Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

16 de junho de 2014

Coisas que herdei

Do meu pai herdei um pouco de "invencionice" como ele dizia. Invencionice no sentido de criar coisas, ter uma ideia criativa, diferente de invencionice que significa mentira. Eu crio os meus próprios métodos para tornar a minha vida, tanto pessoal, quanto profissional mais prática possível. Passei a minha infância vendo (e rindo) das "invencionices" do meu pai. Para tudo ele criava uma alcinha, um preguinho, um buraquinho... tudo tinha uma utilidade prática. 

Hoje, pobre do meu pai, nem sonhos cria mais. Sofre de alzheimer, uma doença neuro-degenerativa que provoca declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social, interferindo no comportamento e na personalidade.

E eu, como meu pai que vivia inventando os "inhos", inventei um "biquinho" para fazer a barra do guardanapo de canto mitrado mais fácil. Quem trabalha com patchwork utiliza réguas próprias ou dobras diferentes. Custei a descobrir como fazer esses cantos. Pedi ajuda, algumas pessoas me ensinaram, mas achei todas as formas mais complicadas. Cheguei a usar (e ensinar) esses cantos com as tais réguas apropriadas, mas acabei inventando o meu método para tornar a costura bem fácil, acessível para quem está iniciando, sem sofrimento, com menos margem de erros. E esse biquinho é ótimo.
Essa técnica você poderá empregar em diversos trabalhos (guardanapo, toalha, colcha, jogo americano...)  

Esses guardanapos eu ensino no curso de costuras no ateliê em Belo Horizonte. Para maiores informações mande um e-mail helenacompagno@hotmail.com
E você sabe o porquê desse nome "mitrado"?  Mitra vem do grego: cinta, faixa para a cabeça, diadema) é uma insígnia pontifical utilizada pelos prelados da Igreja Católica, da Ortodoxa e da Anglicana, sejam eles: abades, bispos, arcebispos, cardeais ou mesmo o Papa. Ou seja, o canto mitrado do guardanapo tem o desenho do "chapéu" do Papa. E eu, já quase em ritmo de férias, vou retirando o meu chapéu, pois devo ficar um bom tempo sem aparecer por aqui, apenas respondendo aos e-mails das informações do curso, com inscrições a partir do dia 15 de julho, com início em agosto. 

58 comentários:

  1. Olá Helena ,muito bom esse passo-a-passo .
    Vou tentar com certesa,e descanse muito.
    Boas férias bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, com certeza fará com um pé nas costas. Depois manda a foto, viu?
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa Helena
    Amei o biquinho! Super fácil e prático, fica um charme da coisa rsrsrrs
    Será que com esse biquinho dá pra fazer no cobre fogão e o caminho de mesa?
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mimika, ainda estou em débito com você, mas assim que tiver um tempinho te escrevo, viu? Olha esse canto dá para fazer em qualquer trabalho, toalha de mesa, cobre fogão, caminho de mesa, colcha...
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Helena!!
    Amei o pap, amo guardanapos com canto mitrado!!
    Gostaria de ver a frente do guardanapo, poderia postar a imagem ou me enviar por e-mail?!
    Quando eu fizer o guardanapo mostro pra você!!
    Obrigada pela atenção!! Boas férias!!
    Meu e-mail: totalmentecorderosa@gmail.com
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josye, atualizei o post e inclui a foto do guardanapo de frente. Usei outro que estava à mão.
      Beijos

      Excluir
    2. Muito obrigada, me ajudou muitoo!!
      Assim que fizer envio uma imagem pra você!!
      Bjss

      Excluir
  4. Como dizemos aqui na Bahia, eita mulher ¨arretada¨. Vou urgente fazer o pedido de uma base de corte e cortador circular. Obrigada pela aula e desfrute bem das tuas merecidas férias junto com tua família.
    Um forte abraço. Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Terezinha, compre mesmo essa base de corte e cortador. Depois que acostumar a usar esses utensílios, vai se perguntar como ficou tanto tempo sem tê-los. No post esqueci de mencionar a régua. No vídeo que indico tem a régua.
      Beijos

      Excluir
  5. Que lindo o seu post... muitíssimo bem explicado, dou-lhe os meus parabéns.
    Também acho que às vezes aparecem trabalhos lindos, mas com os cantos muito mal feitos, desvalorizando logo o trabalho.
    Mas vou dar uma achega, que espero aceitar: depois de cortar, damos um pequeno corte quase até à costura na parte que irá ser mesmo o bico do canto, abrimos com o ferro de engomar para que o tecido fique aconchegado e escondido simetricamente. Eu não uso esse molde triangular, basta vincar o tecido com a unha, em diagonal, colocando um dos lados do triângulo na direção da bainha, como você explica. Também não uso cola e fica direitinho.
    Em 29.10.2009 e em 02.11.2009, lá no meu blog pode ver os meus cantinhos, aqui:

    https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8253676183984294088#editor/target=post;postID=3638110197790443091;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=1;src=lin

    Ficarei a aguardar a classificação que me dá!!! Há muuuuitos anos a professora que me ensinou a fazer assim foi a minha mãe, que morreu em março com 97 anos.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terezinha, tentei achar o post e não consegui. Quando estiver mesmo em férias, com tempo vou procurar com mais calma e tentar fazer. Se achar mais fácil e prático, abandono o meu método.
      Beijos

      Excluir
    2. Querida amiga,
      não abandone nunca o seu excelente método do cantinho perfeito!!! Não é essa a minha intenção!!! Só acrescentei uma pequena dica de quem é "só um pouquinho mais velha" do que você... daí com um pouco mais de experiência de vida e de bordadinhos simples! Foi apenas para facilitar e não usar cola, que , às vezes, torna o trabalho menos macio. Uma vez vi um bordado de hardanger que levou cola para ajudar(???) a segurança dos fios. Isso é batota... e o bordado perde muito valor.
      Continue o seu método, minha querida, acrescente só um pouquinho do meu. E olhe: vou experimentar o seu método e depois digo-te como correu.
      Beijinhos

      Excluir
    3. Oi Terezinha, quando falo "passar a cola" é só um pouquinho, só para deixar os tecidos vem juntinhos, se não fica duro, grosseiro. Tento simplificar o máximo possível para ajudar as alunas e se o seu método for mais prática, claro que vou abandonar o meu e seguir o seu.
      Beijos e obrigada pela ajuda.

      Excluir
    4. Sou eu de novo!
      Helena, lá no meu blog eu não "ensino" a fazer este cantinho! Apenas faço nos meus napperons como você faz, só não usando o molde e a cola e abrindo a costura com o ferro de engomar. Só isso, querida!
      Sem sombra de dúvida o teu está maravilhosamente bem explicado, como excelente professora que você é e que eu muito admiro.
      Nos bordados que faço, muito simples, quando têm a bainha assim, faço sempre esses cantinhos... quase tão perfeitinhos como os teus!
      Veja a 02.11.2009 e 29.10.2009 lá no meu blog.
      Daqui a nada temos aqui uma novela "Os cantinhos..." !!!...
      Beijinhos, amiga!

      Excluir
  6. oi Helena bem legal esse jeito de fazer o canto nitrado,né?
    Aprendi a fazer faz uns meses num blog japones,e ameiiii
    salvou minha vida já que traicionais são mesmo complicados de fazer.
    bjins e ótimas férias.

    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Mônica, eu quebrava a cabeça para conseguir fazer um fácil. Agora faço com um pé nas costas. Preciso simplificar muito as costuras para que as alunas possam fazer sem muitos atropelos.
      Beijos

      Excluir
  7. Querida Helena! Gostei desse novo jeito de fazer o canto mitrado, pretendo fazê-lo. Beijos e boas férias! Clau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, para você que faz aqueles jogos americanos lindos, fará num piscar de olhos.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá Helena!

    Agradeço o carinho de dividir conosco o "segredinho", o seu "pulo do gato". Gostei bastante.

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  9. Linda Helena, ficou tão maravilhosa a explicação! e eu adorei mais que tudo a dica da cola print, eu nunca tinha pensado, é genial. Obrigada, minha querida!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, eu aprendi a usar cola com a minha filha!!!
      Acho que ela também herdou os "inhos" do vô.
      Beijos

      Excluir
  10. Amei, obrigada por compartilhar e boas férias! abraços

    ResponderExcluir
  11. Querida Helena, ainda bem que tem você para nos dar essas dicas maravilhosas, aprendi fazer capas de travesseiros aqui contigo, esse canto mitrado morria de vontade de fazer com suas dicas sei que conseguirei, Sim estive uma semana na sua terra e vim embora encantada com tudo que vi, fui a feira hippie e comprei montes de calçados, trouxe doces e queijos, paguei muito excesso de bagagem, mas foi tudo divino, voltarei em Dezembro pois minha filha vai fazer prova de residência, quem sabe nos encontraremos.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, que bom que tem aprendido coisas aqui. Pena que em dezembro estou sempre fora, indo para a "minha terra" que é São Paulo.
      Beijos

      Excluir
  12. Mas essa mullher é chic demais...que encanto esses guardanapos!
    Confesso que esqueço de costurar guardanapos (hihihi). Curto muito comprar tecidinhos fofos e fazer toalhas de mesa, mas essa dica de como costurar um belo guardanapo me fez mudar de idéia.
    Um beijo no coração e boas férias querida Helena.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, e essa barra também se usa nas toalhas de mesa, em colchas, em cobre fogão... fica mais encorpado,
      Beijos

      Excluir
  13. Ah querida Helena...como amo ver seus trabalhos!!!eu também comecei as minhas aulas de corte e costura para iniciantes, fiz até um blog, tinha 10 alunas loucas para aprender, mas infelismente agravou de tal forma uma certa tenosinovite, tendinite, no terceiro tuneo do carpo... Enfim..foi-se tudo pro espaço.agora mesmo estou aqui na sala de fisioterapia olhando seu blog.bjos boas e merecidas férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Claudionice, que pena teve que parar com suas aulas. Mas tomara que seja apenas temporariamente.
      Quando tiver um tempinho vou sim lá em seu blog dar uma olhadinha.
      Bejos

      Excluir
  14. Se tiver um tempinho de uma olhadinha no meu blog.
    Atelier dos pequeninos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Para tudoo!! Amei essa dica! Muito, muito obrigada, Helena! Já disse e repito: Uma pena não poder fazer um curso com vc.... Que Deus te ilumine sempre! Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  16. Mas ficou muito bonito o guardanapo e seu modo de fazer é descomplicado.
    Preciso também tentar fazer esses cantos mitrados que acho tão elegantes.

    Gostei muito do teu PAP, deu para entender perfeitamente.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatinha querida, que bom que deu para entender perfeitamente. Espero que muitas possam fazer, sem sofrimento, para deixar suas casinhas mais bonitas.
      Beijos

      Excluir
  17. Helena quando eu crescer quero ser como vc kkkkk,queria tanto ter continaudo meu curso de corte ecostura,so que por forças maiores nao pude,tenho os moldes da maxi molde (antiga vogue) mais tenho medo de me atirar e fazer algumas coisa que eu quero,sou apaixonada por costura e tudo ligado armarinho,sonho com um espaço aqui em casa pra minhas coisinhas e olha q sao muitas,ja fiz curso de calcinhas e sutiens,amoooo tudo que esta relacionadao a tecido,so nao tenho dom,mais de vez enqdo eu fico me arriscando na minha caserinha,ah tenho uma filha de 4 anos e os vestidos dela sou eu quem faço,amoooooo e ame conhecer seu blog,queria que aqui em extrema mg,tivesse um curso de corte e costura,so que é uma cidade pequena e nao tem,é uma pena...abraço querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, não tenha medo de se atirar, mulher!!! Mas você não acha que só o fato de amar costuras já não faz você ter um dom? Pois quem não tem dom não tem interesse. Talvez o que falta falta mesmo em você é coragem para se arriscar, se atirar. Não tenha medo, se errou, faz novamente! Não desista dos seus sonhos, viu?
      Acho linda a região de Extrema, próxima a Monte Verde, um lugar que adoro, frio gostoso... Nessas férias pretendo dar um pulinho lá.
      Beijos

      Excluir
    2. é isso mesmo,quando eu estava digitando eu pensava que realmente falta em mim é coragem,ate me levantei e fui arrumar a minha caixinha de tecidos e fiquei imaginando qual tecido seria legal fazer o pano pra cobrir o fogao,como eu vou pra sp sabado vou comprar um teido bem legal e aproveitar pra fazer um conjunto pra minha cozinha,eu peguei um post de capa de galao de agua,vou fazer um conjunto,galao pano de fogao e caminho de mesa,vou começar arriscar,e vamos ver no que vai dar...bom,extrema é perto de monte verde mesmo,bem que vc poderia vim pra cá de vez ne kkkkk assim eu teria uam otima professora,estou lendo tudo que vc ja postou e posta,estou amandooooo e vou fazer a cortina tb,abraçossssss.

      Excluir
  18. Helena !! Quando vc fala em cola print é aquela cola em bastão ??? Posso diminuir os valores para fazer um barrado menor? Adorei o PAP .. Genial deu super certo!!!! Estou fazendo nos meus joguemos americanos !!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Cristina, é aquela cola de bastão mesmo - não precisa ser da marca pritt. Se você cortou o guardanapo nas medidas que indico (60x60) e se fizer um barrado mais estreito acho que não valorizaria o trabalho, pois fica meio "pobrinho", entende? Se cortar menos do que 60, diminua então o barrado. Essas barras, além dos guardanapos, ficam bonitas também nos joguinhos americanos - é só incluir outro tecido debaixo das barras. Essa técnica serve para outras barras também. Beijos

      Excluir
    2. Deixa eu ver se entendi. Desejo fazer um jogo americano de 40x30 e vou usar o teu molde, tenho que cortar o tecido com 10cm a mais (50x40) para dar certinho? Fiz só com 4cm a mais e meu jogo ficou bemmmm menor que o planejado... Rrsrsrrs. sou iniciante nas costuras e cheias de duvidas!!! Obrigada p/ tua atenção !! Bjs

      Excluir
    3. Oi Cristina, quando corto 60x60, esse bico que uso " gerar" uma barra de 4 cm + aqueles 2 cm que dobramos com a ajuda da cola. Portanto, depois de pronto o guardanapo, ficará com 54x54. Para o seu jogo americano, é só calcular.
      Beijos

      Excluir
    4. Ops, Cristina, fiz as contas erradas. Depois de pronto o guardanapo ficará com 48x48, pois são 6 cm de cada lado das barras. 60-12=48.
      Beijos

      Excluir
    5. Ok entendi!!!! Até hoje é o canto mitrado mais fácil que já vi!!!! Adorei. obrigada

      Excluir
  19. Helena, querida, como eu amo as tuas aulas!
    Se calhar nem vou costurar guardanapos! Tenho tantos que não preciso de renovar.
    Mas adoro aprender e, esta técnica pode ser aplicada igualmente em toalhas ou individuais. Por isso, este post vai imediatamente para o baú dos tesouros, das coisas "a fazer".
    Muito obrigada por partilhar desta forma tão clara.
    Beijininhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, e eu adoro ler as suas crônicas, tão cheias de poesia e encantamento.
      Beijos

      Excluir
  20. Bacana este seu jeito de fazer o canto mitrado. Quando fizer algo com uma bainha mais larga vou experimentar. Obrigada pela dica!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá....o seu comentário no meu blog foi para a página dos spam e somente agora vi que havia lá comentários .kkkk....vim cá conhecê-la e já me tornei sua seguidora........trabalhos muito bonitos...parabéns....abraços de Maria Filomena, cá de Portugal

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber como cobrar pela mão de obra para fazer um guardanapo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, eu sou um zero à esquerda quando se trata de vender. Os entendidos dizem que a regra é: se gastou 10,00 para um determinado trabalho, cobra-se 30,000 (10,00 é para repor a mercadoria, 10,00 para o lucro e 10,00 para girar. Mas isso vai depender muito do público que vai comprar, o que o produto representa, o quão difícil ou fácil foi para fazer o trabalho, etc. Se a pessoa tem muitos produtos diferentes que faz, uns você usa essa regra, em outros não, uns mais, uns menos.
      Beijos

      Excluir
  23. Bom dia Helena!!!!!!fico em pleno encantamento ao entrar em seu site, como já havia dito antes, tudo de muito bom gosto, refinado e simples. Eu, como você adoro minha casa arrumada.Parabéns e que Deus continue te abençoando para fazer coisas maravilhosas e dividindo com a gente.Beijos, feliz ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magada, que recadinho mais lindo e encantador! Obrigada pelo seu carinho! Feliz 2016 para você e todos aqueles que fazem parte da sua vida.

      Excluir
    2. Oi Magada, que recadinho mais lindo e encantador! Obrigada pelo seu carinho! Feliz 2016 para você e todos aqueles que fazem parte da sua vida.

      Excluir
  24. Flor....se o guardanapo for 40x40 o pulo do gato deve ter qual medida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "anônimo" do comentário de 31.01.16, refiz o post acima, poi hoje ensino nas aulas uma nova técnica em inventei e que dá super certo, mais fácil e prática que qualquer pessoas consegue fazer sua barras do tamanho que desejar. Espero que volte aqui para ver.
      Bjs.

      Excluir
    2. Oi acabei de voltar e amei!!!! Muito obrigada por ter atualizado o posto :) anônima Maira RS :)
      Bjus e obrigada por incentivar reles mortais como eu, a costurar e relaxar!!!!

      Excluir
    3. Hei, que bom que voltou!!! atualizei pensando em você!!!! Espero que faça. Mande a foto! quero ver a sua casinha bem linda!!!
      Beijos

      Excluir
  25. Flor, quando fiz esse passo a passo, só fazia guardanapos grandes, que exige essa barra mais larga e usava o mesmo gabarito parta os tamanhos 60 e 50. Depois que as alunas começaram a impedir guardanapos pequenos, como o seu, criei outro método, muito mais fácil. Farei o passo a passo em breve, ok?
    Aguarde.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com