Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

23 de outubro de 2014

Como vender suas costuras



A Ednéia é uma daquelas amigas que conheci através do blog. Mora em Maricá (RJ), fez um curso de costura em sua cidade já faz uns 3 anos, montou um ateliê e vive do seu trabalho como costureira. Sempre nos comunicamos por e-mails, trocamos fotos e dicas sobre o nosso trabalho. Hoje ela me escreveu contando como faz para ser bem sucedida vendendo suas costuras, veja:

"Hoje em dia eu trabalho com o boca a boca. Como te falei ontem, encho minhas sacolas, ponho no carro, vou em casas de pessoas conhecidas, em lojas onde conheço muita gente, por exemplo, farmácias, lojas de roupas, salão de beleza, etc. Uma coisa que me ajudou muito foi comprar um tablet e tirar fotos de tudo que faço e mostro às clientes em potencial e levo tbm umas amostras comigo, pra não carregar muito peso, né!
A pessoa escolhendo, vou no carro, pego e entrego, ou se a pessoa quiser encomendar de outra cor ou tamanho, levo depois. Por exemplo, tem uma toalha de mesa azul de um metro e meio, e a pessoa quer uma verde de 2 metros. Anoto o pedido e entrego depois, entendeu? E assim eu vou levando. Às vezes é cansativo. Mas o que não é cansativo, não é mesmo? Até ficar sem fazer nada cansa... "

Outra dica ótima é sobre ter um registro, veja: "

... Agora a minha outra meta é tirar meu CNPJ com a ajuda do Sebrae. Pois com o CNPJ de MEI que  é Micro Empreendedor Individual, posso ter descontos em compras de tecido e de outros tantos materiais que compro, por exemplo na Caçula, onde compro muitos tecidos, em lojas na internet tbm,  e em outros tantos lugares. 
Vou mandar fazer etiquetas adesivas e tbm de composição e tudo o mais que precisar pra deixar meu trabalho mais profissional. Com o CNPJ também posso colocar minhas criações em lojas que vendem artigos de decoração aqui no centro da minha cidade."
etiquetas
Para conhecer os trabalhos da Néia, entre aqui NINA BUNITA ALELIER

Agora quero mostrar alguns trabalhados da Maria Fernanda - aluna do primeiro horário das segundas-feiras - anda fazendo. Ela ainda não terminou o curso, mas tudo o que aprende aqui reproduz em casa, sempre acrescentando algo mais, vejam:

A sianinha do barrado de pano de prato ela aprendeu aqui, mas a inclusão de outro tecido e o viés foi invenção dela.  O pegador de panela também.
Todos eles


Avental e saquinho de filó que aprendeu aqui

close no bolsinho do avental

luva de pegar panela

pano de prato com passa fita e bate-mão foram criações dela. O porta biju fizemos aqui

Pegador de panela com alcinha para os dedos. Adorei essa ideia!


Bolsa cesto que foi feito na aula da segunda. Certamente já deve ter feito outra mais linda em casa, sozinha! 
Não é muita inspiração? Nos próximos posts quero falar mais das alunas dessa atual temporada - tudo gente prendada, criativa. Estou encantada! Até breve.

4 comentários:

  1. Minha querida Helena, como te disse pelo email, para mim é uma grande honra ser objeto de uma publicação do seu blog. Te agradeço e desejo que Deus continue te abençoando sempre.
    Parabéns à Maria Fernanda pelos lindos e caprichados trabalhos. Mil beijos, Néia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena que bacana esse texto da sua aluna . Um exemplo para nós artesãs me senti muito inspirada com ela. Como ela mesmo disse não é fácil mas se a gente quiser vencer e fazendo oque gosta tem que trabalhar muito.Muito legal mesmo bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia Helena... uma costurinha mais fofa que a outra... dá um orgulho danado né? Parabéns para as alunas e pra a professora também, bjss. Clau.

    ResponderExcluir
  4. Helena, que post mais lindo, suas criações e de suas alunas são lindas, quanto há dica para vender
    já fui a casas de comércio mas ninguém fica com nada sem fatura, beijos amiga

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com