Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

3 de janeiro de 2013

São Paulo, Brazil

Saí de Belo Horizonte no dia 23 de dezembro rumo a São Paulo sem dizer adeus aqui no blog, sem desejar Feliz Natal e Boas Festas. Desliguei o computador, tranquei a porta e parti. Perdão.
Pernoitamos em Itajubá, na casa de uma sobrinha muito querida. A Fabíola  preparou o jantar e eu arrumei a mesa marcando cada lugar com velas acessas que refletiam luz no rosto de cada um, deixando o ambiente muito alegre e acolhedor. O Paulinho (marido da sobrinha) contou causos engraçados de sua infância até altas horas. E eu me senti novamente dentro da família como nos antigos Natais quando a família ainda estava completa com mãe, pai e todos os irmãos. Essas são as mais doces lembranças dos antigos Natais que guardo como tesouro dentro de mim. Fabíola, mande as fotos!

Passei o mês de dezembro muito ocupada com as alunas, preparando as malas e fazendo meus presentes...
até as embalagens foram feitas por mim
 As velas que fiz para o jantar na casa da Fabíola 

Conjuntos iguais a este foram para as cunhadas
Short para minha filha usar como pijama de verão - fiz em tricoline
Para as muitas irmãs e sobrinhas fiz bolsas, bolsinhas, necessaires e porta-joias e tantos outros presentes que não fotografei para não perder tempo, pois era grande a ansiedade para partir...

E até que enfim chegou a noite de Natal. Jantamos com a família do marido e almoçamos com minha família. Durante a semana antes do Ano Novo não fiz outra coisa a não ser andar pela São Paulo - minha cidade querida. Senti calor, muito calor. Tomei chuva, tomei chopp, tomei café. Depois esfriou. Senti frio. Não trouxe blusa e saí para comprar às pressas. São Paulo tem disso e por isso me dou tão bem com sua inconstância porque também sou assim como São Paulo: intensa demais, calma demais, fria, quente, inconstante demais.

No dia do meu aniversário (30.12) fomos almoçar no Guarujá, debaixo de chuva. Completava 54 anos!
E eu amo o pequeno trajeto porque não dá tempo para enjoar da estrada, não cansa, não dá tempo de ter faniquito, não dá para ter ansiedade (bem... nesse dia não havia trânsito porque eram 30 de dezembro!).
Gosto da praia vazia nos dias de chuva e naquele dia parecia que todos também gostavam daquilo...
E lá fomos nós, a pé, do carro até ao restaurante porque não havia lugar para parar, já que metade dos paulistanos já estavam lá!

 Gosto de chuva. Gosto da garoa fininha, macia. Gosto de São Paulo. Gosto de estar aqui, de viver aqui. Gosto de ir às compras, tomar metrô, me misturar entre os baianos, japoneses, coreanos, chineses, italianos... Gosto de estar entre meu povo! Gosto de gente, de mundo, mas não gosto de gentalha!

passeando na Liberdade...
...na Estação da Luz
...tomando café em frente ao Mosteiro de São Bento...
 Agora aqui carece uma foto bem grandona, ó:
...no Teatro Municipal  (Praça Ramos). 
Ah, e não fotografei a Oscar Freire com suas lojas iluminadas de luxo, os sofisticados shoppings  Higienópolis, JK Iguatemy, Iguatemy com tantas filiais de lojas internacionais, desde cosméticos a roupas... os mercados repletos de cor, flor, frutos, centenas de restaurantes descolados onde servem as mais variadas comidas de toda parte do mundo... Parque Ibirapuera, a imensa área verde da Cidade Universitária... os tantos museus, tesouros paulistanos...

E eu fico admirada com comentários de alguns brasileiros incultos, principalmente aqui na blogosfera,  dizendo a outros povos que aqui no Brasil só tem porcaria, estradas com buracos, gente mal educada! Eu só consigo ver coisas belas porque as feias eu sei que existem em todas as partes do mundo! Sim, o nosso país é belo, é imenso, é rico, é civilizado e só não enxerga quem é mesmo ignorante das coisas do seu próprio país!

São Paulo, muitos Brasis. São Paulo, Brazil!

14 comentários:

  1. Olá Helena!!
    Sou suspeita para falar de SP, pois nasci e cresci aqui, amo muito tudo isso, principalmente as praias.
    Nosso Brasil tem muita beleza, é um país repleto deáreas verder e sem guerra, infelizmente falta algumas pessoas valorizarem o que tem.
    Fico feliz que tenha aproveitado as festas de final de ano aqui, inclusive seu aniversário.
    Te desejo um feliz 2013 repleto de paz e sucesso para você e sua família!!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josye

      Também sou suspeita para falar de SP e quanto a praias paulistana gosto mais das do Norte do Estado além de Ilha Bela.

      E embora eu não seja partidária do PT, vamos torcer positivamente para o novo prefeito Fernando Haddad, que ele faça um ótimo governo, melhor que o anterior.

      Feliz 2013.

      Excluir
  2. OI QUERIDA!QUE VIAGEM LINDO VC FEZ!!FUI Á SÃO PAULO HÁ MUITOS ANOS.AMEI TUDO!!TENHO MUITA VONTADE DE VOLTAR, MAS MINHAS FÉRIAS NUNCA COINCIDEM COM AS DE MEU MARIDO. ENQUANTO FICO NA PRAIA, ELE FICA TRABALHANDO. TRABALHA EM UMA COMPANHIA DE ÁGUA E NÃO PODE TIRAR FÉRIAS NO VERÃO...SNIF.
    AH, QUE LINDO O SHORTS DE SUA PEQUENA!!BJS E FELIZ 2013!!

    ResponderExcluir
  3. Ah minha querida Helena... fiquei sem ar com sua postagem. Me vi em cada lugar que fotografou. Amo São Paulo, não fosse a distância que estaria da família, nada me incomodaria de morar lá. Sou urbana demais, gosto de viajar e não concordo quando falam que aqui não tem nada. Quem fala isso deve conhecer lugares no exterior sem tem percorrido cada cantinho desse Brasil (graças a Deus posso dizer que conheço muiiiito o nosso território, mas ainda falta um montão de lugares aqui nessa pátria tupiniquim). É claro que há lugares que quero conhecer e outros retornar no exterior, mas minha primeira opção é o nosso território e sua diversidade de povos e paisagens.
    Estava com muita saudade de ler suas postagens e mesmo atrasada(como sempre) quero felicitá-la pelo níver.
    Que 2013 seja iluminado, cheinho de realizações, saúde, muita produção, viagens e felizes encontros familiares pra vc.
    Receba o meu carinho
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena!

    Se eu soubesse que estava aqui em Sampa teria tentado te encontrar...
    Fic feliz que tenha aproveitado bem a viagem. São Paulo fica ótima nessa época, não tem trânsito, todo mudo viaja, fica muito melhor.
    Feliz Ano Novo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que delícia de passeio, amei as fotos!
    Lindo fds, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Helena

    Emociona o seu relato de amor à nossa cidade - São Paulo - que eu também amo, a cidade em que nasci, onde trabalho, tenho meus amigos e onde criei meus filhos também paulistanos que amam esta terra.

    Que pena vcc não ter visto os enfeites natalinos nos prédios da Av.Paulista e o coral de Natal, os enfeites no Pq.Trianon e no Pq Ibirapuera. Estavam magníficos!! Mas no dia 26/12 foram desmontados para ceder lugar à decoração da virada do ano.

    Quando vier em SP nessas épocas de feriadão, liga p/mim!!!! nem que seja para conversarmos ao telefone e se puder nos encontrarmos pessoalmente.

    Helena, Feliz 2013 e que seu sucesso continue por muitos anos.

    Depois dê uma passada no meu blog, fiz uma cortina simples para a pia da minha cozinha e lembrei muito de ti quando postaste a tua cortina azul.

    Beijos e desculpe-me pela ausência.
    Tenho muito carinho por ti.

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga Helena!...que saudades!
    Feliz Ano Novo prá vc tb! Como vc eu tb adoro ir a praia com chuva..hahaha
    Só assim dá para ver o mar sem aquele turbilháo de barracas e quiosques que se amontoam nas areias. Gosto de sentir a natureza, ouvir o barulho das ondas etalando...chuááááá....
    As fotos estáo lindas. Que bons ventos iluminem todo o ano que está chegando.
    Bjs,
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
  8. olá Helena,conheci o seu blog através de uma amiga comum
    foi a Nina,gosto muito do blog e já o inclui nos meus favoritos beijo

    ResponderExcluir
  9. Helena,

    Você passou o aniversário dentro do deu amado estado. E, ficou quietinha. Quero saber a data certa desse dia. OK? Atrasada, mas deixo aqui os melhores desejos por mais um ano de vida.
    O passeio de você foi lindo. E, realmente, parece que todos pensaram como você, mas mesmo assim, valeu a pena ir à praia.
    Gostei demais das fotos do centro de SP. Uma cidade muito importante do nosso país.
    Aproveite bastante e mate a saudade de sua terra querida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Helena, querida, Bom Ano! Já não falamos desde o ano passado.
    Sei que esteve(está?) em ferias ... Eu também dei uma voltinha bem legal, como dizem os meus queridos brasileiros!
    Agora, em casa, encontrei o blog da Mira que vive aqui no Porto, embora bem longe da minha zona. Pensei:
    Já que não tenho a Helena, tenho a Mira, costureira experiente. Constatei-a e sugeri-lhe que organizasse cursos de costura para pessoas aventureiras e atrevidas como eu. Falei-lhe em ti, como exemplo de empresaria de sucesso e indiquei-lhe o teu blog. Acabei de falar com ela pelo telefone. Não sei se o projecto será viável, mas, mesmo que não seja, pretendo ajuda-lá divulgando aqui o trabalho que realiza.
    E assim, de repente, 3 pessoas que nunca se viram, estabelecem pontes. Não é uma maravilha?
    Estou a digitar no iPad que, como sabes tem personalidade própria e fortes convicções, o que equivale a que o texto resulte cheio de erros. Se for o caso, "me perdoa, vai..."
    Já disse que estou apanhando o vosso jeitinho doce e cantado de falar?
    Beijinhos, linda!

    ResponderExcluir
  11. JUPIACIRA TINOCO - SABARÁ - MG10 de janeiro de 2013 às 22:18

    Oi Querida!

    Que saudades!!!!
    Curta mesmo suas férias, pois as merece kkkkkk
    Não vejo a hora de retornar as aulas. Tantas novidades. Acho que não vamos costurar só tecer fofocas kkkkkkkk
    Tudo de muito bom para vocês e todos seus queridos.
    Inté amiga
    Jupiacira

    ResponderExcluir
  12. Helena! Um ótimo 2013!
    Sempre estou aqui, quietinha, mas, gostaria de uma ajuda, já que falou de SP :)
    Você conhece alguém que também dê aulas como você por estes lados?
    Estou fazendo um curso de Corte e Costura, mas não estou me encontrando.
    Aprendi muita coisa técnica já, mas, essas coisas como bolsas, jogos americanos, técnicas de quilt, de acabamentos etc não é ensinado no curso :)
    Agradeço se puder me ajudar.
    Um abraço, Juliana.

    ResponderExcluir
  13. Oi Helena! Que bom que você já está de volta! Tô saudades das aulas. Mas Fevereiro já está ai né! Que bom que você aproveitou sua viagem, está no meio de quem amamos é muito bom. Adorei seu ultímo parágrafo, kkkk até sei quem é assim...Aproveito para desejar a você e sua família um lindo 2013. Obrigada por me levar a lugares que de alguma forma marcou o tempo vivido em São Paulo e por me apresentar lugares o qual não conheci.. Até breve.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com