Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

23 de janeiro de 2013

Figurino feito em casa

Tenho uns vestidinhos muito confortáveis para ficar em casa, ir ao supermercado, dar aulas... são práticos, fáceis de costurar, tecidos simples, baratos e não me apego a eles. Rasgou, desbotou, manchou, jogo fora e faço outros.

Hoje eu saí por aí toda produzida com coisas feitas em casa, desde o vestido, a bolsa, depilação, unhas, retoque nas raízes dos cabelos à escova.

Com dois retalhos de tecidos que comprei no quilo (brim 100% algodão) fiz esta bolsa 

Esclarecendo a um comentário maldoso que recebi tempos atrás, de uma tal de não sei quem, dizendo mais ou menos assim: "tem complexo de inferioridade, quer ser elegante copiando coisas que não pode comprar" Ô, sem noção, posso comprar, viu? Tenho um montão de bolsas bacanas, ó:
... e muitas outras que estão no maleiro. O meu marido, O MEU MARIDO, quando viaja a trabalho para o exterior compra pra mim! Gosto de usar as bolsas bacanas, mas gosto muito mais de usar aquelas que faço porque gosto de valorizar meu trabalho, principalmente porque são bolsas desse tipo que ensino aqui no cursinho de costuras para iniciantes. E você não faz ideia a alegria que proporciono a essas alunas! 

Então, continuando... com 1 metro de uma sarja preta (100% algodão) fiz esse pretinho bem basiquinho, copiando de outro que tenho, comprado na Zara que paguei uma fortuna e o bicho já esgarçou todo (joguei fora). Coloquei o vestido por cima do tecido previamente lavado, passado, dobrado no fio, com capricho. Cortei, costurei, fiz os acabamentos da gola, barra e manga, sem zíper só com duas penses atrás e na frente para não ficar com cara de roupa de dormir!
E para deixá-lo mais "chiquinho" inventei de costurar uma gola postiça, pegando " bera"  na criação/copiação da minha filha:
Hum... não deu certo o conjunto. A golinha ficou perfeita, mas não gostei do conjunto preto-bege. Fiquei a mais perfeita copeira - só faltou o aventalzinho de babado, meia e bandeja - nada contra a digna profissão -  mas fiz roupa para sair por aí, não para servir cafezinho em escritório! A golinha foi substituída por este colar que combina com tudo.
E saí assim, toda exibida, convencida que estava bonitinha, ajeitadinha. E para dizer a verdade, estava ótima demais para quem ia fazer compras em supermercado, me misturar entre couves e legumes, carnes e linguiças...

Nota: Não costuramos mais roupas aqui no cursinho que é destinado a iniciantes. Costuramos só costuras para casa e presentes, como esta bolsa. Mas um vestido assim, básico demais, qualquer pessoa que consegue costurar uma fronha, consegue. Mesmo porque aqui você vai aprender a costurar reto, a dobrar e cortar o tecido na posição certa, vai aprender a fazer bainha, costurar viés. E foi apenas esses conhecimentos que precisei para costurar um vestido assim. Não fiz o molde (porque não sou modista - não sei, não aprendi e nem me fez falta aprender, pois eu sempre copio de outro. Costurar exige um pouco de iniciativa, imaginação, boa vontade, sair do "quadrado". 

Volto depois com outros modelitos para incentivar você, que só sabe costurar reto, a sair do "quadrado" e entrar na roda.  

26 comentários:

  1. usar coisas feitas por nós não tem preço!

    ahhh se eu morasse por ai...seria aluna na certa! rsrsrsrs

    bjos ótima semans

    ResponderExcluir
  2. Olá Helena!!
    Admiro muito sua criatividade e habilidade com as costuras.
    Acho o máximo quando você posta que fez seus vestidos e acessórios e saiu para passear ou foi em uma festa.
    O figurino para as compras no supermercado ficou maravilhoso, digno de um passeio no shopping!! E me incentivou a fazer uma roupa para mim, já que faço artigos para o lar e bonecas.
    Adorei o post!! Infelizmente existem pessoas que não tem criatividade, e entram no blog para criticar, afinal é mais fácil comprar, pois para fazer uma peça exige mãos habilidosas e isso você tem!!
    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Me perco aqui!
    Amei a bolsa! A distância é grande, mas a vontade de fazer uma aulinha é maior ainda. beijos

    ResponderExcluir
  4. Helena

    Já dizia Coco Chanel: "“A simplicidade é a chave da verdadeira elegância.”

    Ficou muito bacana o seu vestido mesmo sendo copia de outro, e daí né? Aliás, já vi, peças copiadas muito, mas muito melhores do que as originais e/ou de marca.

    Esse vestido não combina com gola. Minha imaginação visualizou, para uma ocasião mais formal, um colar perolado com cerca de 6 ou 7 voltas com diferentes comprimentos.

    Admiro o seu capricho e você (assim como outras blogueiras que conheço)nos anima, motiva, inspira a quem lê suas postagens. Não é gentileza minha mas sinceridade.

    A bolsa listrada e colorida é jovial e quebra a seriedade do vestido.

    Parabéns, Helena.

    Bjs
    Fatinha

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena,

    Seu vestido está lindo e a bolsa, um luxo!
    Você nem devia se importar com um comentário como esse. A pessoa não tem a menor noção do que realmente tem valor na vida.

    Eu por exemplo não uso acessórios em couro por amor aos animais (sou vegetariana). Só uso bolsas de tecido. Não dá para comparar o valor de uma bolsa feita com todo carinho pela minha mãe (que é costureira e bordadeira) com uma de grife, produzida na China por mão de obra escrava... Não é?

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena, amei seu vestido muito elegante, eu fico sonhando em fazer uma aula com você, pois só costuro reto, é um previlégio fazer as próprias roupas, amei sua bolsa, fazer nossas coisas para mim é um sentimento lindo, parabéns você é muito caprichosa e prendada, é dificil ter pessoas assim. Que Deus te abençoe sempre, sucesso querida.

    Cláudia Muniz
    casascomdetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Helena,

    Obrigada pelo carinho. Você é muito querida.

    Sabe, eu não conheço nenhum grupo semelhante em Belo Horizonte.
    Na verdade, existem muitos Círculos de Mulheres, mas não com este trabalho. Pelo que andei vendo, parece que eu sou a única que trabalha com a técnica da palavra, corpo e arte por aqui.
    No exterior há grupos semelhantes. Eu aprendi com uma analista do Canadá.
    Nossos encontros acontecem uma vez ao mês, geralmente no último sábado de cada mês, das 10 às 13 horas e depois temos um lanchinho para confraternizar.
    Recebemos com frequência amigas de outras cidades e estados no grupo, já recebemos pessoas de Santos, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Santa Catarina...
    Os encontros são gratuitos, este projeto não tem fins lucrativos, é a forma que encontrei de unir o trabalho voluntário com o que mais amo fazer.
    Se um dia você puder vir a São Paulo na data de um de nossos encontros, venha nos visitar.
    Nosso grupo é muito amoroso e alegre.
    Seria um enorme prazer recebê-la.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Helena, eu sou boa pessoa, sou bem educada, acho, até, que sou fofa.
    Pronto, punhámos a classificação nestes termos, sou uma fofa.
    Só se borra a pintura quando, uma zinha da vida, me tenta
    e incomodar. Aí fico irreconhecível.
    De modo que, fico piursa quando me contas esses episódios.
    Tá visto! Não há como evitá-los. És demasiado grande, demasiado elegante, demasiado bem sucedida para não chamares a atenção... e, já me esquecia, demasiado gira!
    Amiga, eu, a fofa, deslumbro-me com a tua postura e o teu trabalho!
    Melhor , muito melhor, do que o despeito invejoso de quem, não só não é fofa, como, para cúmulo, é burra.
    Estás o máximo.
    Beijos (da fofa)

    ResponderExcluir
  9. Olá Helena,gostei do seu vestido e bolsa,quão agradável é usarmos as coisas
    que fazemos,eu sei disso,obrigada pelo seu comentário e quando voltar a fazê-lo
    faça através do seu blog,ou seja, comente entrando no meu blog através do seu,
    pode ser que seja mais fácil beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mira, gosto de responder no blog da pessoa, pois é uma maneira de dar uma olhada no blog também. Porém, gostaria de saber se, respondendo aqui em meu blog, a minha resposta vai direto para o seu blog ou você tem que voltar aqui para ler?
      Beijos

      Excluir
  10. Ahh Helena, por isso que eu adoro seu blog!! Esse seu jeito de encarar o "inimigo", até com um certo bom humor,é invejável!! Queria ser assim também.
    Mas, voltando ao que realmente importa, suas peças estão lindas. A bolsa colorida tipo sacola, super na moda, e o pretinho básico, formaram uma dupla perfeita!! Estou curiosa para ver os outros modelos!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luci, eu não entendo o que uma pessoa ganha com esse tipo de ofensa, de graça, pois nem nunca vi a dita cuja. Depois ela mandou outro comentário, tipo assim: "ah, descobri porque você se acha tanto, é paulista, credo!!!!!" Dá para acreditar? Coitada.
      Beijos

      Excluir
    2. Nossa, essa é demais mesmo!! Preconceito puro, distinguindo pessoas pelo local onde nasceram,ridículo, não é? Deixa prá lá, Helena, não vale mais a pena perdermos tempo falando de pessoas pobres de alma. Vou ficar aqui, lendo e revendo suas postagens antigas, e aguardando as novas, que estão cada dia mais lindas.
      beijo

      Excluir
  11. Olá Helena,tem de comentar no MEU blog mas entrar nele através do seu.
    Hoje conheci a Nina,é espetacular e fofa,é linda de morrer,elegante e especial,
    gostei imenso dela,mulher de classe mas muito amorosa.

    beijo

    ResponderExcluir
  12. Não dê bola para o que essas invejosas falam.... Chique hoje é reaproveitar, fazer peças exclusivas, sair do comum. Não precisa gastar uma fortuna para estar elegante e bem vestida! E nada melhor do que saber um ofício, dá orgulho de cada coisa feita... ah! adoro seu blog!!! Acho muito lindo tudo que faz!! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adoro seu blog! Não dê bola para gente invejosa e maldosa... Chique e elegante hoje é reaproveitar, ter peças únicas, principalmente se for feita pelas próprias mãos... Dá tanto orgulho e não precisa gastar uma fortuna para estar bem vestida!! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Não dê bola para o que essas invejosas falam.... Chique hoje é reaproveitar, fazer peças exclusivas, sair do comum. Não precisa gastar uma fortuna para estar elegante e bem vestida! E nada melhor do que saber um ofício, dá orgulho de cada coisa feita... ah! adoro seu blog!!! Acho muito lindo tudo que faz!! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Menina, vc tá super hiper mega CHIC !...rss
    Adorei cada detalhe. Pena que náo dá para ver os detalhes do vestido, mas no conjunto ficou linda.Adorei a bolsa, o cordáo...tudo. Vc é DEMAIS !
    Ih!...quem fala essas besteiras está morrendo de inveja...se mordendo....kkkk
    Pensa que exclusividade é para qq uma?....só para as PODEROSAS....hahahaha
    Bjs e parabéns por tanta inspiraçao.
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
  16. Adorei a estampa da bolsa, mas o meu favorito foi o vestido. Ficou um arraso, você ficou linda nele (se dissesse que tem 35 anos de idade, eu diria que tem cara de 33...). Quanto ao comentário da moça, deixa prá lá! Eu sempre digo: quem tá em paz e tá feliz não faz o mal. Isso é sinal que a vida dela tá atrapalhada e ela quer descontar em alguém. Tá tudo lindo e tá de parabéns. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. hahahha tem gente pra tudo,uma pessoa perde tempo de entrar na pagina olhar tudo e depois fazer um comentário idiota desses.
    Amei o blog estou seguindo
    um abraço

    ResponderExcluir
  18. amei seu blog estou aprendendo a costurar e tenho aprendido muito com você

    ResponderExcluir
  19. Olá...bom dia, dia bom! Apesar do calor intenso que faz aqui....mas procurando sobre vestido com malha fria...me deparei com seu blog....e fiquei encantada....amei suas dicas, seu jeito...tão romantico!
    Fiquei pensando nesta infeliz mulher que fez tal comentário, sim só pode ser infeliz e invejosa creio eu!
    Grande abraço e muitas bênçãos do Pai do céu e que Ele continue a iluminar a sua vida!

    ResponderExcluir
  20. boa noite... existe pessoas que procuram fazer o bem de alguma forma, esses trabalhos manuais são lindos e tenho certeza que muitas alunas humildes que até ganham dinheiro aprendendo a fazer bolsas, necessaire, então não se preoculpe se aparece alguem em algum momento criticando, é inveja pq não tem capacidade...

    PARABENS PELO LINDO TRABALHO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta ao comentário acima (23.02.14): Sinto-me completamente gratificada, além do dinheiro que ganho dando aulas, em proporcionar tantos momentos de satisfação a tantas alunas que vêm aqui aprender a costurar e, em casa, desenvolverem sozinhas inúmeras costuras.
      Obrigada pelo comentário tão gentil.
      Beijos,

      Excluir
  21. Olá, estou pensado em fazer um curso de corte e costura e resolvi procurar alguma coisa na internet para me dar uma direção e achei. estou apaixonada pelo blog, ja sei por onde começar e como fazer para conseguir a renda para comprar a minha primeira maquina (por enquanto terei que usar da minha mãe). Parabéns pelo Blog, tenho certeza que ajuda muita gente com suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá: Está de parabéns em se decidir pelo curso de costuras! não vai se arrepender.
      Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com