Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

25 de janeiro de 2013

Tapetinho para o pires (como fazer)

Hoje você encontra esses "tapetinhos" descartáveis, absorventes, mas nada, NADA, substitui a delicadeza de um tecido e uma renda. Se for em linho, melhor ainda. 

Delicado ao servir um copo d'água... e nem precisa ser copo de cristal.
 E a xícara também não precisa ser em porcelana, pode ser também em vidro. Dentro pode ser um capucchino, pois xícaras assim são ideais para essas bebidas...
 Ficou com vontade fazer um assim? Eu ensino e nem precisa saber costurar à máquina. 

Você vai precisar apenas de pequenos pedaços de tecido, de preferência linho branco e renda. Ideal usar renda em algodão, mas se não der, use em poliéster mesmo, mas cuidado ao passar a ferro, pois elas queimam com muita facilidade, grudando tudo em seu ferro. Use o papel manteiga por cima, como já ensinei  AQUI
Usei, como molde, a boca de um copo descartável, mas pode usar o próprio pires.
Fiz pequenas pregas na renda. Usei o próprio desenho da renda para ir dobrando e dando pequenos pontinhos à mão.. É necessário fazer essas pregas para que fique bem assentado na borda do círculo.
Antes de pregar a renda ao tecido, passei zig-zag bem miudinho na borda do círculo - bem na beiradinha para ficar delicado. Mas se não sabe costurar à máquina, não precisa. Deixa sem.
Depois fui só costurando a renda à borda do círculo. Na foto abaixo mostro que você pode usar o tapetinho descartável por cima, caso fique com dó de usar a xícara direto no tecido. Comprei os descartáveis na Tok & Stok como título "descanso para café".Eu chamo de tapetinho.
Fiz alguns à máquina, mas achei mais fácil fazer à mão, com ponto bem miudinho. Depois de pronto passei  a ferro, não esquecendo de colocar o papel manteiga (aquele que usamos na culinária) porque renda em poliéster queima com muita facilidade. Se quiser engomar, fica lindo, durinho, um sonho.

 Eu adoro um mimo assim! e quem não gosta de ser servido dessa forma? Pois é assim que sirvo minhas visitas porque quero expressar a elas, através de gestos tão simples e delicados o quanto são especiais. Mas se esse não for o seu estilo, use o seu, da forma como sabe expressar seu carinho, mesmo que servindo café em um simples copo de requeijão ou numa canequinha esmaltada e com broa de fubá, como é o hábito aqui em minas. Mas convide o seu amigo, seu vizinho, seu parente para um cafezinho no final da tarde, pois são em atitudes assim que moram as pequenas felicidades...

Aproveitando a minha ida à Tok & Stok, não pude deixar de registrar essa mesa prontinha para receber. O sousplat com renda bordada, pasmem, custa quase 60,00 reais cada um! Os vi em madeira de MDF, nessas lojas que vendem material para artesanato ao preço de R$ 4,00 cada um e acho que com uma boa mão de tinta branca (gosto de usar esmalte sintético à prova d'água) ficaria excelente. Agora não vou sossegar enquanto não comprar esses tais sousplats em MDF porque eu quero, EU PRECISO de uma mesa assim, pois a minha felicidade também mora nessas pequenas delicadezas...



13 comentários:

  1. Adorei!!!! Dica ótima e linda!!! Obrigada!!!! Beijinhos Andrea

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais vejo as novidades no seu blog, mais desejo que chegue logo o dia 04/02. Até mais e parabens pelas rendinhas!!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo isso. Ficaram lindos! Há tempos que não vejo esses tapetinhos de papel! Beijos e lindo fds

    ResponderExcluir
  4. Helena, que doçura!Uma mesa assim arrumadinha dá gosto!O tapetinho é uma delicadeza!Tenho de plástico comparado em lojas de 1.99, são fáceis de lavar,mas estes de linho superam em beleza e fineza!bjs.

    ResponderExcluir
  5. Helena,

    Que fofura de descanso para copo. Alguns pequenos detalhes que deixaram um resultado chique e delicado. Amei!
    Essa mesa é tudo, hein? Ah não duvido que você vá fazer, e ainda vai ficar mais bonito que isso.
    Ando um pouco afastada do blog, e estou fazendo uma força tremenda pra não me afastar de vez.
    Aquele desânimo todo de voltar a costurar etc., tinha uma razão de ser. Procurei ajuda de um médico e fui diagnosticada em depressão. Estou bem agora, mas infelizmente, precisei contar com a ajuda de medicamentos. Fiz um post sobre isso, mas não quis entrar fundo no assunto, caso, alguém de minha família leia.

    Helena, ver um pé de maçã carregado de perto, é a coisa mais linda, mas ver o pé carregado de flores é ainda mais. Já postei flores de maças, mas assim que puder, eu volto ao assunto.

    Um lindo final de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que coisinha mais linda Helena!! Mas você é muito chique, mesmo...na verdade, não é ser chique, e sim caprichosa! E também generosa, nos dando a ideia e ensinando a fazer. E eu que já adoro um café da tarde, como os daí em Minas, com broa, bolinho e muuuito mais, quero prá hoje!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Que lindo , muito meigo e delicado , lindo seu trabalho parabéns...

    ResponderExcluir
  8. Lindo! Como eu, como nós gostamos!
    Sabia que aprovarias este primeiro (grande) passo ... O encontro com Mira.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Everything is very open with a clear description of the challenges.

    It was really informative. Your website is very useful.

    Thanks for sharing!
    Stop by my blog post ; man utd latest transfer news

    ResponderExcluir
  10. Helena

    Nunca vi alguém servir café ou suco de fruta com tapetinho no pires.
    Essa idéia é muito chic, de bom gosto e considero um ato carinhoso para com a visita que deve se sentir honrada com esse tratamento tão vip.

    Gostei muito dessa idéia. Parabéns.

    Boa semana. Bjs
    Fatinha

    ResponderExcluir
  11. Oi Helena, amei os tapetinhos, já vou providenciar para o enxoval da minha filha, que casará em outubro, os souplast é uma beleza a parte, também vou procurar aqui para ver se encontro, achei lindo, concordo com você e se já no dia a dia gosto de uma mesa arrumada imagine para receber uma visita com todo carinho.

    Uma linda semana para você.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  12. Olá Helena!!
    Amei o passo-a-passo dos tapetinhos, é um diferencial muito bonito para receber nossas visitas e té mesmo servir nossos familiares com carinho!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Embora não tenha comentado em todas as postagens, coloquei a leitura do seu Blog em dia. Está difícil fazer isso e estou devendo visitas a tanta gente querida... Vou bem devagar, mas não desisto,e quero ver se consigo me deliciar em cada cantinho. Amei as fronhas, tapetinho para xícaras, caixa de presente... coisas que gente habilidosa como vc, partilha e encanta. Bom demais!
    Logo que puder circulo por aqui novamente e envio um e-mail pra vc.
    Bjks no coração

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com