Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

12 de janeiro de 2014

Um cabo de vassoura, um retalho e uma cortina nova!

Tenho uma janelinha muito "acanhada" dentro do box do banheiro do ateliê. Como só usamos aquele espaço para banho quando temos visitas, achei que uma cortininha ali cairia muito bem, desde que não tivesse que fazer furações e nem gastos.

Então cortei um pedaço de cabo de vassoura da mesma largura da janela para que ficasse bem apertadinho, encaixado entre um lado e outro. Se errou e cortou um pouquinho a menos, coloque algum calço e prenda com fita crepe como eu fiz, veja:
Para cortar o cabo utilizei uma serrinha, sem muito esforço. Mas atenção: só utilize um cabo de vassoura caso sua cortina seja bem pequena, levinha, pois qualquer peso fará tudo desabar. 

Cortei um retalho de voil (voal), um pouco maior do que a largura da janelinha. Tenho um passo a passo desse modelo Aqui. Passei um zig-zag bem miúdo em toda a borda.  Na parte de cima dobrei uns 10 centímetros para dentro, como se fosse uma barra e passei duas costuras - uma rente à borda e outra paralela uns 5 centímetros, formando um "túnel" para introduzir o "varão". Depois foi só fazer a barra (fiz com uns 10 centímetros). Por último introduzi  o "varão" na cortina e encaixei no espaço.

A intenção era esconder a janela, mas deixar a luminosidade entrar. E entrou! Veja o cabo da vassoura lá dentro do "túnel", formando um babadinho na parte de cima.
E aqui ela vista de longe - se quiser prender do lado, prenda. Utilizei uma fita para amarrar, presa com fita adesiva, já que o espaço não vai receber água, mas se receber, o voil é levinho, seca rápido.

E aqui:
 E um vasinho com o logo do blog dando boas-vindas às novas alunas que devem iniciar o curso na primeira semana de fevereiro/14. As inscrições começam a partir do dia 15.01.14. Algumas vagas já foram preenchidas por alunas do ano passado que não terminaram o curso, por ex-alunas que tiveram que interromper o curso e agora estão retornando e por algumas que estão, desde muito tempo à espera. Espero que realmente compareçam, pois já tive casos de pessoas querendo TANTO fazer o curso e no dia de comparecer nem deram o ar da graça (da sem graça). É chato porque impediram outras de iniciar naquele dia. Imprevistos acontecem, mas avisar não custa nada e faz parte da boa educação, não acham? Seja sempre sincero: não posso, fiquei sem dinheiro, mudei de ideia...
Bem-feito, perderá a chance de aprender a costurar coisas bonitas para a sua casa.

E se ficou animada com a ideia de costurar roupas para a sua casa, gastando pouco, leia alguns posts do blog, acessando as janelinhas lá em cima como:  "Costuras para a casa" e também "Receitas e apresentação da mesa", pois lá eu mostro tudo o que faço em minha casa, gastando muito pouco.

Outras cortinas que andei fazendo para alegrar nosso ambiente de trabalho

Costuras simples, nada complicado. Basta apenas saber costurar reto e ter um pouco de imaginação.

17 comentários:

  1. Olá Helena!
    Continue com suas postagens metidas, aprendo muito com elas, por isso te agradeço.Se acabar os cabos,as vassouras vem na nossa loja que tem. beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá , Helena!
    Feliz 2014!
    Muito êxito com suas aulas ( e não, por favor, não se dê ao trabalho de responder a gente pequenina e infeliz!).
    Adorei a cortininha. Como sabes, não passo sem investir permanentemente na minha casa, que adoro.
    Ganhei uma máquina de costura (a sério) no Natal. Uma Singer! Ainda nem abri a caixa. Estou com medo do desafio, mas, se bem me conheço, aos poucos vou dominar e conquistar a bichinha.
    Quem me dera que estivesses perto, para as aulas, para os segredinhos, para a farra!
    Gosto muito de ti e desejo-te todo o bem.
    Muitos beijos da Nina

    ResponderExcluir
  3. Helena, a cortina ficou vaporosa, linda, boa semana e tudo de bom amiga

    ResponderExcluir
  4. Amei sua cortininha, ótima idéia! Continue mostrando sim seus trabalhos, pois nos ajuda e nos inspira! Se eu morasse aí, faria um curso com vc, tenho muita vontade de costurar de verdade,rs. Deus abençoe!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que boa idéia, adorei a cortina, puxa, costurar com essa vista maravilhosa dá gosto, não é?
    Não se preocupe com esse tipo de comentário….as pessoas projetam nos outros as características que possuem…
    Bjs querida e ótimo curso!

    ResponderExcluir
  6. Helena ,que amor essa cortininha...
    muito chato mesmo qdo aparecem esses comentários de pessoas que acham que a gente mostra as coisas que a gente faz com tanto amor e carinho só pra "aparecer",mas fazer oque sempre vão ter pessoas que admiram nosso trabalho como aquelas que desprezam,infelizmente.
    Fique bem ,ótima semana ...

    http://artesanatoeartesmanuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Você, transforma um tecidinhos em coisas lindas, adorei e vou fazer uma para mim, já tô guardando os cabos de vassoura.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  8. Helena, a informação está correta: A frota pesqueira portuguesa desloca-se para as águas geladas da Noruega onde apanha o bacalhau!
    Pensa em mim nesse restaurante lindo que o pensamento insistente torna realidade os nossos desejos.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Helena .de volta das ferias e loquinha para ver tudo de lindo q vc fez...a ideia do varao de vassoura é otima, eu tenho uma prateleira no atelier e pintei um cabo de vassoura de azul e ficou show de bola..rss a tb fiz minha cortina. A sua ficou uma graça, alias tudo qw vc faz fica lindo! Quanto ao comentario que te enviaram, achei tão deselegante e desnecessario, o q leva alguem a fazer algo assim?N ão entendo..
    Helena um otimo Ano para vc...muita saude, paz e q venhamm muitos trabalhos lindos para nos inspirar..bjoo grande

    ResponderExcluir
  10. Ficou ótima a cortina, adorei.
    bjs tenha uma boa semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Helena tudo bem? Há uns meses estou acompanhando sua bela arte, já copiei algumas idéias que você postou como a saia para box, a blusa dupla face, a minha última aquisição foi a receita do pão de ló que virou um pavê no estilo " bolo molhado embrulhado" com recheio de brigadeiro que ficou pra lá de bom...mas não cortei nem embrulhei, montei num pirex, enfim seu blog é tudo de bom, só não gosto da sua frase " não dou lucro, mas também não dou prejuízo!" Sabe o que eu acho, eu acho que qualquer mortal que se case com uma maravilha como vc sai sempre ganhando, vc só deu lucro em ser essa mulher tão maravilhosa!!! Espero que nada te impeça de continuar esse trabalho tão lindo, nós todas agradecemos!!! bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Helena! Linda postagem, Amei sua cortina e seu ateliê arrumadinha pra receber com todo o carinho as novas alunas de 2014. Aqui já fiz meus cartões de visita que quero deixar nas casas de aviamentos e de tecidos. Não tenho muito tempo disponível, por isso fiquei resistente em pegar mais alunas antes. Agora estou me sentindo mais segura e mais confiante também. Também utilizo o blog como propaganda das minhas costuras e fico boba com gente que perde tempo depreciando coisas tão belas como é o nosso trabalho. Continue firme e linda como sempre, parabéns pela resposta. Beijos, Clau.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde amiga
    o estado que fica a praia é Santa Catarina.
    beijinhos .
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa!!! quanto capricho!! ficou linda a cortininha.

    Bjs
    Fatinha

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Amei a cortina, parabéns!!!
    Que delícia saber que você mora em BH, pois gostaria muito de aprender a costurar. ^-~
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Um bom dia para voce, fiquei muito feliz em conhecer seu blog; achei tudo lindo, maravilhoso. Gostaria de fazer alguma coisa parecida com seus trabalhos, pois amo tudo que diz respeito a artesanato.Obrigado por compartilhar suas ideias e trabalhos. Bjos.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com