Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

19 de novembro de 2012

Roupa nova para a mesa de refeições...

... e um receita que aprendi com as amigas de blog.
Não sigo muitos blogs porque não tenho tempo de ler e comentar. No meu caso, o intuito de ter um blog é divulgar o meu trabalho, sem ter que sair de casa, pois é através dele que minhas alumas me descobrem. Mas há blogs que eu adoro, que se tornaram meus livros de cabeceira porque não falam em futilidade, são bem escritos, criativos e prestativos. Um deles é o da Rosa. Nos conhecemos através de uma leitora que nos achou muito parecidas. E somos mesmo! Com a Rosa eu aprendo a cozinhar, a pintar o cabelo, a costurar, a decorar, a economizar... só ainda não aprendi a tricotar porque decididamente não levo mesmo jeito. Acho difícil. Aprendi com ela uma receita fácil e barata de bacalhau, sem precisar dessalgar - feita na panela de pressão. Veja aqui.

Já fiz esse prato duas vezes e hoje eu resolvi substituir o bacalhau por filé de frango

  • Usei 3 bandejas de filé de frango. Cortei em cubos, temperei com alho, cebola e sal. Daí não usei a pressão para o filé. Coloquei um pingo de óleo na panela de fundo largo (sempre frito na panela para não fazer sujeira). Fui dourando os cubos de um lado e outro. Reservei num pirex. À parte cozinhei, igual a Rosa ensina, as batatas na panela de pressão. Cortei em cubos para combinar com o frango. Coloquei um pouco de água, um caldo de galinha e as batatas. Depois que apitou a pressão, contei dois minutos e desliguei. Deixei sair a pressão sem colocar debaixo da torneira como faz a Rosa. É perigoso, viu? 
  • Na mesma panela que dourei o frango, acrescentei meia colher de sopa de manteiga, juntei uma cebola inteira picadinha e adicionei um pouquinho de sal. Dissolvi uma colher (sopa) de maizena num copo de leite (copo requeijão) e juntei ao refogado da cebola. Escorri as batatas que já estavam macias. Aproveitei um pouco da água das batatas e adicionei, aos poucos ao mingau que estava fervendo para sair o gosto de maizena. A consistência deve ficar de um mingau mesmo, nada ralo e nem grosso. Depois joguei tudo dentro da panela (frango e batatas). Acrescentei uma lata de milho verde (cozido no vapor - é mais gostoso). Adicionei uma pitada de pimenta do reino, cheiro verde picadinho. Mexi e desliguei. Não usei creme de leite , como no bacalhau. Aqueci o forno, transferi tudo o que estava na panela para um pirex de vidro. Ralei (no grosso) um pedaço de queijo parmesão porque gosto de comprar em pedaços e ralar na hora e polvilhei por cima. Levei ao forno bem quente até as pontinhas das batatas e frango ficarem moreninhas. Delícia. Para acompanhar servi vinho tinto porque só meu marido não gosta do branco.


Modifiquei um arroz que estava na geladeira, refogando duas cenouras raladas (no grosso) com um pouquinho de azeite. A mesa fica colorida. Transferi para o serviço de porcelana. Levei à mesa.

Piquei fininho meio pé de escarola (aqui em minas fala-se almeirão) que a Michelly (a aluna do nenê) me trouxe do sítio. Coloco num vidro de tampa: azeite,  limão, uma gota de mostarda, sal e orégano. Agito bastante, transfiro para a molheira e levo à mesa.

Estreei a roupa nova da mesa: jogos americanos em brim xadrez marrom e areia; guardanapos com cantos mitrados na cor areia. Nos finais de semana gosto de usar guardanapos em tecido, mesmo que sirva uma refeição simples só para os 4 de casa. A mesa fica mais bonita.

Gosto de receitas fáceis que podem ser preparadas com antecedência quando temos visitas para o jantar. Não existe coisa mais desagradável do que deixar as visitas na sala bebericando, rindo e conversando com o marido enquanto você vai para a cozinha cuidar da comida. Eu gosto de deixar tudo preparado com antecedência e só vou na cozinha colocar e tirar do forno, bem discretamente (para dar a impressão que não deu nenhum trabalho).

11 comentários:

  1. Ahhhhh! Agora você esmagou meu coração com o garfo, porque ele ficou molinho como batata... Que linda, mencionando eu... Adorei a mesa, a comida,os enfeites. Agora, deixa eu falar uma dica sobre a escarola: você gosta de queijo gorgonzola? Eu sei, a maioria das pessoas odeia, talvez você seja uma delas. Mas salada de escarola com gorgonzola esfarelado é uma loucura: faço um molhinho à parte com azeite, vinagre, sal e, num potinho, esfarelo com as mãos, em pedaços pequenos, um pouquinho de gorgonzola. Na hora de servir a salada (que foi picada o mais finamente possível...) eu jogo o queijo por cima, jogo o molho, mexo bem prá distribuir e divido. Experimenta, mesmo se você não é fã do queijo: você pode se surpreender. Beijão e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena
    Pena morarmos longe senão faria aulas com vc com certeza.
    Adoro vir aqui e ver tantas dicas otima e serias e vou conhecer tbem a Rosa.

    Gostaria de te convidar para participar do amigo secreto do cafe e cetim, vai ser uma brincadeira bem legal.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Linda composição, receita boa, deu vontade de provar tbm, rs!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena, que mesa linda! Visitei o blog da Rosa e adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Helena, que mesa chique. Gosto imenso de pratos feitos no forno.
    Já fui visitar a sua amiga Rosa! Ela merece visita e companhia com os seus textos deliciosos e uma sábia filosofia de vida.
    Quanto à doação, querida, costumo dar o que não uso à minha empregada que é uma excelente pessoa e que dá bom uso ao que lhe ofereço, que, na verdade, é pouco, pois a roupa dura imenso nas minhas mãos, se calhar porque tenho demasiado. Na verdade, cada vez compro menos, embora, às vezes não resista. Continuo a comprar, mensalmente, a Burda, mas o facto é que não tenho tempo para fazer tudo quanto gostaria.
    Já estava com saudades tuas, mulher ocupada, empresária de sucesso. Por aqui, tenho escrito muito e guardado a ver o que acontece. Serás a primeira a saber, minha amiga linda, inteligente e elegante.
    Um grande beijo da Nina

    ResponderExcluir
  6. Helena, ter sucesso dá imenso trabalho. Dou os primeiros passos naquilo!
    O vestido é realmente bonito, a tua cara, muito simples e super elegante.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  7. Helena!O pessoal daqui de casa, adorou a cestinha, avental e o jogo americano ( vou estreiar no cafe da manha de sábado. Achei linda a sua mesa, e vou fazer sua receita, adorei a idéia da Rosa do gorgonzola (amo). Obrigada pela aula de hoje, achei super aproveitosa. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Helena,

    Elegância na mesa e na comida. Que coisa linda!
    Concordo com você. É bem melhor deixar tudo pronto pra poder participar da conversa com os amigos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. JUPIACIRA TINOCO - SABARÁ - MG25 de novembro de 2012 às 22:08

    Eu sei Helena é que fiquei com água na boca, viu? Sua danadinha.
    Se eu conhecer a Rosa, tô frita.
    Não canso de dizer que você é demais.....
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. JUPIACIRA TINOCO - SABARÁ - MG25 de novembro de 2012 às 22:13

    Ah, a proposito, adorei fazer parte de um grupo de gente feliz kkkkkkkkkkk
    Nunca tenha dúvidas que seu BLOG é excelente, viu?
    Se todas as pessoas conseguissem ter inveja saudável como a minha, estariam mais felizes, não é mesmo?
    Bjinhos novamente kkkkkkk
    Ju

    ResponderExcluir
  11. Helena, você é tão agradável!!
    E ainda por cima temos o mesmo nome! Quanto bom gosto!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com