Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

28 de novembro de 2012

Costurar está na moda

Rodrigo Leitão - jornalista, colunista de gastronomia da Rádio Band News -  mostrou no Programa do Otávio Mesquita um atelier em São Paulo, onde um grupo de meninas descoladas dão aulas de costuras para iniciantes. As aulas são dadas em grupos grandes, diferente do meu curso em que as aulas são individuais, mas o que elas costuram não fogem muito daquilo que costuramos aqui. 

Quer assistir ao vídeo Veja aqui 


E se você sabe apenas o básico, tente se aventurar costurando algo para você. Se não sabe desenhar o molde, copie de outra roupa. Este vestido foi inspirado em outra e aquela em outra. Juntei a parte de cima do molde de um pretinho básico (tubinho), alterei a manga para manga meia lua (veja no detalhe). A parte da saia foi prolongada até o pé, apenas afastei o molde na altura do quadril para ficar meio evasê. Aumentei a circunferência da cintura para poder fazer uma prega na frente e duas atrás (para dar volume ao bumbu.

Mas quando quero copiar de uma outra roupa já feita, eu faço assim: coloco a roupa pelo lado avesso, ponho o papel por cima e vou contornando os relevos das costuras com um lápis. Vou copiando por parte para não ficar confuso. Depois, recorto, acerto as medidas, coloco por cima do tecido escolhido e vou me aventurando - esta é a parte mais gostosa! Todas as alterações que faço no tecido eu faço no molde, pois ele servirá para outros trabalhos. O começo pode parecer difícil, pode estragar pano. Não tenha medo. Se estragou, encoste, pegue outro, pois não dá para fazer uma omelete sem quebrar os ovos. 

 Obs: As roupas que mostro aqui não são roupas que ensino no curso, pois não costuramos mais roupas - apenas o básico, o início para outros voos. Mostro para incentivar aquelas que pretendem um dia costurar suas próprias roupas, para encorajá-las que é possível sim costurar sem frequentar um curso. Se puder frequentar, frequentam, é ótimo - algumas pessoas preferem aprender juntinho. Mas se não for possível, tente sozinha. (ai, depois dessa declaração ninguém mais vai querer pagar para aprender).  Eu nunca fiz um curso completo (abandonei o meu há anos). Tudo o que sei foi xeretando em revistas, em vitrines, revirando as minhas roupas compradas, comprando molde pronto. Hoje continuo aprendendo pela net, pelos blogs que eu acompanho e adoro, com as pessoas que me ajudam a crescer todos os dias, como estes aqui só de costuras:
Vídeos da Solange (outra) - todos ótimos
E tantos outros que ainda não descobri.


14 comentários:

  1. Olá!

    Sou seguidora do seu blog há um tempo.Gosto muito das suas postagens sobre costura ,apesar de não saber nadica de costura...Comprei um máquina Elgin Supéria este ano para começar a fazer alguma coisa.Mas infelizmente até agora só fiquei treinado alguns pontos nela...mas quem sabe começo a fazer alguma coisa...

    Adorei o post de hoje.
    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena,

    Adorei o vídeo das meninas, que bom ver que as pessoas estão se interessando mais em fazer algo com as próprias mãos ao invés de comprar pronto... Gostei muito das indicações de blogs e vídeos que você colocou aqui.
    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Muito legal o post de hoje!!
    Sou artesã e confesso que fiquei com mais vontade ainda de fazer uma bela roupa para mim, vou comprar uma revista e aproveitar um horário tranquilo para me aventurar!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. adorei o vestido!
    prá mim costura tbm é uma aventura. eu tbm aprendi de xereta, lendo aqui e ali, olhando costura em roupa pronta, seguindo moldes - nunca fiz curso. através da costura, minha casa tem uma cara que só ela tem (prá bem ou prá mal...), cada cortina é exclusiva, e a versatilidade? a toalha de mesa hj pode virar calça do filho amanhã, a camiseta que tá curta na filha pode virar um vestido, e por aí vai... e prá mim, que gosto de roupas com design vintage, posso ir direto a fonte, ao invés de esperar encontrar o que gosto nas lojas.
    o único lado negativo da costura na minha experiência é que a minha máquina tem um imã danado de forte, e quando eu me pego com ela acabo indo dormir tarde demais... mas nada na vida é perfeito.... :D
    um abraço
    elisana
    http://costuraquasereta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Regina!

    Como sempre uma postagem pra lá de inspiradora! Você não faz ideia do quanto me incentiva. Muito obrigada por compartilhar conosco, suas inciativas, sua criatividade, suas palavras encorajadoras.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Que vestido lindo! Adorei tudo: o modelo, a cor, a estampa floral delicada, o detalhe das mangas... Acho que é impossível não elogiar tudo o que você faz. E parte do fato de costurar estar na moda se deve à você - modificando o mundo prá melhor, um pontinho por vez... Beijos de fã!

    ResponderExcluir
  7. Oi Helena!

    Tô curtindo seu blog, se encaixa perfeitamente comigo. Tb sou louca por costura mas não consigo sair da "saia reta". Vou seguir sua dica e copiar de outras roupas...será que consigo??? Bjs!
    A propósito, esse vestido está lindo, adoro essa manguinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline, tente copiando de uma peça mais simples, sem muitos detalhes, pois dá super certo. Faça vestidinhos de gola careta e manga cavada - não tem erro. Se usar um tecido com um pouco de elastano nem precisa colocar zíper. Se quiser fazer com forro (é bem simples), tenho um passo a passo no meu blog "blusa dupla face" e só seguir. Caso tenha dúvidas, me escreva, ok?
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Helena!! Eu acompanho sempre seu blog e, assim como você, eu tenho enorme vontade de costurar minhas roupas, sempre achei o máximo poder fazer roupas do jeito que queremos, com decote maior, menor, mais comprido, mais curto... enfim, acho isso muuuuito legal!
    É uma pena morarmos tão longe pois eu gostaria demais de conhecê-la!!
    Por enquanto me aventuro nas pinturas em madeira e nas capas de Bíblia, que você já viu no meu blog... as costuras pra mim eu ainda não ousei postá-las...kkk
    um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Oiiiiii


    Amei seu trabalho...muito maravilhoso!!!!Parabéns!!!!!


    www.freelancermodelagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ,eu acho que voce costura muito bem, e ja que não da aulas de roupas voce podia postar os paps de algumas, no começo do seu blog voce postou como fazer vestido forrado e eu que moro longe de voce estava aprendendo contigo, mas voce resolveu não postar mais ,que pena, fiquei decepcionada, volta a postar por favor, Beijos Suze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suze, dou aulas 8 horas por dia, de modo que não me sobra tempo de preparar paps, pois é um serviço muito demorado porque eu tenho que fazer uma roupa, parar a todo instante para fotografar (e nem sempre a foto sai boa), escrever, me fazer clara para que qualquer iniciante entenda (e quando não entendem, me mandam muitos e-mails pedindo mais explicações detalhadas e, infelizmente em alguns casos, sou insultada porque não fui clara. Quando iniciei o blog a intenção era como passa-tempo, um hobby. Depois vi que perdia horas infinitas nesse hobby, que poderia estar ganhando dinheiro, ajudando nas despesas da casa. Daí comecei a ensinar ao vivo!
      Deletei alguns porque no início eu ensinava roupas, mas como a demanda cresceu por coisas mais simples, resolvi ensinar só costuras para a casa que é mais rápido, menos complicação, tenho mais pessoas interessadas. Há blogs que só ensinam costuras, de graça - geralmente de pessoas que têm tempo para isso, que não trabalham ou que precisam disso como terapia. Não deleitei alguns, viu? Por exemplo, não deletei o pap do vestido forrado - veja o post: http://minhaprimeiracostura.blogspot.com.br/2011/07/passo-passo-pretinho-basico.html
      Também não deletei o pap da blusinha dupla face, que é o mesmo pap de como fazer um vestido. Ele continua lá. Veja aqui:
      http://minhaprimeiracostura.blogspot.com.br/2012/01/vamos-fazer-uma-camisetaregata-dupla.html
      Abs,
      Helena

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com