Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

20 de abril de 2012

Quer mudar de vida?

Anda desanimaaaaaada, enrola o dia inteiro e não consegue sair do lugar? Ideias na cabeça, mil. Mas por onde começar, o que fazer? como? onde?

Costura, minha filha! Compre uma máquina de costura - se é que já não tem uma encostada no quartinho das bagunças - e matricule-se num cursinho rápido. Embora os cursos demorados são ótimos porque ensinam modelar, fazer roupas sob medidas, não são apropriados para quem precisa, de imediato, se animar, ganhar um dinheirinho já com seus trabalhos. 

Vê essas belezuras aí em cima? (e eu me emociono toda vez que olho para elas) são trabalhos feitos por alunas que até dois meses atrás NUNCA haviam sentado numa máquina de costura!!!! Essas alunas, assim como a Patrícia (dona do trabalho), já estão comercializando seus trabalhos, todas as peças aprendidas aqui no cursinho para iniciante. Quinta-feira ela chegou carregando uma sacola imensa, cheia de jogos americanos que havia feito para um bazar que está organizando - todos belíssimos, de muito bom gosto; tecidos macios, acabamento impecável. Sabe quando o aluno supera o mestre? É assim que me sinto. Nesse dia eu até pedi: "ah, vamos cancelar a aula de hoje só para babar em cima disso?" Não tiramos fotos dos jogos porque pretendíamos montar uma mesa bem bonita para fotografar, fazendo jus ao bom gosto, mas a conversa foi entrando em outras dimensões, iniciamos o treino com zíper, fizemos capas de almofadas, arriscamos o início de uma bolsinha e quando vimos o horário havia, como sempre, extrapolado. E saiu a Patrícia, esbaforida escadas abaixo para buscar a filha na escola e eu, atrasadíssima, para fazer o almoço, dar um "tapa" na casa e me preparar para a aula da tarde. Fiquei só com as primeiras fotos deixadas na máquina que mostro abaixo:

Bolsinha porta-jóia (inacabadas)



Com a Patrícia é assim, tudo o que aprende faz em demasia, conjuga estampas diferentes, inventa outros acabamentos, dá palpite... enriquece, soma, multiplica, cresce... 

E as outras alunas? cada uma merece um post à parte. Cada uma tem um interesse diferente. O da Patrícia é, além do prazer, comercializar seus trabalhos, montar um ateliê, dar cursos, oficinas, viver mesmo da costura. Outras têm a costura apenas como lazer mesmo, um passa-tempo, uma terapia, fazem tudo com calma, degustando... Algumas têm o foco em costurar apenas suas próprias roupas; outras em customização, outras diversão, presentear e assim o curso vai avançando, quase não tenho mais que sentar na máquina, repetir o be-a-bá. Conversamos muito enquanto costuramos. Às vezes rimos, às vezes choramos, às vezes desabafamos, falando da empregada, do marido, do filho, do vizinho, do que vamos fazer para o almoço. Histórias assim, gostosas que ainda fazem parte do universo feminino. Graças a Deus.

Mas agora espia só esse presentinho que a Andreia fez para a sua mamãe depois que aprendeu a fazer o avental aqui. Ela fez com a ajuda do marido! É, não basta só casar, tem que participar!
Lamento, mas lamento TANTO que as fotos não saem tão lindas como no original. Vou tentar outra foto do avental:

Mas dou a minha palavra que ele é lindo, lindíssimo (tudo no superlativo à  moda José Dias (Dom Casmurro)

21 comentários:

  1. Parabens a suas meninas, os trabalhos ficaram lindos!!!
    Ah!...que inveja de não poder participar desse clubinho de "costuroterapia"....rs
    Bjins,
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
  2. Helena,
    tudo muito bonito...
    Parabéns às alunas e à professora!!!
    Um grande abraço de uma seguidora

    Maria Filomena

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena!
    Meu sonho de consumo é esse ,mas moro em uma fazenda e fica difícil de entrar em um curso,sem falar q por aqui não tem...Eu mesma nunca tinha pegado em uma máquina,e o q quero é fazer costurinhas ,artesanto,essas coisinhas lindas q sempre vemos,então criei coragem e estou me aventurando,foi até engraçado qdo fui comprar o vendedor,falava da máquina e eu hã hã,como se soubesse algo,qdo cheguei em casa fiquei sem saber por onde começar,aí apareceu minha cunhada q me ensinou a colocar a linha,depois eu achei um video na internet,q me ajudou muito,sempre me recorro a ele e aos poucos vou me aventurando nela e pela internet a fora vejo como fazer e vou fazendo...
    Quem dera se eu tivesse uma Helena aqui perto ,eu ia adorar...
    Os trabalhos das suas alunas ficaram ótimos!!!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Acompanho seu blog há algum tempo e adoraria ser sua aluna, mas sou de SP...
    Quem sabe um dia...
    Enquanto isso vou enfrentando a máquina sozinha, com uma ajudinha da internet, kkkk.

    Bjs
    Lívia
    hortelacommel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Helena!

    Vou colocar pilha pra você fazer o encontro de sábado! Deixa a gente conhecer a Patrícia e pegar umas dicas de empreendedorismo com ela! rs.

    Amanhã vamos lá comprar tecidos, eu e marido! rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ai lindos trabalhos parabéns as alunas e a professora MARAVILHOSA .Helena será que teria como vc fazer os moldes de conjunto de cozinha (completo) e jogo de banheiro pra mim por favor ? Ai eu compraria de vc esses moldes e mais alguns espero sua resposta e combinamos direitinho ah não tenho pressa não tá bjs aneapsantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Helena que trabalhos lindos! E a professora toda prosa mostra as artes das alunas dedicadas.
    Fiquei feliz de ver novas postagens. Já estava sentindo falta de passar por aqui no atelier do minha primeira costura.
    Boa sorte, sucesso e paz.

    ResponderExcluir
  8. Helena, respondendo à tua pergunta, o bicharoco é verdadeiro e foi embalsamado.Queria eu a tua proximidade para me aventurar mais na costura.
    Só agora entendi que dás aula pela manhã e pela tarde. E tratas da casa e alimentas a família e vais às compras e...
    Que vida boa.
    O blog tira-me muito tempo, mas é um tempo repleto de prazer. Nunca, mas nunca, paro. A costura fica para a tarde de domingo, quando bagunço à vontade e lá vou fazendo umas coisinhas.
    O forro da bolsa está um espetáculo, desculpa a imodéstia. Imagina que até costurei bolsos no interior. Queria tanto que visses.
    Um grande beijo, amiga,
    Nina

    ResponderExcluir
  9. Helena,

    Você é uma grande incentivadora virtual, imagino pessoalmente.
    Só de ler suas postagens, dá uma vontade de sair costurando tudo. Risos
    A bolsa porta-jóias ficou lindinha.
    O avental da outra aluna, ficou perfeito. Lindo presente para o dias das mães.
    Obrigada pelo carinho de sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro ler teus relatos entusiasmados sobre os progressos das tuas alunas!!
    abraços e sucesso a todas!!

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Helena...
    Como vai?
    Estava passeando em seu blog e vi essa postagem. Que maravilhoooso o trabalho de suas alunas. Me sinto pertinho quando você relata dos aconteciemntos. Participo vibro a cada postagem sua.
    Quero segui-la.
    Vc espiou minha primeira costurinha.
    Sabe, ainda estou aprendendo a mexer no blog e estou amando.
    Eu gostaria de saber como faço para ter o molde desse avental que é simplesmente um luxo.

    Parabéns querida.
    Bjokas
    Erika
    http://meuateliecostura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que gostoso costurar junto com amigas. Fico aqui imaginando esses encontros-aula; é até uma terapia, não? Parabéns à Patrícia, os trabalhos dela são super caprichados, todos muito lindos e com certeza ela já é sucesso comercial.

    O avental...ah..o avental..M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!! a mãe de Andreia ficará super feliz ainda mais por vir feito pelas mãos da filhota. A Andreia também está de parabéns assim como o marido ...que graça, uma jóia de homem, um companheirão.

    Helena, aos poucos poste os trabalhos das outras alunas. É muito bacana o seu trabalho e a motivação contagia a costurar mais até quem está lendo seus posts...no caso..eu fico animada p/costurar.

    Bjs
    Fátima Ventura

    ResponderExcluir
  13. Encantadoras as produções de suas alunas. Imagino a sua alegria com esse desabrochar individual de cada uma.
    Realmente cada uma tem seus objetivos no aprendizado da costura e independente da diferença entre eles, é maravilhoso ver que a costura pode fazer com que as asas se desenvolvam e a capacidade de voar se torna infinita.
    Como gostaria de poder participar dessas aulas...
    Aqui sigo na minha luta com minha máquina de costura. Ela já doeceu duas vezes esse ano, tendo inclusive de ser "hospitalizada"... A bonitinha é nova, mas deve ter problemas de rejeição a dona,rsrsrs. Bom, ela chegou em casa novamente e vamos ver se está curada (espero que sim!).Logo mostro minhas humildes produções (só deixo vc ver de longe,kkkkkk).
    Bjks
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. Parabens a suas meninas, os trabalhos ficaram lindos!!!
    Acompanho seu blog há algum tempo e adoraria ser sua aluna, mas sou de Santos...
    Enquanto isso vou enfrentando a máquina sozinha,errando e acertando..rs
    Sou sua fã..!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olà! Minha primeira vez visitando o blog e amei. Nunca sentei na frente de uma maquina mas adoraria aprender a fazer essas coisas simples e tao lindas! Pena que to em Porto Alegre e nao tenho idéia onde eu poderia fazer um curso desses rápidos! Alguém saberia me indicar algum lugar aqui? Um abraçao a todas!

    ResponderExcluir
  16. Olà! Minha primeira vez visitando o blog e amei. Nunca sentei na frente de uma maquina mas adoraria aprender a fazer essas coisas simples e tao lindas! Pena que to em Porto Alegre e nao tenho idéia onde eu poderia fazer um curso desses rápidos! Alguém saberia me indicar algum lugar aqui? Um abraçao a todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila, não deixou endereço para respostas... Bem, vou responder aqui mesmo caso volte neste post. Não conheço ninguém em Porto Alegre, mas dou uma dica: entre no site Superziper, pois lá tem um post que indica cursos de costuras em diversos lugares. Vá lá nos comentários porque muita gente deixou seus contatos lá, inclusive eu.
      Mas não desista de procurar alguém que possa lhe ensinar, mesmo que tenha que pagar algumas horas para uma costureira de bairro, principalmente dessas mais antigas ou já aposentadas - elas têm dicas para tudo!
      Beijos

      Excluir
    2. Voltei! Vou procurar sim! Essa noite me deu insonia e li TODO o teu blog! Valeu pela dica e sucesso!

      Excluir
  17. Não conhecia o teu cantinho e digo que amei,pois acho lindo quem sabe transformar tecidos em peças lindas,gostaria muito de aprender a costurar ,sei apenas o básico e vou tentar fazer um avental,vamos ver como sairei nesta aventura rsrsrs.....bjs......

    ResponderExcluir
  18. Menina, estou aqui olhando seu blog, estou apaixonada pelas suas coisinhas, são lindinhas, se eu morasse aí, com certeza queria ser sua aluna, me apaixonei por você e pelo seu blogs.Desejo que Deus continue te abençoando com muita saúde, muita paz e muuuuito amor.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia, certamente não seríamos apenas professora/aluna, seríamos AMIGAS!
      Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com