Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

27 de julho de 2014

Qual a graça?

Entre as várias coisas que fizemos aqui no curso de férias, que aconteceu em junho, uma delas foi esse kit de pano de prato + luva de pegar panela. No pano de prato ensinei a técnica de patch colagem. Svocê quiser saber como faz, entre nesse blog  aqui. Lá a Rê utiliza termolina, mas se você usar um bom papel termocolante (do importado é melhor) não precisa usar a termolina. Compro esse papel na Decolores (R. São Paulo, Belo Horizonte).

Esse cobre-fogão que vocês estão vendo eu ganhei  da Betinha - uma ex-aluna que fez em casa,
sozinha, e me trouxe em seu último dia de aula. Gostei tanto da ideia que pretendo incluir no curso, pois é uma peça super prática, com uma aba que, ao abrirmos o fogão não precisamos retirá-lo.
Faz 3 dias que chove em Belo Horizonte - coisa rara para a época do ano. E aproveitando o friozinho que veio junto, sábado fiz uma feijoada, em minha nova cozinha.

Cairipinha, brasileiríssima! Olhem lá outra utilidade que encontrei para o organizador de bolsa. Também fizemos essa peça  no curso de férias. 
Faço a feijoada como minha irmã ensinou - a feijoada da Dó: Coloco o feijão preto para cozinhar primeiro com uma folha de louro e, quando está quase bom, ainda meio duro, coloco costelinha defumada, linguiça, paio, lombo defumado (ou fresco). Se for fresco, dou uma refogada primeiro. Tampo a pressão novamente e deixo cozinhar mais um pouco. À parte coloco um pouco (pouquinho) de óleo numa panela, refogo bacon, alho e cebola. Coloco uma concha de feijão cozido, dou uma boa refogada e volto tudo para a panela de pressão, sem a tampa. Deixo apurar para que o caldo fique bem grossinho. Se usar peças salgadas, retire o sal primeiro e não precisa usar sal. Sirvo com arroz branco, couve refogada e farofa (ou apenas a farinha).
Sirvo nessas panelas pretas, de barro. Eram 4 panelas. Comprei e tomei na cabeça - uma delas quebrou quando levei ao fogo com a comida dentro!!! porcaria, mesmo seguindo à risca as instruções do fabricante (de uma ova). Compramos numa viagem, na estrada que liga Búzios a Cabo Frio. Devia desconfiar, custaram uma merreca! E quem volta lá longe para reclamar? Agora uso só para servir. Lindas e ordinárias.
E utilizando a mesma técnica do patch colagem, fiz capas duplas faces para sousplat, recortando desenhos de galinha e galos.
De uma lado as galinhas e os galos: 
 Do outro lado preto de bolinhas brancas, combinando com a galinha de angola.
Vamos ver como ficam na mesa? 
Mas notei que as galinhas só vão aparecer depois que os pratos forem retirados. Mas daí qual a graça? 

A graça é todo mundo ajudar a lavar os pratos depois da refeição! Dai os desenhos ficam à mostra e você receber muitos ohs!!!


20 comentários:

  1. Oi Helena
    Simplesmente amei tudo... até da dica do feijão!
    Muito chato esse lance das panelas de barro! só comprando com vendedores confiáveis!
    Amei as fotos...
    Bom domingo!!!

    Blog Pesquei na Net

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena ,adoro seus posts sempre criativos e alegres.
    Ri muito com a hístoria das panelas,e fiquei com água na boca com essa feijoada.
    Acho que casa e comida tem tudo a ver com costura.
    Bjs e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo Cida, uma cozinha sem nenhum paninho não é cozinha, não é?
      Beijos

      Excluir
  3. Ficaram lindos Helena,parabéns.Feliz semana para você.Valéria.

    ResponderExcluir
  4. e eu fico aqui so BA-BAN-DO!!!
    Esperando o dia que nossas agendas sejam compatíveis!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como lhe disse no e-mail Tamiris, sim, vamos dar um jeitinho para que você venha aqui fazer umas aulinhas, mas pelo que vi nas fotos, você já está costurando super bem. Certamente será daquelas alunas nota 10.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Helena, já vi que as férias foram ótimas, lindas fotos, pijamas nota dez, e as galinhas ficaram
    lindas, beijo amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mira, não foram assim tão ótimas não, entre um passeio e outro havia muito o que fazer na casa em São Paulo. Na verdade, estava doida mesmo era para voltar para casa, pois é aqui que descanso mesmo.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Helena! Tudo lindo e prático como a vida deve ser. Essas oficinas de férias são ótimas, pois são curtas e também muito produtivas. Ainda quero fazer essas capas para sousplat e também uma feijoada tão gostosa quanto a sua. Beijosss!!! Clau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Cláudia, as oficinas são muito gostosa porque são curtas, ninguém cansa de ninguém (hehehe).
      Beijos

      Excluir
    2. Oi, Helena! Também fiquei com receio de costurar e principalmente de virar braços e pernas tão finos como são os da Tilda, mas depois que fiz a primeira não parei mais. Já foram mais de 15 e cada dia quero costurar mais. Tenho muitas encomendas e também gosto de presentear com elas, agradam sempre! Beijosss

      Excluir
  7. Suplàs lindos adoro estampas de galinha,sabe Helena me deu uma otima ideia a feijoada, meus filhos adoram nossos pratos brasileiros mas a feiojoada sempre esqueço de fazer,vou procur o feijao preto se consegui achar vai ser para terça feira que vem o filao vai voltar das fèrias e vai ter uma bela surpresa.Boa semana bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaire, quando pretende vir para o Brasil? Vamos marcar uma feijoada lá em São Paulo!
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, Helena parabéns! bom gosto e requinte em seus artigos.
    Para quem gostar de visitar blog, deixo maus trabalhos aqui:

    http://ninhoprimitivo.wordpress.com/

    http://terrademagiahistoriasinfantil.wordpress.com/

    Abraço de Portugal.

    http://pensamentosoft.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cores & Ideias (não deixou seu nome). Sim, irei visitar esses blogs que indicou.
      Beijos

      Excluir
  9. Depois daquele susto consegui comentar (rs).
    Adorei a idéia do envelope de filó. Suas peças estão lindas, como sempre de muito bom gosto.
    Bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  10. Helena, cada vez que vejo as mesas lindas que você arruma, lembro-me de um livro chamado "A Experiência da Mesa" de Devi Titus. Recomendo a leitura e posso garantir que é muito gratificante. Como amo arrumar a mesa para jantar com minha família, quero aprender essas coisas lindas que você costura para enfeitar ainda mais estes momentos. O livro foi um presente de minha mãe e eu não imaginava que me identificaria tanto com ele. Acho que mãe sabe das coisas (rs). Beijinhos. Seu blog é inspirador!! Aliás, você é inspiradora!

    ResponderExcluir
  11. Helena querida, fiz um comentário sobre suas decorações de mesa, mas acho que o fiz no post do sofa!! (rs) então quero repetir o que disse aqui no lugar certo: suas mesas lindamente arrumadas me lembram um livro que me foi presenteado por minha querida mãe: "A experiência da Mesa" de Devi Titus. Amo colocar a mesa para jantar com minha família e quero aprender a fazer estas coisas lindas que você posta para enfeitar ainda mais os momentos agradáveis que devemos ter em família! É isso... Beijos querida. Ah recomendo a leitura do livro. Você verá como será uma edificante leitura. Beijos e parabéns pelo blog sempre lindo!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com