Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

12 de junho de 2014

Alunas do primeiro semestre de 2014

Iniciei o curso em fevereiro com 19 alunas.Foi uma temporada de muito trabalho, muita dedicação, tanto da minha parte quanto da maioria. Como em todo curso, algumas se empenham mais, são mais assíduas, levam mais jeito. Outras nem tanto. E assim vamos seguindo...

Luciana - A primeira a terminar foi a Luciana - aluna do primeiro horário da sexta-feira. A Luciana é enfermeira, mãe, esposa, trabalha sábado, dobra plantão e estava sempre aqui, sem nenhuma falta. Aluna nota 1000! Da Luciana ganhei inúmeros bolos, tortas e pães que o maridão - marido nota 1000 - faz em seu tempo livre, apesar de ter outra ocupação profissional. Além disso ele divide as tarefas domésticas com a esposa. Acho que isso anima qualquer mulher a ser como a Luciana, disposta e feliz, pois sabe que tem em casa um colaborador e amigo, diferente de algumas famílias que dividem o espaço: aqui é meu e ali é seu território. Amar é fazer tudo junto, juntar as economias, as alegrias e as amarguras. Juntar tudo, mexer e por para crescer, como um bolo.

Mas o melhor presente que ganhei da Luciana foi seu compromisso com a costura. Hoje ela me mandou o seguinte e-mail:

"...Estou com nove encomendas das sacolas, depois que eu fizer tiro foto e te mando. Fiz uma e dei de presente pra uma amiga do serviço e ela andando na rua nesta sexta indo trabalhar, uma moça a parou e perguntou aonde ela comprou, porque achou linda... Boa amiga que é, deu deu logo o telefone do serviço pra moça entrar em contato. Fiquei me achando.." 


Lucinéia - Depois foi a vez da Lucinéia - que também já falei dela aqui - a terminar o curso. Também tirou seu "diploma" com excelência, sem falta, costurou tudo, inclusive vestidos e blusas por conta dela, usando sua imaginação. Não sei se a Lucinéia tem intenção de vender suas costuras. Se tiver, também vou indicá-la, como sempre indico aquelas que se dedicam.

Lorena - A Lorena, outra revelação. Também já falei dela aqui muitas vezes. Lembro dela toda quinta-feira pela manhã. Sei que também lembra de mim toda vez que senta na máquina de costura. Sinto essa energia boa. 

Daniela - A Daniela foi outra que, embora não pôde terminar o curso, foi uma aluna muito positiva, alegre e feliz com suas realizações na costura. Já pediu aula extra quando eu puder atendê-la. Está na agenda, viu? 

Lucimara - A Lucimara ficou pouco tempo, faria uma viagem longa com o marido. Ficou de voltar um dia, embora não teve máquina de costura, tudo o que costurou aqui fez com excelência. Lucimara, compre uma máquina de costura, mulher! 

Maria Amália - E a Maria Amália? Eita mulher animada, forte e firme. Toda semana, após a aula, reproduzia em casa o que havia feito aqui...
... Sempre animada, risonha, engraçada. Dona de uma sabedoria de vida de uma anciã, dona de uma juventude adolescente. Maria Amália, além de todos aqueles presentinhos que você você me deu, o maior presente para mim foi a oportunidade de conviver com alguém que lida tão bem com a vida. Obrigada.


Helenice - Da Helenice, também já falei aqui. Depois da nossa última aula ela me manda um recadinho assim:

"...Queria agradecê-la, de coração, pelos ensinamentos, pelas conversas, pelos deliciosos cafés e por todas as coisas boas que você despertou em mim através da costura. O seu método é fantástico! impossível não se envolver!Você não ficará livre de mim..."

Em seu último dia de aula ela chega aqui, com aquela voz rouquinha (acho lindo) mostrando sua última produção...Adorou fazer bolsas, necessaires, estojos e bolsinhas. Inventou tantas outras. Dela eu ganhei essa de lacinho. Fofa.
E o charme desse pingente para zíper? Criativa! Aumentou o molde do estojinho que fizemos aqui e fez esse grandão para presentear aos homens da família com produtos de higiene pessoal. Dá para não ficar orgulhosa de gente assim?
Mas, acima de tudo, o que mais eu gosto de receber dessas alunas é essa energia positiva. Sinto o quanto ficam felizes de estarem aqui dando o seu melhor, se descobrindo capazes de fazer coisas lindas com mãos que, aos poucos vão se tornando mãos de fadas! Mãos abençoadas têm essas mulheres. Abençoadas são essas mulheres que resolveram um dia, pela internet, me encontrar.

Ana - Também já falei e mostrei alguns trabalhos da Ana -  dona de uma história triste de vida - perdeu o filho, já rapaz, num acidente de carro, logo depois o marido e, recentemente uma tia querida. A tia queria tanto me conhecer, queria me convidar para um chá em sua casa. Coisas assim me emocionam e me faz GRANDE.

Jane - E teve a Jane que também finalizou o curso. A Jane é uma mulher ocupada, uma advogada. Queria, com a costura, algo fácil para relaxar. Sim, qualquer artesanato relaxa porque nos leva a imaginar, a criar, a mexer com as mãos. No início nem sempre é uma tarefa relaxante, pois nem sempre temos um bom resultado no início. Os acertos e o prazer em ver algo bonito só vem com o treino. 

Soraya - E teve a Soraya que, por conta dos preparativos do casamento da filha, terminou o curso com a promessa que vai costurar muuuito depois que tudo se normalizar. Vinha às aulas exibindo o seu organizador de bolsa dentro dessa chiquérrima Channel. O organizador foi feito na aula.
 
Não é lndo? Não merece estar dentro de qualquer bolsa de uma lady organizada? Os meus uso como porta-maquiagens no banheiro. 

Valda - Também teve a Valda que, por motivos profissionais, precisou interromper o curo. 

Nilmara - Teve a Nilmara que veio em poucas aulas. Morava longe, trabalhava muito. Ainda não havia se decidido comprar uma máquina. Então, resolveu deixar a costura para outra oportunidade. 

E tive uma estrangeira (uma argentina) que, embora reclamasse do jeito brasileiro indolente, sem compromisso - segundo o seu olhar, naturalmente, foi dela de quem mais levei "bolo". Abafa. 

Rosângela - A Rosângela foi uma aluna que vinha aos sábados concluir o curso iniciado em outra temporada. Outra pessoa compromissada, batalhadora. Também gosto disso.

Bete - A Bete, outra querida. Sei que acompanha o blog, por isso deixo um recadinho para ela: Bete, o cobre fogão que você costurou para mim, foi a primeira peça que usei na minha nova cozinha. Ainda não terminei a decoração e quando terminar falo dele aqui, viu? 

Atalanta - A Atalanta ainda não terminou. Como eu sempre falo, o curso não tem uma data certa para terminar, pois vai no ritmo de cada uma - as aulas são individuais. A Atalanta precisa faltar muitas vezes devido ao trabalho e algumas viagens. Por isso ela escolheu um curso assim, como o meu, que dá a flexibilidade para a pessoa ir em seu tempo.

Raquel - E veio a Raquel, uma mocinha, aspirante a estudante de moda. Com apenas 14 anos, estudante, em épocas de provas escolares, nem sempre era possível comparecer às aulas. Precisei acompanhar minha filha caçula num processo e sugeri à Raquel continuar o curso em outro tempo, um tempo melhor para mim e para ela.

Alessandra - E a Alessandra teve que ficar só até quarta-feira, mora longe, aprendeu o suficiente para dar uma engrenada em sua vida de costureira. Outra pessoa extremamente séria e responsável. Foi dela que ganhei tecidos lindos que me inspirou a criar coisas mimosas para o enxoval das grávidas. A partir de um tecido veio uma ideia, nasceu um projeto. Alessandra, sou grata por isso, viu?

Christiane - E por falar em grávida, quarta-feira a Christiane terminou um cursinho de grávida que montei de acordo com suas necessidades momentâneas: fazer algumas peças de enxoval para o seu bebê. Ela até queria continuar para aprender mais, mas o médico pediu repouso, pois a Christiane já havia perdido um bebê no quinto mês. Uma grávida animada, disposta, ia no centro comprar tecidos, escolher aviamentos delicados para o quarto do seu bebê. Enquanto digitava esse post, suspendi o olho para ver a minha caixa de e-mails e vi que chegou um "gorinha" mesmo. E lá estava ela, a grávida me escrevendo:

Muito obrigada pela atenção e pelas lindas
coisinhas que me ensinou a costurar, espero
continuar os cursos e as costuras.
Achei tudo lindo e as pessoas que mostro 
Também adoram!!!
Abraços.
Christiane"

E, nesse tempo de saídas antecipadas, fui incluindo algumas aulas extras, de pessoas que já costuravam e queriam aprender apenas algumas peças. Dei algumas aulas avulsas para pessoas que queria apenas aprender a lidar com a máquina de costura. E daí veio a Mirna, a Silvana... 

Ilca, Íris, Andreia  - E no meio da temporada outras vieram iniciar, como a Ilca, como a Íris... Veio a Andrea animada, animadíssima. Mora em frente ao meu prédio, chega só com a chave de casa numa mão e na outra sempre uma costura que fez em casa, sozinha, doida para mostrar. Adoro isso! 

Luciana - Também tem a Luciana Padua, que mora longe (Lagoa Santa, ou Santa Luzia?, ai sempre faço confusão). 

Carol - A Carol, outra gaúcha que mora aqui pertinho (da foto abaixo à direita). E assim todos os dias meus horários são completos, das 8 às 18 horas, atendendo com exclusividade, uma por uma. Únicas.

Promovi um café aqui em casa e convidei as 3 gaúchas - duas já se tornaram amigas por minha indicação. Eu quis que elas conhecessem a Carol. Vê a animação das meninas? 

 Cada uma trouxe uma guloseima...
 Em ótima apresentação...
 Embalados com carinho...
Biscoitinhos feito em casa, com capricho, embora a "cozinheira" assegurou que foram feitos num vapt-vupt. Gosto disso: rápidos, fáceis, gostosos e bonitos! como as costuras que ensino aqui.
Mas pensam que já estou em férias? NÃO. Estou com um curso, em duplas, apenas no mês de junho - falo nisso em outro post. Em julho saio em férias e volto em agosto com o curso normal, com aulas individuais, mas estou fazendo alterações. Na ocasião coloco no blog. As inscrições têm início em meados de julho. Se pretende se inscrever, fique de olho no blog.

15 comentários:

  1. Ai, ai, Helena! Se eu morasse aí, com certeza faria um curso com você! Vejo seu blog todos os dias, revejo os antigos, e vc, sem saber, me serve de muita inspiração! Obrigada por compartilhar seus dias, suas costuras, suas delícias! Que Deus sempre te abençoe! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia! Ja sabe como gostaria de ser sua aluna rsrrs...todo dia passo aqui pra ver se tem novo post...rs..gostei do organizador de bolsa..achei lindo e prático
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Helena, você sempre tão animada. Adoraria ser sua amiga para poder usufruir dessas delicadezas. Essas gaúchas são umas felizardas!!! Também sou gaúcha!
    (moro fora)
    Angelina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelina, eu adoro esses mimos, mesmo quando não me retribuem. Faço porque gosto das pessoas, porque gosto de preparar. Faço porque gosto.
      Beijos,

      Excluir
  4. Olá Helena
    Toda vez que leio seus posts, parece que estou ouvindo você falar.
    Como admiro seu trabalho e sua boa vontade em ensinar.
    Você poderia fazer um curso virtual ou pela webcam, quem sabe?
    Moro tão longe de você.
    Parabéns pelos seus trabalhos.
    Que Deus te abençoe
    Beijos.
    Glauce

    ResponderExcluir
  5. Nossa quanta coisinha bonita !...a turminha está de parabéns !
    Adorei sua mesa, tanta delicadeza em cada detalhe. Vc realmente é uma pessoa iluminada.
    Ah!..fiz o pãozinho e ficou DEZ ! Muito obrigada por disponibilizar uma receita táo fácil e táo saborosa.
    Bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  6. Helena, sempre leio seu blog e adoraria morar perto para ter aulas contigo. Minha mãe mora aí em MG, em Viçosa, conhece? Suas alunas são sortudas em terem uma professora tão amorosa e dedicada como você viu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vick, fui lá em sua página deixar um oi, mas não consegui deixar recado.Já ouvi falar de Viçosa sim. E você, mora onde?
      Beijos

      Excluir
  7. Ai, que coisa mais linda! Você desfiou um rosário de nomes, mostrando um pouquinho de cada vida que cruzou o teu caminho e que teve seu curso alterado por isso... Adorei, você tá fazendo como Jesus falou, multiplicando os talentos que Deus te deu, espalhando toda a tua criatividade, a valentia em encarar desafios, a boa vontade em arregaçar as mangas e lutar pelo que sonha! Que as merecidas férias venham - e vê se descansa mesmo, que você não é de ferro: das 8 às 18? Super Helena, maravilhosa...

    Queria eu morar no prédio do outro lado da rua...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Helena! Saudade... Você como sempre especial, atenciosa e carinhosa. Só tenho a agradecer a Deus por colocar pessoas como você em meu caminho. Você é iluminada...
    Boas férias!
    Tirei as fotos e logo te mostro minhas sacolas vendidas.
    Beijos,
    Luciana

    ResponderExcluir
  9. Helena

    Você e suas alunas estão de parabéns. Belíssimos trabalhos, ótima terapia para todas!
    Tomara que possam voltar as alunas que não puderam continuar o curso.
    Abençoadas são as alunas e você que ensina com tanto amor.

    E que mesa de lanche da tarde é essa?? quantas gostosuras!!

    Desejo boas férias para você. Aproveite bem.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fatinha querida. Vi que você fez uma bermuda! Evoluiu tanto nas costuras, heim?
      Está de parabéns.
      Beijos

      Excluir
    2. Olá!! Descobri seu blog há poucos dias e tenho vindo te visitar todos os dias!!! Já li quase a metade!! E fico com muita vontade de fazer os cursos, pena que moro muuuuuuito longe! Sou iniciante na costura, sei quase nada...rsrsrsrs...mas sou metida!!! Fiz uma cueca para meu filho e também uma calça de pijama em soft. Agora minha filha quer uma saia de paetê...affff......nem sei por onde começar, mas vou fazer!! Sou gaúcha, da região da campanha, quase fronteira com o Uruguai e aqui na minha cidade não tem cursos de costura, infelizmente. Você não tem idéia em fazer aulas virtuais??? Ou então um dvd??? Gostaria muito!!! E tenho certeza que tem muitas pessoas que querem também!!! Dá para sentir o amor e carinho com que você ensina, fico babando de vontade!!! Beijos e parabéns pelo seu blog e pelo seu sucesso!!! Abraços carinhosos

      Excluir
    3. Luciane, fez uma cueca? genial, eu nunca fiz e acho que é um pouco difícil, não? Olha, por enquanto eu tenho muita procura pelo curso presencial porque as aulas são individuais. Fico envolvida durante todo o dia com as alunas (das 8 às 18) e não sobra tempo para outros projetos. Quem sabe um dia? Vem morar aqui em BH! aqui está cheio de gaúcha. Por que será?
      Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com