Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

15 de abril de 2015

O que acontece nas aulas de costuras?

As aulas de costuras andam de vento em polpa, muitas alunas, uma lista de espera que cresce a cada dia. Essa turma que iniciou em fevereiro é uma turma muito animada, criativa, disposta. Gente feliz. Pessoas que, pela aparência física e espírito, julgo uma menina e espanto-me quando dizem a real idade. Qual o segredo? Ser feliz! Pessoas felizes, que fazem o que gostam são mais bonitas, já notaram? Procurem um hobby para ser feliz! (e ficar bonitas)
Silvana - profissão: psicanalista e costureira como hobby. Está feliz da vida ajudando a norinha - que também foi minha aluna - a confeccionar as capas de sousplats para o almoço de noivado. Costurar com a Silvana é uma delícia, pois ela é super divertida, linda por fora e por dentro,
Janaína Depiné . profissão: jornalista e consultora de etiqueta e costureira como hobby. Também costurar com ela é uma delícia, trocamos muita sabedoria de vida. Ela é a minha musa, sempre tão elegante em todos os aspectos da vida.
Helena Compagno - profissão secretária e professora de artes. (lá vem ela se gabar) Hobby e ganha-pão: costureira. O avental que estou usando foi feito pela Regina, outra profissional gabaritada, graduada em várias assuntos, mas costureira por hobby
Tenho muitas alunas com esse perfil - algumas não gostam de se expor. Eu fico morrendo de vontade dar um clique e postar. São lindas e criativas. São felizes. E eu adoro viver com gente feliz.

Costuramos, trocamos confidências, às vezes rimos demais, às vezes choramos. Aprendo com elas como viver melhor, como ser melhor, uma receita de beleza  aqui, uma de pudim ali... Eu adoro estar aqui. 



 E enquanto eu digitava esse post recebi um e-mail da Marisa, - aluna das 13:30, assim: "Minha flor hoje não vai ser possível comparecer a minha aula porque estou muito apertada aqui no serviço, não vou ter como sair pq tem uma pessoa de férias e tenho que cobrir o serviço dela (...) Estou arrasada pq eu queria tanto ir, mas fazer o que né? Matarei a saudade outro dia. Bjs. Marisa "

 Seu último trabalho aqui foi esse:
 E assim a vida segue... cada dia uma descoberta nova
Balizador de costura reta, conhece? ele é ótimo para fazer aquelas costuras nas bordas dos jogos americanos e fronhas. A peça custa baratinha e serve para qualquer modelo de máquina, desde que ela tenha um lugar para colocar o parafuso na chapa. A Elgin, modelo básico, básico, não tem. A Janome 2008 tem. Aliás, eu sempre recomendo essa máquina, simples, resistente e com um ótimo preço. 
 
 

Porta tabuleiro. Essa peça quem fez foi a Marisa, sozinha, na casa dela.
 Amei essa bolsa que a Lúcia fez. Aliás, apelidei a Lúcia como a "moça das bolsas". Ela adora fazer bolsas e já está vendendo, acredita? não era a sua intenção, mas as pessoas pedem.... Ela sempre me diz isso.
 E os presentinhos fofos que ganho? Fico tão mais feliz quando são elas mesmas que fazem, como esse coelhinho que a Lavínia fez na Páscoa. Criativo!

Aparador de copo que eu fiz enquanto esperava uma aluna que costuma atrasar tanto...
 E quando eu paro numa vitrine, onde encontro jogos ameircanos bem iguais aqueles que elas costuram aqui, gastando tão pouco, eu morro de orgulho da gente!
E esses guardanapos que custavam R$ 29,90 o par? a metragem deles e as barras são menores daqueles que as meninas fazem aqui. Em média, com um 1,20 mt de tricoline, das boas, faz-se 4 lindos e enormes guardanapos. Qual o custo do metro da tricoline?
Na Loja do Tião (centro Belo Horizonte), você consegue comprar ótimas, 100% algodão ao preço de R$ 13,50 o metro. Se comprar à vista, em dinheiro, tem 10% de desconto. Seu Tião, alou... propaganda. Quer dar um desconto maior para as minhas alunas que vão aí seguindo minha indicação? Não quero nada para mim, dê o melhor desconto para elas. É fácil identificá-las, pois todas trazem um lindo sorrido no rosto!

   O meu sorriso o senhor já conhece, não é? Olha aqui de novo: 
A cada ano vou ganhando uma ruginha, uma gordurinha, uma dobrinha... Mas eu não quero nunca perder o meu sorriso. E para não perder nunca o sorriso, vamos fazer artes?

17 comentários:

  1. Sorriso lindo, de quem faz o que gosta e vive prá inspirar os outros! Quanto às ruguinhas (que não vi) e os quilinhos (que eu sei - vem todos prá mim...) fazem parte da vida. O importante é ser feliz, apreciar a vida, fazer a diferença... Lindas todas as peças, amei especialmente a bolsa - também tenho mania de fazer bolsas...

    Beijos, Helena querida!

    ResponderExcluir
  2. Mulher linda essa Helena!!! Querida antes uma ruguinha aqui, uma gordurinha ali, do que uma doencinha, é o que as pessoas ganham quando não se entregam as alegrias da vida!!! Felicidades, boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite! Sorriso lindo! Passear aqui é um dos meus programas favoritos.Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom fazer parte dessa turma que está aprendendo a costurar, por puro prazer!
    Você é uma bela professora e muito generosa. Obrigada por compartilhar seu conhecimento tornando tudo mais fácil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Helena, fiz um comentário em seu blog, mas não sei se foi postado corretamente. Vc sabe, não sou tao boa com computador como vc.
    Só queria dizer o prazer que é estar e costurar com vc! Não é simplesmente uma aula de costurar tecidos, mas muito mais... Nas terças costuramos relações, dividimos historias e criamos laços. E como tem sido bom! Obrigada amiga...
    Meu carinho
    Silvana

    ResponderExcluir
  6. Helena, que delícia essa sua postagem! Adoraria poder fazer uma aula com você, participar desse mundo tão cheio de criatividade e amor que suas costuras envolvem!!
    As artes são maravilhosas, suas alunas mega simpáticas e você é LINDA!
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juni, quem sabe um dia possamos estar juntas? Beijos e muito obrigada

      Excluir
  7. Oi Helena adorei te ver nesta última foto com este lindo sorriso no rosto.
    A alegria é a alma do negócio e neste quesito você é nota dez.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Querida Helena a cada dia gosto mais e mais de você. Como é bom ser sua aprendiz! Amo descobrir o que um tecido, linha e uma boa dose de capricho podem fazer. Obrigada por sua paciência de Jó com meu desconhecimento e por nossas conversas mais agradáveis do mundo. Obrigada por me abrir as portas para um novo saber. Com você tenho descoberto que podemos ser fortes, sem perder a delicadeza. Podemos ter uma carreira de sucesso, sem esquecer do zelo pela casa. Podemos femininas, sem perder o braço forte ( vai forrar um botão para você ver...rs). Podemos ser modernas, sem esquecer valores antigos. E,como se já não bastasse, podemos dar presentes tão valiosos que grife nenhuma poderia se igualar, pois nos custaram o que é mais precioso hoje em dia, o nosso tempo.

    ResponderExcluir
  9. Adorei tudo principalmente sua foto no fim do post.Tutorial da cestinha?

    ResponderExcluir
  10. Que delícia, Helena!
    É isso mesmo quando fazemos o que gostamos e a costura é um excelente antidoto contra tristeza.
    Continue distribuindo conhecimentos e costurando alegrias!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir
  11. Querida Helena, há quanto tempo não passo por aqui!! ando tão atarefada no meu trabalho que mal tenho tempo para visitar os sites e os blogs que gosto... Mas hoje cheguei mais cedo no trabalho , não tive aula de manha e cá estou vendo as coisas lindas que vc faz e ensina!! Apesar de não nos conhecermos admiro muito seu trabalho. Ja estou costurando bem melhor e ja fiz várias bolsas e estojos (no curso que faço aos sábados e do qual não abro mão!!) Fico feliz e orgulhosa de mim mesma quando consigo terminar um projeto! Como vc sempre diz e eu concordo: Ter sempre um sorriso no rosto faz toda diferença!! Beijos, querida. Deus te abençoe e te faça feliz!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lúcia, saudade...Seu comentário me deixou muito feliz. Ganhei o dia. Volte sempre. Beijos,

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz que você tenha gostado da dica da fita crepe: além de ser um material barato, dá prá reutilizar as tiras enquanto a cola tá aderindo (então é bem econômico). Além do mais tem em várias larguras e não mancha o tecido. Imagino que isso vá ajudar você a fazer cada vez mais coisas lindas, Helena querida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Como eu gostava de ter um sitio assim onde ir aprender a costurar direitinho. Boa sorte e continuação de muitas alegrias e trabalhos lindos.

    ResponderExcluir
  15. Como eu gostaria de estar nesse lugar que você mora e fazer parte da sua trupe! Belo sorriso e felicidade contagiantes. Muita saúde e prosperidade. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa, e como eu gostaria de estar em Fortaleza, nesse lugar maravilhoso!
      Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com