Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

6 de setembro de 2013

Era nessa mesinha,



em São Paulo, onde ficava sentava respondendo a e-mails e agendando  as aulas de costuras para quando voltasse para Belo Horizonte. Agendei aulas para 18 alunas - apenas 5 das mais antigas. Tudo estava preparado para que as aulas começassem no início de agosto, conforme o combinado. Mas precisei ficar mais tempo com a filha para ajudá-la na organização, ensiná-la a cuidar da casa, da roupa, da comida... ensinar que a casa deve sempre ter flores na mesa, mesmo quando ainda não se tem um vaso adequado (usa-se o copo do liquidificador). Então adiei o início das aulas para o dia 19 de agosto. Todas foram compreensivas, entenderam, me esperaram pacientemente. 

A Bianca voltou de Belém só por causa das aulas e teve que esperar... 

A Elaine - médica geriatra -, cheia de compromissos, ansiosa para voltar às costuras, esperou... 

A Rúbia até fez o depósito com antecedência, sem ao menos me conhecer pessoalmente. Não era preciso, mas queria garantir a  sua vaga. Chegou sorridente, com 30 minutos de antecedência, trazendo sua máquina de costuras, dessas bem bacanudas que fazem de tudo. Também não era preciso, mas pelo sim pelo não resolveu trazer a sua. Duas horas voaram entre linhas, agulhas, risos e o tac tac da máquina de costura... "paixonei com a Rúbia"!

A Rosângela logo no primeiro dia avisou que teria que se ausentar por uns dias porque faria uma cirurgia e não queria perder sua vaga. Rosângela, estou aqui torcendo para que volte logo.

E veio a Maria Luiza (aluna mais antiga) e me encontrou um tanto afobada. Durante minha ausência a filha caçula se vestiu de costureira e o ateliê ficou um chiqueiro!

E a Luciana? outra gaúcha que mora aqui pertinho da minha casa. Também nunca havia costurado antes e já saiu da primeira aula rumo à loja de máquina de costura. Bah!

Veio a Virgínia, a Cláudia, a Paula, a Fernanda, a Ana... Veio a Suzana, a Marcela, Izabela... 

Todo mundo querendo costurar roupas para a sua casinha...

Já no último horário da quarta-feira veio a Carolina, se espremendo nos buraquinhos deixados pelas ausentes. Foi se espremendo até que conseguisse um horário só para ela. Está grávida e tem urgência em se tornar uma mãe-costureira. 

Quase no final de semana e minhas malas ainda perambulavam pela casa...

Na quinta logo cedinho veio a Maria Eugênia. Um raio essa mulher! faz tudo rapidinho. Um dia veio na aula, no outro comprou uma máquina e hoje se tornou costureira!

A Thamis - outra aluna mais antiga - também está grávida e planeja costurar parte do enxoval para o nenê. Hoje costuramos uma fronha bem pequenina, mimosinha, de florzinha...

Já falei das 18? Ainda falta uma. Sexta-feira vou conhecer a Kelly, que ficou no lugar da Maria Eugênia, que ficou no lugar de um menino - um menino que "esqueceu" de avisar que havia desistido de aprender a costurar. Bom para a Kelly que ganhou um horário e bom para a Maria Eugênia que ficou com a sexta-feira livre. 

Bom para mim que não corro mais o risco de ficar a ver navios!



9 comentários:

  1. Maravilhosa... foi a única palavra que me veio à cabeça ao ler sua descrição das suas alunas... isso me emociona muito... sua generosidade, sua simpatia e o seu jeito meigo de falar (escrever) me impressionam, parabéns! Continue assim, você é uma inspiração! Beijos da Clau.

    ResponderExcluir
  2. Inveja branca. Queria ser a 19 aluna. BH chega um tiquinho mais pra cá! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom, saí da primeira aula adorando costurar, adorando a professora!!
    O engraçado é que eu li o blog todinho antes da primeira aula e cheguei lá "me achando" que era amiga de longa data...rsrsrrrss
    Gente, ela é uma gracinha e a mistura de sotaques de paulista com gaúcha em terras mineiras renderam muitas risadas... Ansiosa para a próxima aula!!
    Até segunda, proffff... Bjos

    ResponderExcluir
  4. Costurar é uma arte deliciosa,delicada e de amor.Acho que é por isso que quem ensina esta arte tem a sensibilidade nas palavras e na alma.Adorei ler a descrição das suas alunas.Eu sempre amei costurar,ma agora faz parte da minha vida de uma vez,aprendo todo dia e a cada dia um pouco!!!!um super beijo pra vocÊ

    ResponderExcluir
  5. Você nunca vai ficar a ver navios! Enquanto existir gente com cérebro vão existir pessoas espertas, orbitando em volta de você, querendo aprender tudo o que você tem prá ensinar...

    A menos, é claro, que fossem os mil navios que Menelau mandou atrás da sua Helena de Troia, o "rosto que lançou mil navios ao mar"... Aí sim, eu acreditava que você ia ficar a ver navios, chegando prá te buscar...

    Beijo e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Helena querida somente hoje conheci seu blog e amei,
    sou apaixonada por trabalhos manuais e inclusive costura.
    Gostaria de conhecê-la pessoalmente, pois me identifico com você.
    Moro em BH, se possível, retorne meu recadinho aqui no meu blog mesmo,
    ou no rosiartso9@gmail.com, se não estiver muto atarefada.
    Li sobre você, sei que não gosta que peça para seguir blogs, respeito pois és livre!
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  7. Helena, eu fico doida de vontade de fazer um curso aí, contigo. Quem me dera morasse em BH.
    Será que essa Bianca, de Belém, é a do blog Bianquinha de Luxo... pergunta pra ela? rs daí, diz pra ela que eu estou com saudades hehehe obrigada!

    Adorei tua dica, de que a casa deve ter flores na mesa. Aqui, tenho que comprar. Não temos flores em abundância, nem na primavera. Uma vez que, as estações do ano por aqui não são definidas.

    Sucesso nas aulas!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Helena.
    minha amiga eu queria morar perto de tu, tenho certeza que aprenderia a costurar, com essa procura toda é porque seu trabalho é bom, e sabe ensinar,
    um ótimo fim de semana.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  9. O que me colocou à frente da máquina depois de anos sem tocá-la foi minha 2a gravidez - me identifiquei com a Carolina :-)... no meu caso foi um desmantelo geral, queria cortinas prontas (estilo romana -11 janelas!) com os respectivos bandôs, capa de pufão, mei tai prá carregar a Dona G..., ahhh e o jogo de berço e da cama da G! hahaha - hormônios, hormônios, hormônios, deve ter sido culpa dos tais hormônios.....

    Suas aulas parecem ser bem pessoais, clima gostoso para o aprendizado.

    o vaso de flores está 10!!!! Sortuda sua filha, pela mãe dedicada que tem

    bjo

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com