Moro em um pequeno edifício, estritamente residencial e me atrevo a fazer em minha casa uma sala de aula. Adoraria colocar as minhas 17 alunas todas juntas. 17 máquinas costurando, 17 mulheres tagarelando, 17 tesouras cortando, 17 gentes! Os vizinhos me expulsariam, naturalmente com minhas 17 gentes!
Comecei dando aulas modestamente, primeiro para duas irmãs que mais faltavam do que vinham porque eu cobrava por aula, como cobram professor particular. Depois surgiram duas senhorinhas, mas eu costumava ir até suas casas. Algumas vezes elas esqueciam das aulas e saiam para jogar buraco e eu voltava com minha máquina debaixo do braço.
Depois fiz o blog. Postava quase todos os dias os trabalhos que ia fazendo junto com o passo a passo - queria treinar a arte de ensinar.
E daí foi surgindo gente. Organizei-me melhor, esquematizei, pus ordem. Matrículas só pagando adiantado. E todas pagaram, depositaram em minha conta sem ao menos me conhecer pessoalmente, pois o nosso contato só aconteceu pelo blog e troca de e-mails - nenhum telefonema, nenhuma garantia. Depois dizem que mineiro é desconfiado... Hoje não peço mais adiantado, pois se alguém resolve não vir no dia marcado, imediatamente o lugar é preenchido por outra que está na lista de espera. Não me preocupo, quem perde são aquelas que agem dessa forma. Sigam-me os bons!
E mais gente foi me achando pelo blog. Todo dia mais e-mails: "Helena, adorei o blog, queria aulas de costuras assim..." Fui melhorando, buscando novas formas de ensinar. Também fui aprendendo com as alunas, com seus erros, com os meus erros. Veio gente bacana (na grande maioria), veio gente esquisita (só uma), veio gente encrenqueira (também só uma), gente maravilhosa? MUITA, gente que deu calote? Nenhuma! E ai de quem pretende. Vou no inferno buscá-las se for preciso!
E agora eu tenho 17 alunas e tantas outras que estão esperando. Tô ficando poderosa, tô me achando como dizem os mineiros. Bobos, eu já me achei faz tempos!
E para dar conta desse batalhão de aluna, desse entre e sai o dia inteiro, só mesmo me organizando para que a família não vá dormir com a barriga roncando. Hoje servi uma receita de família: quibe assado de bandeja e uma farta salada, preparados logo nas primeiras horas do dia (enquanto o galo ainda estava de pijamas!)
E você aí, o que pretende da vida? trabalhar em casa enquanto cuida dos filhos e cozinha o feijão? sim, é possível, basta se organizar, não desanimar, deixar os obstáculos de lado (pois sempre tem), separar um cantinho em sua casa, mesmo que seja no banheiro dos fundos ou no puxadinho do tanque. Não pode fazer um blindex para fechar o cantinho? faça um "plastex" (veja Aqui ). Não tem mesa? compre uma porta dessas baratinhas (veja Aqui). Dependa do marido não criatura, principalmente se ele for daquele tipo "já vou, tô indo" (e não vai coisa nenhuma). Lembre-se: você pode!
Preparado pela manhã e guardado na geladeira |
Assado à noite na hora do jantar |
Helena, pensei em conversar "no privado"', mas resolvi tornar público o nosso papo.
ResponderExcluirPrimeiro, és uma querida, amiga e generosa, com os comentários que me envias.
Segundo, se quisesses escreverias excelentes crónicas, pois és observadora, bem humorada e escreves muito bem.
Terceiro, adoro-te pelo exemplo de vida que compartilhas sem reserva.
Quarto, tens todos os motivos para manter a auto estima lá no alto: és persistente, perseverante, inteligente, bem educada e linda.
Falei!
Beijinhos
Aqui deveria ter aquela máozinha do "curtir". Eu curtiria 1.000 vezes o que vc disse sobre a Helena. Ela é muito "gente boa" (como dizem os cariocas....rs).
Excluirbjs,
Cris/RJ
Helena,
ResponderExcluirEU POSSO!com seu incentivo e ajuda. Hoje ganho meu dinheiro vendendo minhas costuras que aprendi em seu curso. Descobri que dentro de mim morava uma artista! Você me ajudou a descobrir, sempre elogiando meus trabalhos.
Obrigada minha amiga.
Beijos da Terezinha
Helena
ResponderExcluirVocê tem sido exemplo de empreendedora. Continue assim.
Beijão :-D
Oi Helena, nada como o planejamento para poder dar conta do recado, náo é?
ResponderExcluirEsse post é um incentivo para muita gente por aí. Sempre dá para se fazer alguma coisa e ganhar um dinheirinho. Seja uma costurinha, crochê, bijuterias, docinhos, pasteis, etc....rs. É só colocar a criatividade para funcionar.
Ri muito com o que vc escreveu dos pretensos náo pagadores...kkkkk.
Um beijáo e que seu dia tenha 48hs....rs
bjs,
Cris/RJ
Olá Helena!!!
ResponderExcluirQue post maravilhoso! E é assim mesmo, podemos tudo!!!
Sabia que estou pertinho de você agora? Estou morando em Lagoa Santa por enquanto...
Desejo muito sucesso á você, e que venham muitas alunas e muitas encomendas viu!
Um grande beijo,
Elaine
Isso é que é incentivo! Conheço pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, buscando coragem prá decidir que caminho tomar, que escolha fazer: taí, de graça na internet, uma lição de vida e um incentivo prá todo mundo que espera tudo cair do céu sem fazer nada...
ResponderExcluirAi, essas alunas - tão privilegiadas...
Ai, essa professora - tão cheia de sabedorias...
Olá adorei seu post de incentivo. E para mim foi de grande valia, pois estou em busca deste sonho e unir o util ao agradável.
ResponderExcluirAmo artesanato e tudo que envolve trabalhos manuais, literalmemte pinto, bordo e agora aprendendo a arte do costurar, rsrsrs
Pena vc estar longe senão seria a 18 pessoa, rsrsrs.
Mas fico daqui acompanhando suas dicas e logo logo compartilharei minhas conquistas.
Bjs no coração e suce$$$o.
Andréa C. Pecine
Oi Andréa, entrei em seu blog para deixar um alô e vi que está iniciando o blog. Quando estiver compartilhando suas conquistas, me avise, ok? pois quero acompanhar e continuar incentivando-a.
ExcluirBeijos
Helena eu me emocionei...decidi trabalhar em casa, ainda não tenho filhos mais o unico canto que tenho para costurar é na mesa da cozinha, as vezes dá até preguiça de costurar porque é um tal de "arma a tenda e desarma a tenda"...mais eu não desisto.
ResponderExcluirQue Deus te dê um espaço maior, para que venham mais 17 e mais 17 e mais....alunas
Beijuuuuus!!!!
Só posso dizer muito obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirBeijos
Helena,
ResponderExcluirAlém de uma ótima professora e amiga, você ainda gasta um pouco de seu tempo para nos incentivar. Essa postagem me tocou muito, e sei que vai servir de incentivo pra muitos.
Feliz em saber que você já está com 17 alunas, e sei que se tivesse mais tempo e espaço, teria muito mais.
Todo o começo é difícil. Fico imaginando as véinhas te deixando na mão, e você voltando pra casa com sua máquina. Rs Agora, se eles desejarem voltar, vão ter que entrar na fila, e nunca esquecer os dias de aula.Rs
Tenho fé que um dia você dará cursos online, e eu vou poder participar.
Estava com saudade de vir aqui. Obrigada por ter tirado um tempinho e ido me visitar.
Um lindo final de semana. Beijos
Brigada, fessora!
ResponderExcluirBoa feijoada, bom sábado, bom fim de semana,
Beijinhos
Adorei o seu blog e o seu astral, e faço votos para que vc siga feliz e ativa, com muita saúde!
ResponderExcluirHelena tem sido muito bom fazer parte da casa das 17 mulheres!
ResponderExcluirDesde a nossa primeira aula já te adorei, você é uma pessoa espetacular!
Parabéns por sua força e dedicação, por sua capacidade de inspirar.
Desejo-lhe tudo de melhor que a vida tiver a oferecer e que através de suas conquistas muitas pessoas possam ser agraciadas por toda a força do seu ser.
Abraços de uma mineirinha que te curte de montão,
Taís.
Helena, deixe que me exiba: tirar molde , para mim, é "piece of cake" ou "mamão com açúcar" . O pior é o resto... Mas lá iremos.
ResponderExcluirO bolo é, realmente, otimo!
Beijo e boa semana.
Helena:
ResponderExcluirEu queria uma professora como você. Já que você não volta a morar em SP, acho que vou ter que me mudar para Belô!!! rsrsrsrs
Bjs,
Cris
Mensagem PRIVATIVA (só entre nós)
ResponderExcluirHelena, acabei de enviar para teu email Hotmail todas as img das fronhas que vc me ajudou a fazer.
Pode usar quantas quiser (1? 2? 3? enfim o que precisar).
Agradeço por querer divulgá-las em seu blog que curto demais!!
Bjs
Oi Helena , que linda história da 17 alunas, eu queria fazer parte dessa aula, adoro esse clima de compartilhar tudo, eu imagino deve ser uma delícia, pena que moro em Brasília, um pouquinho longe, você me ajudou muito , eu estou perdendo o medo de cortar tecidos, já fiz um tubinho, passei uma semana para fazer, tive dúvidas, medo, criticas, depois te mostro vou mandar por imail para você vê, ai até bordei o vestido, éeeeeee, mais eu queria mesmo e ter aulas de costura, aqui tem , mais é caríssimoooo, não dá agora, mais parabéns , voCê é muito caprichosa. bjss.
ResponderExcluirCláudia MUniz
blog:casascomdetalhes.blogspot.com
imal:claudikamuniz@hotmail.com
Oi Helena, eu sigo seu blog e acompanho suas postagens que sempre me inspiram. Depois que me tornei mãe e dona de casa comecei a ter esse pensamento de trabalhar em casa, mesmo que seja de trabalhar para minha casa, fazendo coisas para decorá-la, enfim, acredito que quando nos esforçamos para economizar e otimizar os recursos que temos estamos colaborando financeiramente com nosso lar. E depois que passei a conhecer vários blogs, dentre eles o seu, de mulheres com esse mesmo pensamento, essa mesma ideia, eu vi que não sou uma extraterrestre.... rsrsrs
ResponderExcluirFelicidades e sucesso!! Admiro você
Oi Helena!!!
ResponderExcluirAmei este post de hoje, dei boas risadas, principalmente com as velhinhas que iam jogar buracos... tudo muito bom!!!
Onde se encontram pessoas, sempre tem uma dessas que vc citou a cima...rsrs
Eu já comentei uma vez a você, aqui, que gostaria de fazer aula com você só pra está no meio de tudo isso... seria muito legal!!!
Parabéns você é muito talentosa!!!
Depois posta os trabalhos das alunas!!!
Beijinhos
Cláudia