trabalhos não "para casa", mas "para pais". Agora eu me vingo deles dando os "para casa" para as alunas( hehe).
Todas as peças são feitas junto comigo, explicadinho, nos mínimos detalhes, com direito a levar uma "colinha" para casa e o passo a passo que disponibilizo no e-mails depois do trabalho realizado para que possam fazer outros, sem erro. Na hora que vão "dirigir" a máquina de costura algumas ficam tão compenetradas que chegam até a morder os lábios, arregalar os olhos e prender a respiração.  O dia que permitirem, juro, publico essas fotos, pois é muita diversão.

aqui o avental do lado estampado e com o bolso no tecido de bolinha.  Abaixo ele no tecido de bolinha e bolso estampado. Feminino ao máximo.
O paninho de prato foi um agradinho da "fessora" que aproveitou os últimos minutinhos de aula para ensinar como pregar um barradinho em pano de prato usando pontinhos decorativos da máquina (Janome 2008).  

Todos os trabalhos são feitos aqui em aula com minha orientação; algumas adiantam em casa, quando já têm máquina de costura, mas todos os trabalhos são finalizados aqui para só então darmos início ao próximo. 

Na próxima semana a maioria dos aventais serão finalizados e novos trabalhos iniciados. Cada dia uma alegria, uma conquista. Sinto que a cada dia eu ajudo a promover pessoas, a tornar suas vidas mais produtivas, a mostrar novas possibilidades, porque é isso que a costura nos dá: muitas possibilidades, até mesmo enquanto cozinha o feijão.... 


17 comentários:

  1. Helena, parabéns a você e alunas.Este avental ficou delicado demais.Se não fosse a distância seria mais uma aluna com certeza.Lindo seus "para casa".beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Helena com certeza vc é uma professora muito atenciosa ficou lindo,Quando não sei mas ainda vou fazer um curso de corte e costura bjos.

    ResponderExcluir
  3. muito tri..parabéns a profe e as alunas!!

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Que capricho e que profe atenciosa!!Se eu tivesse tido uma profe assim talvez tivesse aprendido a costurar. Parabéns à profe e às alunas!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Ai que vontade de ser sua aluna !!! Queria tanto fazer um avental lindo assim.

    Bjos
    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Queridaaaaaaa!!!! Vim agradecer sua visita e por deixar comentário no post que minha amiga fez pro meu blog. Esse avental está tão feminino, tão lindo. Dê meus parabéns a sua aluna! Todos nós somos quem somos pelos pais que tivemos e pelos professores que tivemos. Todo profissional, em qualquer área de atuação, precisou de um professor. Curvo-me e te parabenizo pela escolha que fizeste para tua vida! Grande BjO desta santista que te admira!!!

    ResponderExcluir
  7. Helena, querida "fessora", ainda muito avariada com os fusos horários trocados, já arrumei e lavei tudo e até fiz uma panela de sopa que é a única coisa que me apetece depois do desgoverno que foi esta semana.
    Eu queria TANTO frequentar esse teu curso, mas TANTO,TANTO!!!
    Na impossibilidade,e porque a necessidade aguça o engenho, lá vou fazendo e desfazendo sem desistir, porque dos fracos não reza a história.

    Achei lindo o avental. Tem um ar muito retro, muito chique.

    Agora que a poeira assentou, vou costurar uma peça em tecido para guardar toalhas na bancada da casa de banho. Chamar-lhe caixa não me parece adequado, é mais uma espécie de bolsa entretelada que vi por aí na net. Depois mostro, "fessora".

    Ah! o camarão é de comer rezando.
    Para não ter desgostos nem culpa, só me peso na próxima semana.

    Um grande beijo da Nina

    ResponderExcluir
  8. Helena, é muito bom poder aprender com quem ensina com tanto carinho!
    Esse avental ficou lindo, super fofo, feminino...
    E é como você disse: tem nos ajudado a tornar nossos dias mais produtivos e consequentemente mais felizes!
    Um beijo com carinho!

    ResponderExcluir
  9. Helena

    Que capricho! sua aluna está de parabéns; ficou maravilhoso o avental e bem feminino. Ela realmente teve muito bom gosto na escolha dos tecidos.

    Está vendo, Helena, quando se tem vontade de aprender...aprende e com prazer.
    Ensinar é gratificante e você também está de parabéns. :-D

    Bjs
    Fátima Ventura

    ResponderExcluir
  10. Ai...continuo insistindo que seria sua aluna se morássemos na mesma cidade! E a bolsa para os dias frios ficou linda, assim como o avental que sua aluna fez!

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  11. Pena que moro lonnnnnnnnnnge!Queria tanto fazer este avental!!!!!!
    Bjo
    maria Auxiliadora

    ResponderExcluir
  12. Minha querida e mais nova amiga... bem é a primeira vez que entro e já me apaixoneiiii. TEM DUAS SEMANAS , FUI OUSADA , COMPREI UMA MÁQUINA DE COSTURA, RSRS, MAS NÃO SEI COSTURAR1 SOCORRO , PODE ME ACHAR MEIO DOIDINHA , MAS EU TENHO VISTO TANTOS TRABALHOS LINDOS PELA INTERNET , E COMO MORO SÓZINHA , MEUS ANJINHOS BATERAM ASAS ... E PARA ME MANTER VIVA , EU JÁ FAZIA ALGUNS TRABALHOS , LINDOS MAS COM CUSTURA DE MÃO, E AGORA? MORO EM Itajubá , longe de Belô, comecei a mexer na máquina , tenho tanto a aprender , adorei os seus jogos americanos, quero muito aprender... Beijos e muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  13. vc tem um jeito meiguinho de se expressar adorei seu blog to querendo começar no mundinho da costura e ver seu blog só me deixou mais animada! Tratei de por nos favoritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karlinha, isso mesmo, comece a costurar, pois não vai querer parar mais. Se precisar de alguma ajuda é só me pedir, ok?
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Helena! Parabéns pelo blog. Tudo muito caprichado e charmoso. O avental tá lindo. Podes me informar o endereço para ver se posso entrar na lista de espera? Meu email é ligia.smeira@gmail.com. Aprendi bastante com os PAP, mas ainda pretendo fazer algumas aulas contigo, se possível. A cada frase que leio, meu entusiasmo para costura triplica e as idéias borbulham. Obrigada por esse presente. Abração, Lígia

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Helena
    Que prazer imenso é estar aqui olhando seu blog, parece ate q ja te conheço e dou risadas com seus comentarios, claro , alem de ficar encantada com seu jeito lindo de falar das aulas , q tanto se dedica com imenso capricho.Moro em Ilheus -Ba e fico só baband pelas coisas lindas q ensina ,se morasse perto com certeza eu iria querer ter suas aulas.
    Parabéns pelo seu blog e por ser tão especial
    Abraços
    Mônica (mmenezes11@live.com)

    ResponderExcluir
  16. Helena, Seu post ficou ótimo!! Parabéns pelo dia das professoras, seu vestido também ficou Lindo! Abraço Katja

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com