... para falar de receber sem stress.
Nesse domingo veio almoçar em casa uma pessoa muito querida, vindo de longe. Para não me acabar na cozinha, resolvi servir trutas ao forno com ervas, risoto de camarão e salada verde. Um prato bonito, prático e fácil de agradar.
Para o Risoto: no sábado à noite limpei um pacote de camarão, salguei, espremi um limão e reservei na geladeira. Depois cortei em cubinhos uma cenoura, um pimentão, um maço de cheiro verde; separei uma xícara de ervilhas frescas, uma cebola ralada, um tomate picado sem sementes. Ralei um pedaço de queijo parmesão e guardei tudo em recipientes plásticos na geladeira para usar no dia seguinte.
Para as trutas: comprei frescas, pedi ao vendedor que limpasse bem. Em casa, lavei e esfreguei limão. À parte fiz um molho de ervas, contendo: alecrim, cheiro verde, manjericão, alcaparras, azeite, uma colher de manteiga e sal. Peguei parte desse molho e untei as trutas, colocando uma colher desse molho dentro de cada uma. Embrulhei em papel alumínio e levei tudo à geladeira, assim:
Fui dormir, deixando a cozinha toda arrumada.
No dia seguinte, enquanto a família dormia, levantei por volta das 7:30. Dia lindo.
Decorei a casa com antúrios comprados no supermercado. Havia uma profusão deles e não resisti.
|Minha filha mais velha ficou de preparar uma sobremesa, mas fiquei com pena de acordá-la, já que o domingo era apenas o único dia que se dá ao luxo para dormir até mais tarde. Em 20 minutos preparei um pudim de chocolate. Cozinho na penela de pressão, em banho-maria. Aprendi com uma amiga.
E com minha sogra aprendi a colocar um pequeno pedaço de limão na água do banho-maria para não deixar a panela preta. Daí nem precisei limpar a panela para guardar.
Bolo no forno, pudim pronto na geladeira... fui arrumar a mesa...
Enquanto meu marido foi buscá-la no aeroporto, coloquei as trutas no forno e fui preparar o risoto, fervendo 6 xícaras de água e dois caldos de legumes (ou poderá aproveitar o caldo quando cozinha peito de frango). Um fio de azeite na frigideira, camarões sendo refogados aos poucos e transferidos para um prato. Derreti uma colher de sopa ( manteiga) na panela, adicionei a cebola já picada no dia anterior, adicionei 3 xícaras de arroz para risoto. Refoguei. Adicionei os camarões, os pimentões, o tomate e a ervilha. Adicionei a água. Provei o sal e fui, aos poucos, mexendo com uma colher de pau para deixá-lo bem cremoso. Abaixo o fogo, acrescento queijo parmesão ralado grosso, o cheiro verde. Tampo a panela e desligo o fogo.
Vigio as trutas e vou tomar banho enquanto estão a caminho. Começo a transferir as comidas para a mesa...
Oh! é o que ouço quando sentam à mesa... e meu ego vai às alturas...
Mas na hora da sobremesa...
O pudim se espatifou na hora de sair da fôrma. Muita calma nessa hora para transformar o feio no belo: um colherada de pudim no fundo do prato, uma fina fatia de bolo de limão (o bolo que era para o café da tarde!), por cima um creme de leite condensado com suco de um limão.
E ninguém precisa saber que a sobremesa seria pudim de chocolate, né? A não ser que vocês vão contar!
E ninguém precisa saber que a sobremesa seria pudim de chocolate, né? A não ser que vocês vão contar!
Helena,
ResponderExcluirGosto demais desse jeito seu prático de ser. Eu também gosto de deixar tudo arrumado no dia anterior. Não gosto de cozinhar com visitas em volta de mim. E, além disso, não dá pra dar atenção ao fogão e as pessoas ao mesmo tempo.
A mesa ficou uma graça. E juro que não vou contar que a sobremesa se espatifou. Rs
Nossa, só por sua narração, eu posso imaginar como ficou gostosa essa comida.
Uma linda semana! Beijos
Olá Helena
ResponderExcluirJá me ri com a tua história! O pudim!!! Isso acontece-me quase sempre que quero apresentar um prato "bonito" às visitas! Mas resolveste bem o assunto e todos os pratos devem ter agradado bastante, a avaliar pelo aspeto.
Boa semana.
Bj
Teresinha
Pode mudar o assunto que continua fofo seu blog...sua mesa é linda...
ResponderExcluire vc muito organizada..parabéns..
Oi Helena!
ResponderExcluirEu sou sua seguidora aki no blog. Estou passando para avisar que eu estou com um novo blog, chamado http://cadami.blogspot.com.br.
Lá a idéia é falar de uma moda sempre leve e criativa, entendendo que a beleza de cada um está em encontrar o seu prório estilo, que é único e especial. Além do mais, o blog representa minha nova marca de BOLSAS, chamada Cadamí Crafts & Fashion.
Passa lá para conhecer, e se gostar, me segue! http://cadami.blogspot.com.br.
Se quiser linkar os blogs, me avisa que me colocou aki e eu te coloco lá na mesma hora!
Ah, curte também meu perfil no face: www.facebook.com/CadamiCraftsFashion.
Obrigada!Bjs,Lu Figueiredo
Adorei a arte do improviso. Adorei a versatilidade do mise-en-place. Adorei o fato das trutas estarem em porções individuais. Adorei o colorido do risoto. Adorei o mimo nos pratos.
ResponderExcluirAdoro a arte de receber e ainda vou passar a receber tão bem assim... [e a costurar tbm!]
olha fikei com água a boca só d ler seu post parabéns e boa semana
ResponderExcluirMaravilha, Helena. Adorei o interior do teu frigorífico, arrumadinho como eu gosto.
ResponderExcluirE haja criatividade. Ainda está para nascer quem me apanhe em desastre culinário. Como tu transformo desastres em acontecimentos.
Qualquer dia apareço para almoçar.
Beijinhos
Helena ,isso é que foi uma odisseia ,gostei da dica
ResponderExcluirdas trutas ,os antúrios ,lindos ,a mesa perfeita,
só me resta enviar os parabéns , beijo
Oh!oh!oh!
ResponderExcluirCriatividade com carinho dá isso! Beijos
Impecável! Até quando algo dá errado, tudo dá certo! Adoro a sua organização, o seu talento e disposição. Parabéns! As trutas ficaram com uma cara ótima e a sobremesa - ninguém diz que não foi proposital... Beijos
ResponderExcluirHelena
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentário.
Aparece mais vezes!
Bjs
Teresinha
Helena,
ResponderExcluirTudo lindo e de dar água na boca!! Parabéns . bjs Katja
Helena
ResponderExcluirVocê é a rainha do improviso Muito legal como vc apresentou a sobremesa, deve ter ficado apetitosa pois unir o sabor do chocolate com o do limão...hummm...deve ter ficado ótimo.
Bjs
Helena, a tua aprovação é muiiiito importante.
ResponderExcluirBeijo, grande beijo!
Helena já me tinha ocorrido esse problema dos correios. Lembra do postal que te enviei de Copenhague?
ResponderExcluirAinda bem que existe a alternativa de S. Paulo.
Beijo
Nossssa Helena, meu deu fome, que dedicação e capricho, sempre admiro mulheres assim, prendadas e caprichosa, aquele pudim, nossa se eu tivesse grávida eu tinha que ai comer rrsssss. parabéns querida beijoss
ResponderExcluirparabéns, tudo lindo!
ResponderExcluirOlá querida, achei seu blog a pouco tempo e to gostando muito, queria comprar uma maquina, como sou principiante, será que pode me dá uma dica de qual comprar...?
ResponderExcluirOlá "Verdade seja dita", gosto muito da Janome 2008. Do lado direito do blog (no final) há indicações dessa máquina.
ExcluirAbraços,
Helena