Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

23 de março de 2013

Necessaire da Audrey Hepburn

A Josi é uma amiga que, de vez em quando, torna-se aluna quando quer aprender algo novo que viu ou imaginou. Dona da marca Dorloter Mimos, em Lagoa Santa (MG), customiza roupas, criando peças lindas e únicas. Pretende expandir os negócios e abrir o ateliê ao público, tornando o espaço para várias artes, com cursos, vendas de peças e artigos de armarinhos. Não faltará oportunidade de falar mais aqui.

Nossos encontros-aulas geralmente acontecem às sextas-ferias à tarde quando já estou livre. Quando ela chega sempre traz presentes e algumas guloseimas. A Josi é assim, uma lady eu diria.

Sexta-feria ela trouxe a foto de uma necessaire linda, toda rosinha de bolinhas. Ao lado da necessaire estava a foto da Audrey Hepburn, sugerindo elegância e glamour. Logo apelidamos de "necessaire da Audrey". 

E daí começamos a esquentar a cabeça para tentar fazer igual. Eu peguei o papel, risquei mais ou menos, a Josi consertou a curva que estava torta. Dobrei o tecido e fui orientando, ela me orientando... fomos costurando, acerta aqui, diminui ali...

Ela costurando de um lado com a sua "Ferrary" e eu com o meu "fusquinha". Depois ela me confessou que não usa nem a metade das tantas funções que tem a máquina. Fica aqui a dica: se for costurar coisas simples não carece comprar um modelo tão sofisticado, pois a Janome 2008 dá conta do recado perfeitamente.

Começamos colando a manta acrílica no tecido de fora. No tecido de dentro não é preciso porque é  o forro.
O modelo da Janome que tenho não é indicado para quiltar - esclareço que a Janome tem máquina para esse fim. Improvisei passando algumas costuras no tecido junto à manta. A "Ferrary" que a Josi tem é própria para quilt, mas ela ainda não teve tempo de descobrir como se faz.

O mais trabalhoso foi medir e fazer o babadinho para coincidir com a beirada. Pregas de 2 cm até o final.

Depois de pronta notei que o babado havia ficado grande para o tamanho da necessaire. Desmanchamos, diminuímos e começamos tudo de novo.

 E aqui está o resultado final da necessaire. 
Tão clássica e eterna quanto ao colar de pérolas, ao perfume Chanel no. 5 e a Audrey Hepburn!

19 de março de 2013

Aqui estamos nós...

... confeccionado um organizador de bolsa!

A Edilene é ótima aluna, ótima pessoa. Ótima.
E eu fico ótima em sua companhia, só nós duas costurando, pouco desmanchando porque a moça leva jeito (e que jeito). São duas horas de aula por semana e quando termina seu tempo ela arregala os olhos e diz: "mas já deu a hora?"
Eu adoro isso!
Adoro gente assim
Eu adoro a Edilene!



13 de março de 2013

Compartilhar

Quando iniciei o blog postava muitos paps de coisas que eu gostava de fazer por serem práticas e fáceis e queria compartilhar com pessoas que também gostavam dessas coisinhas de casa. 

Depois que comecei a dar aulas de costuras retirei alguns desses paps, inclusive desta cortina que ilustra o post. Mas como recebo tanto pedido desse passo a passo e costumo enviar (para quem me pede "por favor"), resolvi voltar com o pap que você confere aqui, pois ela é tão fofa, linda, e fácil, alegra qualquer casinha, seja ela modesta ou não.
Obs:  Depois de pronta e instalada na pia da churrasqueira notei que os vasinhos (antes vermelhos e brancos) necessitavam de uma mão de tinta. Usei esmalte sintético branco à base de água. Separei um pouco da tinta numa pequena vasilha (copinho de iogurte), adicionei o pigmento azul (pequenas gotinhas), misturei e dei duas demão em dois vasinhos apenas. Para os demais usei o pigmento amarelo, procedendo da mesma forma. O que sobrou da tinta branca guardei bem fechada para outras modificações.

Veja aqui outra cortina igual a esta que fiz para a minha amiga que mora em São José dos Campos. Ela deve ficar assim, bem franzida, bem mimosinha, pois cortina assim combina com casa bem arrumadinha, da cidade, da praia, sítio, fazenda ou até da casinha de sapê... 


9 de março de 2013

Por onde anda?

Sabe aquele quadro do Vídeo Show (da tv Globo) onde mostra artistas que andam sumidos da mídia? Gostava de assistir porque via atores e atrizes da década de 70 e finalzinho de 69 quando eu ainda era criança e comecei a vê-los pela primeira vez em novelas. Uns já se foram, outros seguiram outros caminhos e alguns continuam na ativa...

Como já disse aqui várias vezes, gosto de todas as alunas, das atuais e daquelas que já passaram por aqui - foram tantas (porque o curso é rápido, viu?), mas as primeiras... 

O primeiro a gente não esquece, não é?

Algumas, vez ou outra, entram em contato, mandam recadinhos, telefonam, marcam aulas avulsas para aprender coisas novas. Outras... nunca mais soube notícias. Delas só a lembrança e as fotos dos seus trabalhos que enfeitam o blog. Tenho saudade. Tenho curiosidade. Por onde anda? 

Flores na porta vão sorrir ao recebê-las...
Sejam-vindas!



1 de março de 2013

Marina no Ar

- Ah, você vai falar de mim em seu blog? vai postar meus trabalhinhos?
- Vou! claro que vou, mas só se fizer tudo direitinho porque não quero nada torto!

Torto? Nada. Ela é dedicada, resolvida e determinada. Determinou que ia aprender a costurar e não é que aprendeu mesmo? Ontem ela completou a sua 4a. aula, equivalente a um mês, e já costurou pano de prato, luva pega-panela, bolsinha porta-joia, cestinha de pão, jogo americano e o avental dupla face!

Deixo aqui uma prova de que não estou falando mentira. Vejam:
Ouvi muitas vezes "Marina no Ar - Guilherme Arantes", em casa, no carro indo para o trabalho, viajando para a praia. Muitas vezes dormi ouvindo essa música baixinho. E eu ficava me perguntando: quem é ela?

Ela é a Marina - talvez a mais jovem do curso de costuras atualmente. A "minha" Marina, tão viva, doce e morena hoje está no ar...

E para quem não conhece "Marina  no Ar" ou quem já esqueceu e quer relembrar, Ouça aqui