Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

1 de maio de 2015

Blusinha dupla face (ou forrada)


Quando iniciei o blog fiz um passo a passo de uma blusinha dupla face, onde utilizei a mesma técnica de uma blusa (ou vestido) com forro. Tive inúmeros pedidos para mais explicações, vindo de pessoas iniciantes nas costuras de roupas. Algumas conseguiram entender, fizeram, me mandaram fotos... outras não. Ontem recebi mais um pedido de explicações e daí eu resolvi fazer novo passo a passo para ver se consigo, assim, em fotos e com texto, explicar o "pulo da gata". Devo confessar que, no passado, quebrei a minha cabeça para conseguir fazer a costura do avesso, desvirar e dar certo. Se isso serve de consolo: comigo SEMPRE dava errado. Ao virar dava um troço que não levava a nada, um bololô de tecido, uma pessoa quase à beira de enlouquecer. Mas eu não desisti. Ia no meu guarda-roupa, examinava minhas regatas com forro e ficava intrigada como conseguir tal proeza. Eu consegui fazer (e dar certo) da forma como explico abaixo. Porém, se alguém conseguir de outra forma mais fácil, por favor, mande um passo a passo para que outras também possam fazer.

Então vamos lá ao meu passo a passo, mas prometem que vão ler o texto sem preguiça? examinar as fotos, raciocinar, pensar e não desistir? Hoje (feriado do dia do trabalho), acordei cedinho só para fazer isso para vocês!

Passo um:
Cortei as partes da blusa. O tecido estampado será a parte de fora e o claro o forro. Ou se preferir, use um tecido bonito para que possa usar dos dois lados.
Agora vamos unir os ombros: parte da frente com costas (direito com direito). Faça o mesmo com o tecido do forro:
Depois de unidos ficam assim:
Até aqui tudo certinho, não é? Então agora vamos unir essas duas partes, colocando o direito contra direito, alfinetar (ou alinhavar) o decote da gola bem juntinhos, passar uma costura, dar pequenos piques com a tesoura, assim:
Vamos desvirar só para examinar como fica?
Veja, ainda não unimos as cavas. Por enquanto estamos assim:
Agora, PRESTE MUITA ATENÇÃO, pois vamos começar a esquentar a cabeça. Vai lá, toma uma água, espante as crianças, o gato, o cachorro e o marido. Concentração. Pelo lado avesso abra os ombros, assim:
Com a mão esquerda, pegue por baixo do ombro esquerdo (tecido rosa) e com a mão direita, pegue por baixo do ombro (tecido estampado). Com as mãos por baixo dos ombros, encontre as duas mãos formando uma "meia lua", indo em direção à sua frente. Encontre os dois ombros, assim:
O que vamos costurar primeiro é onde marquei "sovaco" até a altura do ombro. Se juntar de outra forma - que acredito que é assim que vocês estão fazendo - não dá certo. No final do post eu vou demonstrar o jeito errado de fazer - que não dá certo mesmo.

Então vamos costurar assim, prendendo com alfinetes do sovaco até a altura do ombro: 
 Costure até onde conseguir. Eu consegui costurar até um pouco mais adiante do ombro. Veja onde marco com a caneta: 
 Ainda falta completar a costura. Vou desvirar pelo direito para mostrar como deve ficar, por enquanto. Para continuar a completar, tenho que começar do outro lado.
 Vou lá repetir o mesmo procedimento, começando pelo sovaco até onde havia parado.
 Já costurei:
 Vamos desvirar?
 Pronto, as cavas estão unidas. Agora só falta fechar as laterais. Desvirei para o direito só para mostrar.
 Vamos virar para o avesso para fechar. Una dessa forma, conforme a foto:
 Costure, faça pequenos piques. Esses piques são necessários para que a costura não repuxe ao desvirar. Acredito que já deva saber disso, já que se propôs a costurar uma roupa forrada!
 Desvirei e ficou assim! Está pronto
 Veja do avesso!
 Para fechar o outro lado, repita todo o procedimento.

AGORA EU VOU DEMONSTRAR O QUE NÃO DEVE SER FEITO. Se fizer dessa forma dá mesmo errado. Acredito que estão fazendo assim. Eu também fiz assim inúmeras vezes e inúmeras vezes deu errado, inúmeras vezes larguei a costura e fui fazer outras coisas.

 Vira esse bololô na hora de virar que não leva a nada. Apenas te deixa nervosa. (e com raiva de mim). Epa, epa, epa... Foi você que não usou o raciocínio lógico. Pensa que a arte de costurar não exige muito raciocínio? 
Amiga, se você conseguiu fazer, considere-se uma mulher inteligente! Se não conseguiu, tente novamente. Se deu certo, me mande uma foto, faça um comentário, encoraje outras. Todos os meus vestidos básicos, tipo tubinho, são feitos dessa forma. Faça você também.



27 comentários:

  1. Parabéns! Seu PAP ficou bem explicado, você é uma professora de mão cheia.
    Beijos, márcia

    ResponderExcluir
  2. Olá Helena ainda não fiz esta peça mas achei interessante e pretendo tentar.
    Mas tenho uma dúvida em como fechar a parte de baixo da blusa.
    Desculpe a minha ignorância rsrrsrsrsrsrsrs........ Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, muito pertinente a sua pergunta. Eu prefiro deixar solto e fazer as barras em separado. Faço a barra do tecido de dentro e depois faço do tecido de fora, tomando o cuidado que a barra do forro não fique maior que a barra do tecido de cima, para não ficar aparecendo. Em casacos eu vejo costuradas juntas, mas não gosto porque acho que dá um pouco de "barriga".
      Beijos

      Excluir
  3. Em tempos tentei fazer uma bolsa assim, mas a coisa correu mal e quando dei por isso tinha uma bolsa com as pegas cozidas, quer dizer não dava para colocar a mão :)
    obrigada pelo passo a passo.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Helena estava precisando dessa explicação!!
    Felicidades!

    ResponderExcluir
  5. Olà querida! Vou fazer num modelinho menor,atė pegar pratica.
    muito obrigada,roupa forrada é capricho!
    Cleo Andreola

    ResponderExcluir
  6. Que tal postar um vídeo com esse vira e desvira de avesso e direito? Seria um divertido exercício para quem, como eu, não conhece a técnica de costurar forro! Exige habilidade ninja que eu ainda não desenvolvi! Parabéns, excelentes posts com dicas de costura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miss Skywalker, gravar vídeo? preciso de tempo. Quem sabe um dia?
      Beijos

      Excluir
  7. E como faço com manga dupla face?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum.... deixe-me ver... Olha, eu já fiz casaco com manga forrada, assim, sem fotos fica difícil explicar. Quando fizer um posto aqui. Não é uma costura para iniciante - que é a proposta desse blog. Já essa blusinha é coisa fácil.
      Abraços,

      Excluir
  8. Não peguei a perte do ombro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo. Entendo que esse "não pergar" quer dizer não entendi. Bem, as fotos e explicações estão bem explícitas. Tente entender.
      Abraços,

      Excluir
  9. Obrigadooooooo pelo passo a passo, a meses venho tentando, até que deixei de lado "frustrada".
    Mas hoje consegui. 😘

    ResponderExcluir
  10. Consegui!fiz de um jeito um pouco mais siomples mas se for tentar explicar acho q vou me complicar ,mas adorei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Khamy, o importante é que deu certo. Um jeito mais simples? ah ensina, fico curiosa em aprender novas técnicas. Essa maneira que fiz foi tentando, tentando e deu certo. Quando explico pessoalmente entende melhor.
      Beijos

      Excluir
  11. tem um vídeo que mostra um jeito diferente e que achei bem didático
    https://www.youtube.com/watch?v=HG9w0Can3iU

    abs!
    Fabiana

    ResponderExcluir
  12. Querida, estou super feliz com seus ensinamentos. Não sabia que era assim que colocava forro e com sua grandiosa explicação, eu consegui. Beijos e obrigada. Claudia Cúnico.

    ResponderExcluir
  13. O vestidinho que forrei com suas explicações está quase pronto. Estou esperando a criança chegar para experimentar. Acredito que o corpo tenha ficado comprido, mas foi a medida que ela mandou.

    Fiz outro para a irmãzinha em branco e forrei com mais facilidade. Suas explicações estão muito bem demonstradas, melhor impossível. Continue postando assim, vai ajudar muitas pessoas.

    Eu faço parte do grupo de costureiras da Eduk e coloquei minha gratidão a você e os passos da minha criação.
    Claudia Cúmico

    ResponderExcluir
  14. helo adorei seu explicativo vc e abencõada vou tentar fazer bjos e muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. Eu consegui fazer o forro no vestido da minha filha! Parece difícil, mas é bem fácil! Obrigada pela sua explicação! Foi essencial para mim!

    ResponderExcluir
  16. Eu consegui fazer o forro no vestido da minha filha! Parece difícil, mas é bem fácil! Obrigada pela sua explicação! Foi essencial para mim!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela sua ajuda! Eu consegui fazer um forro no vestido da minha filha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Andreia, muito obrigada pelo retorno. Fico imensamente feliz saber que alguém tentou e conseguiu. Mais feliz ainda que veio aqui dizer isso. Beijos

      Excluir
  18. Oi, tem como vc explicar como faz barra de um vestido que já comprei dupla face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo: se o vestido veio o forro preso também pela barra, terá que descosturar a barra, cortar o excesso até onde quiser o tamanho, costurar novamente. Deixe uma abertura para desvirar. Geralmente vestido. Se as barras vieram soltas ,tanto do forro quanto do tecido de fora, é só cortar o excesso e fazer as duas barras em separado. Mas se vc não tem nenhuma noção de costuras, sugiro que leve para uma oficina de consertos.

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com