Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

5 de março de 2012

Faça você mesma

...uma mesa para o seu ateliê
No ano passado quando tive a feliz ideia de ensinar costura para quem não sabia nada, nadica de nada - é , em terra de cego quem tem um olho é rei!!! brincadeirinha.... o meu maior problema era cortar os tecidos, pois sempre tinha que descer para a sala de jantar, deixando a casa toda cheia de fiapos. Coisa chata, né? Mas desde que resolvi abraçar esse negócio de dar aula, sim, porque estou realmente abraçada com elas. Vou abrir aqui um parêntese, licença:

" tô 'paxonada' pelas alunas desse ano, tudo gente boa, feliz, entusiasmada e é disso que eu gosto, pois tenho uma antipááátia (já estou falando igual os mineiros!) desse tipo de gente que fica só dizendo "queria tanto, mas um tanto tão pequenininho... Ah, diga eu quero TANTO, assim grandão, forte...( tô animadinha, né?), pois essas alunas são assim, já chegam sorrindo, elogiando... e eu me sinto muito à vontade com elas, as horas passam e eu nem percebo " . Pronto falei o que queria delas, agora volto à mesa:

Havia improvisado um tampo de mesa e colocado em cima de dois cavaletes, mas como o ateliê ficou tão mimozinho, verdinho, clarinho, achei que ele bem que merecia uma mesa também clarinha, lisinha e fui lá na Leroy Merlyn (eu adoro aquele lugar) e comprei uma porta dessas baratinhas, ocas por dentro, levinhas. Escolhi a mais larga que tinha e trouxe, sozinha no carro! (paraíba masculina, mulher macho sim senhor...) -  nem pedi ajuda para o marido que estava estudando, coitadinho, vou incomodar o homem nada. Quando ele percebeu eu já estava com ela toda píntada. Dei uma mão de tinta branca de parede, lixei, outra mão de tinta, nova lixa, o sol estava fortíssimo e secou em dois minutos. Estava pronta a minha mesa. Fiz uns agradinhos nela com um pincel borrado com tinta laranja e tudo ficou "combinandinho". Forrei com um plástico grosso para facilitar a limpeza;  usei o grampeador de tapeceiro (meu eterno companheiro) pregando as sobras do plástico por debaixo e ficou bonita! Mas ficava escorregando o "tampo" toda vez que batia o umbigo nela. Voltei lá na Leroy e comprei umas madeiras fininhas, aproveitei a vinda do jardineiro (outro eterno companheiro que não largo nunca) e pedi que instalasse essas madeiras para que o tampo não escorregasse mais. Tudo preso, seguro. Beleza. 
tudo preso, seguro. Beleza!
Depois do expediente é só passar um pano com álcool e tudo fica limpo.

Ah, e eu não tenho motivo em dizer que estou "paxonada" por essas meninas? Olha o que acabei de receber pelo meu e-mail enquanto digitava esse post:

Oi Helena!
Acabei de chegar em casa! E cheguei mais empolgada do que nunca.
Doida pra arrumar um cantinho especial na minha casa pra fazer as costurinhas...
Adorei conhecer você, adorei a aula e fiquei ainda mais animada!
Passei o dia pensando em tecidos e mentalizando as costuras retas, hahahaha.
Amanhã tenho o dia livre e vou me dedicar aos exercícios :)
Ah! Depois me envia o telefone do moço que faz manutenção nas máquinas? Acho que a minha precisa de socorro...

Um beijo e obrigada por proporcionar uma aula e uma manhã tão agradável e deliciosa,

Karina.

Dá vontade colocar numa moldura, não dá? 

16 comentários:

  1. helena,adorei seu blog!Vc é sempre bem vinda viu,
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei vou eu mesma fazer a minha ..rsrsr obrigada por compartilhar coisas tão interessantes ...

    ResponderExcluir
  3. A mesa ficou ótima além de prática, bonita mas o que valeu mesmo foi o email da tua aluna. Parabéns, tuas aulas devem ser o máximo!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena, gostei muito do post!
    Sua alegria com suas alunas, mostra o quanto você gosta do que faz! Parabéns!
    Beijos e um lindo dia.

    ResponderExcluir
  5. O prazer, a alegria e o seu amor pelo que faz é contagiante! Eu tô aqui encantada com as costuras e as possibilidades que ela nos oferece, e o seu incentivo no meu primeiro dia de aula me deu um gás pra riscar a palavra 'desistir' da minha cabeça! ♥

    Ah! A ideia da mesa é sensacional. Preciso de uma mesa assim na minha casa. Com o tempo vou ajeitando um espacinho especial...

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. oi querida,minha mãe é costureira e eu nunca havia me interessado pelas costuras,mas ganhei uma máquina da minha mãe e estou apaixonada!ainda estou muito atrapalhada,mas como você disse quando a gente quer MUITO,dá certo!obrigado por sempre me inspirar!bjos.

    ResponderExcluir
  7. HELENAAA! MINHA MÃE É COSTUREIRA E TB TEM UMA MESA ASSIM O TAMPO É UMA PORTA. PORÉM NÃO ESTÁ ASSIM COMO A SUA, TODA PRODUZIDA. VOU LEVBAR ESSA IDEIA PRA ELA.
    MENINA, TU NÃO SABE, CATEI UMA MÁQUINA DE COSTURA ONTEM NO LIXO....KKKKK...UMA SINGER PRETINHA, SÓ FAZ COSTURA RETA, COM MOTOR E TUDO E O MELHOR, FUNCIONANDO DIREITINHO E SEM FERRUGEM, MINHA MÃE ADOROU, DISSE QUE O PONTO DELA É LINDO. COMO ALGUÉM PODE FAZER ISSO NÉ? BOM PRA MINHA MÃE QUE GANHOU MAIS UMA MÁQUINA. AMANHÃ TEM "MOSAICO ROSA" NO MEU BLOG, EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER. TE ESPERO! BJUS PRA VC PRA ESSAS ALUNAS FOFAS!!!

    ResponderExcluir
  8. Helena, que bom ver toda essa animação.
    Você merece todo o sucesso.
    Um beijo da Nina

    ResponderExcluir
  9. olá Helena
    querida a quanto tempo,estava te seguindo com a minha conta velha,
    que não tenho mais,por isso te perdi de vista,agora vou te seguir de novo,com a conta nova.
    querida que empolgação,li o post de baixo,onde você diz que e sempre entusiasmada de arrumar sua casinha,pois eu sou como você e espero que isso não passe.
    sua mesa esta linda,amei esse tecido que você usou pra cobrir ela.
    eu também amo a leroy, tenho uma aqui pertinho de casa e è uma tentação pra mim.
    eu também andei costurando,fiz outra capa pra meu sofá,è incrível que eu sei fazer uma capa pra sofá, mas não sei fazer uma blusa pra mim, vou tentar fazer um vestido,para o próximo verão, se ficar bonito mostro, se não , não rsrsrs
    feliz dia das mulheres flor.
    baci

    ResponderExcluir
  10. Helena "Griselda"

    Felicidade é isso...não precisa de nada complicado para ser feliz...basta fazer o que gosta com amor, com motivação. Não importa se vai lavar o banheiro ou se vai estudar para uma prova difícil na faculdade. Importa é ter amor ao que faz. Isso dá felicidade.

    Mulher!! Tua energia positiva é contagiante, não tem como atrair gente antipáááática, logo cai fora e cede lugar para gente com a mesma energia e motivação que a tua.

    Parabéns pelas aulas, pela nova mesa que ficou graciosa e delicada com os detalhes em laranja.

    Sucesso p/você e suas alunas do presente e do futuro.

    Bjs
    Fátima Ventura

    ResponderExcluir
  11. Olá Helena!
    Recebi os moldes.Hoje na minha postagem falei deles.Obrigado e para voce, marido e filhas um abençoado fim de semana.Beijos

    ResponderExcluir
  12. Chequei aqui através da Maria Alice.
    Amei conhecer seu blog!!!
    Sou de BH e tambem amo costurar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Estou com inveja dessas alunas... Tô com dó de mim. Escuta, vc não que vir morar mais pras bandas de cá, não? Eu quero ser sua aluna,rsrsrsr
    Já improvisei mesa parecida com a sua lá na outra casa de minha mãe. Usei três portas, pois queria uma mesa compridérrima... Para fazer toalha comprei foi metro de pano,ôooo... Será usada novamente agora para os 90 anos de uma tia. Os mais velhos da família ficarão nela, os mais novos espalhados por mesas menores ao redor. Já viu que a turma de velhos é grande, né?kkkkk Tô na dúvida onde vou ficar sentada. Se bem que posso ficar dentro do bolo e sair de surpresa (ridículo, deixa meu marido ler isso... vai ter certeza que se casou com uma maluca).
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. HOJE TIREI O DIA PARA MATAR SAUDADES DOS CANTINHOS QUE AMO, E VIM TE VISITAR
    ADORO CURIAR OS SEUS DIAS
    RODEI TANTO, VI OS PORTA BIJOUS QUE ES~TAO FOFOS, A BOLSA DA ALUNINHA VIRTUAL FICOU DIVINA, SUA SALA FICOU DIGNA DE FOTOS DE REVISTAS ENFIM
    TUDO ALTO ASTRAL
    ENTÃO CONTINUA AÍ NAS AULINHAS QUE VOU CONTINUAR OS MEUS PASSEIOS
    BOM DIA

    ResponderExcluir
  15. Vou fazer uma para meu cantinho. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com