Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

12 de novembro de 2012

O que é ser chique

Não canso de falar aqui o quanto a costura proporciona-me momentos de alegria, satisfação, auto-estima e economia. Por causa dela eu posso estar bem vestida num evento, de dia ou de noite, gastando pouco. Não preciso passar horas batendo pernas no shopping à procura do que vestir. Posso fazer, em poucas horas, um vestido simples, mas elegante. Não gosto de exageros. Gosto dos clássicos. Eles são fáceis de fazer.

Sábado fomos ao casamento do sobrinho do meu marido. A cerimônia e festa foram num sítio lindo de morrer, em plena manhã. Meu casamento também fora assim. Qualquer dia falo dele. Prometo. 

E com que roupa se vai numa festa assim? Pensei em várias possibilidades, mas todas confeccionadas por mim, obviamente. Comprei 1,20 de linho puro e outros de linho misto, infinitamente mais baratos. O linho puro amassa demais, não queria chegar toda amassada e feia, pois teria que pegar um bom trecho de estrada até o local do evento. O linho misto, embora barato, muito bonito, encorpado, num azul cobalto que eu adoro, saltou aos olhos. Lembrei que tinha uma bolsinha com as alças da mesma cor...


E o meu traje já estava definido por causa dessa alcinha azul. Fiz um tubinho bem básico. Se ficasse chinfrim para a ocasião, faria outro com o outro linho. Mas não ficou. Gostei do resultado. Gostei do visual. Gostei de mim dentro dele. Nunca devemos julgar nada pelo valor monetário!

Como o linho é misto, fiz penses apenas nos seios, pois nas costas temi que ficassem armadas. Acho feio. Então inventei um cinto com lacinho chanel logo abaixo do seio, preso com dois botões forrados. Na foto a cor ficou diferente. Ué...





E assim fui vestida  com meu tubinho feito em casa. Fiquei lá, bem à vontade, misturada às bacanas e aos seus trajes, certamente comprados em lojas caras. Porém, um detalhe importante que vale ressaltar: fiz com capricho, com forro, corte perfeito, barra bem assentada, costuras bem acabadas, cinto bonito, botões forrados. Usei minhas pérolas verdadeiras (brinco, colar e anéis), caprichei na maquiagem...falei baixinho...comi e bebi pouquinho...

Sou fina, sou chique, embora baratinha. Mas esta sou eu!

Mas chique mesmo é ter postura perante à vida. É saber economizar nos supérfluos, valorizar o feito por você mesma. É costurar um vestido inteiro gastando muito pouco, pouquíssimo e se sentir bela dentro dele. Com a economia aproveitar a vida, viver momentos únicos, como neste final de semana, onde pude me hospedar com minha família numa gostosa pousadinha em Atibaia (SP), pois o casamento foi nos arredores daquela cidade. Certamente se estivéssemos comprado nossas roupas em lojas de grifes teríamos que voltar para casa logo após ao casamento, sem descanso.

E costurar para mim continua sendo as coisas mais chiques da vida...







25 comentários:

  1. Amei o post, amei o vestido, e tens uma companheira de chiqueza rsrs, pois faço meus vestidos também.
    Bjs
    Audrey

    ResponderExcluir
  2. Amei tudo...é exatamente assim que eu penso também...bjs!

    ResponderExcluir
  3. Helena amiga, um arraso simplesmente chic e elegante sem exageros.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  4. Helena, você é linda!
    Seu vestido está um encanto.
    Que mulher elegante e prendada!
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Adorei Helena, vc ficou táo linda, táo CHIC !
    Eu gosto muito dos seus posts, principalmente os que vc fala de moda, das suas roupas.
    bjs,
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo e você é chique. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Adoreeeei!!!!!
    Adorei tudo, a roupa, os acessórios, a postagem... Delícia poder estar aqui e aproveitar do seu estímulo.
    Novidades: a bonitinha da máquina nova (segui sua dica) já chegou. Hoje com mil encrencas para resolver, estava saindo de casa quando o interfone tocou. Era ela! Ainda não pude nem abrir direito, pois não deu pra parar um segundo... Amanhã com calma começo a pegar intimidde com a minha nova mascote.
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  8. Helena, o menos e sempre mais. Estavas linda! E depois, a classe e uma coisa que vem de dentro.
    Farei apenas uma rectificação, não estavas, és linda!
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  9. Helena, adorei a postagem. O vestido está maravilhoso, parabéns!! Chiqueréssima!!

    bjssssssss,

    Débora

    ResponderExcluir
  10. Tava linda! Adorei o vestido (não sei fazer nada forrado, snifs!), o detalhe do cinto, a combinação da bolsa e o sapato - mas o detalhe que eu mais gostei foi você posicionar o sapato sobre a cama com um paninho por baixo: super-delicado, limpinho e classudo da sua parte. Detesto ver gente de sapato sobre a cama, pisando no sofá como fazem os americanos nos filmes... Eu também fui no último casamento com um vestido feito por mim - de um crepe preto, 14 merrécas o metro, com uma estola de linha prateada feita por mim (cuja linha me custou menos de 10 reais...). Também falo pouco e baixinho, como pouco mas fico o tempo todo pensando em atacar toda a comida feito uma desesperada (classuda por fora, canibal maluca por dentro...). Aí chego em casa e faço o marido me comprar uma pizza. Mas você tava um arraso - aposto que as parentas ficaram todas desacorçoadas... Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Jupiacira - Sabará - MG13 de novembro de 2012 às 11:44

    kkkkk você é ótima!
    De qualquer forma iria arrasar, pois quem se ama sempre esta muito bem, né?
    Fica mesmo fazendo inveja.
    Depois vc vai babar nos meus modelitos. Ainda chego lá. Me aguarde ou melhor, arruma espaço para minha aulas kkkkkk
    Agora o detalhe é manter a forma para economizar o metro do pano né? kkkkkkkkk
    Este seu corpítio não consigo acompanhar não.....
    Você realmente estava, estava não, você é finíssima.
    Bjus minha Linda

    ResponderExcluir
  12. Me conta, mulher: como ficou o bacalhau gratinado?

    ResponderExcluir
  13. Helena! Ficou lindo demais! Também gosto muito doi clássico. Quem sabe daqui um tempo possa fazer eu mesma os meus vestidos. Né! Tendo você como professoura! Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Helena! Ficou lindo demais! Também gosto muito doi clássico. Quem sabe daqui um tempo possa fazer eu mesma os meus vestidos. Né! Tendo você como professoura! Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Olá,Helena!

    Esse post me fez suspirar! Ficou lindo esse vestido!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  16. Helena,

    Isso que é ser chique. Arrasou!
    Amei essa cor do vestido que combinou demais com você.
    Gostei muito do que li sobre economizar com estilo e bom gosto.
    Você tem o mesmo pensamento que o povo daqui. Eles economizam numas coisas, e gastam em outras que trazem qualidade de vida e lazer. Eles não abrem mão disso.
    Eles cuidam dos jardins, fazem tudo que podem pra não pagar caro pelos serviços. E nas férias de verão, eles saem com os carrões, barcos, alguns de motor home, e vão para os lugares mais lindos. Isso que é ser chique. Rs

    Muito bacana esse post. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie Helena,
    Isso sim é ser chique!
    Como vc, antes mesmo de costurar estar na moda eu já gostava!Sempre gostei de fazer meus vestidinhos de boneca e bolsas de tecido. Agora decidi que quero viver disso. Começei agora a investir em curso para aprender a fazer roupas mesmo e bom corte e acabamento, realmente não são faceis, dão trabalho, mas o resultado é maravilho, fazem a diferença, como desse seus vestido. Ainda quero chegar lá!
    Seu vestido ficou lindo!Parabéns!
    Quando tiver um tempinho vai lá conhecer meu blog.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  18. Obrigada por compartilhar suas experiencias conosco!aaaaaaaaaaaaaaaamo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane, sou meio ignorante para assuntos "internéticos". Não tenho FB (já tive, mas deletei). Recebo comentários no blog que vem de lá, como o seu. Fico no vácuo! para entrar em contato contigo é somente se ter FB?
      Beijos e obrigada pela visita. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamo.

      Excluir
  19. Amei o post. Parece que estava lendo minhas palavras, pois tb faço minhas roupas e é um prazer enorme ficar planejando o que usar.
    Somos chiques bem!!!
    Bjs Marcela.

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcela, delícia não é?
    Sinta-se privilegiada, abençoada por possuir esse dom tão maravilhoso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Se sentir bem em algo que você mesma fez não tem preço. I love you costura S2

    ResponderExcluir
  22. Ahh! não vejo a hora de ser chic como você!! Sou iniciante na costura e ainda estou me encontrando com a ajuda de vocês,costureiras generosas em compartilhar sua sabedoria.
    Parabéns pelos trabalhos maravilhosos que faz,espero chegar ao seu nível!
    Bjus ,Ana Lídia

    ResponderExcluir
  23. Oi, querida Helena! Só vi essa postagem hoje, e amei! Amei cada palavra e concordo com todas elas. Parabéns amiga, você é muito chique! Beijos no coração, Clau.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com