Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

28 de junho de 2015

Gola Postiça - como fazer

No post anterior falei que faria um passo a passo de alguns acessórios. Ando fazendo alguns para usar na viagem de férias. 

No curso eu não ensino a fazer roupas, mas quando faço algo para mim que gosto, que dá certo, que é fácil, ensino às alunas que têm interesse, àquelas que sei que vão fazer uso daquilo que aprenderam aqui, pois não existe nada mais desestimulante para um professor ensinar algo para alguém que não tem interesse. Não trabalho apenas pelo dinheiro, mas também pelo prazer, pelo imenso prazer de ver as meninas produzindo coisas em casa, sozinhas, aproveitando o que aprenderam aqui. É gratificante.

Eu fiz uma gola em pele sintética, que dá charme em qualquer roupa simples. Ela é colocada por cima de qualquer roupa, que pode ser presa por alfinetes, por colchetes ou por pequenos pontos à mão. 
Aquece o pescoço nos dias frios. Dias frios em Belo Horizonte atualmente! Delícia.
Combina com qualquer pretinho básico, com qualquer blusa lisa, qualquer camiseta de manga longa. Combina com tudo. 
 Vai bem numa roupa de festa, numa roupa para sair à noite para um restaurante, um teatro, um cinema, jantar na casa de amigos...
Quer fazer uma também? eu te ensino. Se não sabe costurar à máquina, faça à mão mesmo.

Primeiramente faça o molde da gola. Se tem dificuldade para desenhar à mão livre, copie de qualquer roupa - até mesmo do contorno do colarinho de qualquer camisa. Libere a artista que habita aí dentro de você! Se ficou com receio de estragar o pelo, faça primeiro num tecido qualquer.

Depois do molde pronto, dobre o tecido, direito contra direito, observando o sentido da ourela. Ajeite o pelo para baixo. Se não fizer isso ele fica torto, com bicos, como cabelo mal cortado. Coloque o molde por cima e risque, conforme abaixo:
 Depois de cortada ficou assim:
 Agora vamos cortar o tecido do forro. Eu usei cetim, mas pode ser uma tricoline também. Como o pelo é bem alto, achei mais fácil colocar a gola por cima do tecido do forro, alfinetar bem para não sair do lugar. Lembre-se que o tecido do forro deve seguir o mesmo sentido, ou seja, enviesado.  
 Eu achei mais seguro alinhavar à mão antes de ir à máquina. Não custa nada.
Costurei toda a borda, deixei um pequeno espaço para desvirar depois de pronta na altura da nuca. Depois que costurei toda a volta, cortei o excesso do tecido do forro, desvirei para o direito, acertei os pelos que ficaram para dentro, deixando tudo bem soltinho. Fechei a pequena abertura com pontos invisíveis à mão e ficou assim:
A pele pode ser substituída por outro tecido, tipo um cetim. Nesse caso fica lindo bordar pequenas pedrarias. Para um estilo mais romântico, borde pérolas.

Esse é o tipo de acessório chique, que deixa qualquer mulher glamourosa, elegante e sofisticada. 



9 comentários:

  1. Boa dica Helena, ficou linda a gola, boa semana, beijo amiga

    ResponderExcluir
  2. Oh! meu Deus!
    A gola é linda e fácil! É!
    Mas o modelo!!!! Que dizer do modelo?
    Estás /és liiiiiinda!

    Gosto de pessoas lindas! É uma das minhas muitas debilidades! Se, ainda por cima, também o é por dentro ... Oh! meu Deus!

    Beijinhos, boa semana!

    Nina

    ResponderExcluir
  3. Amo demais a sensação gostosa que a pele proporciona em contato coma gente, é tão reconfortante, tão macia e quentinha... Por aqui eu não acho esse tipo de pele prá comprar, acho que teria que procurar na José Paulino - mas tenho me virado com umas lãs que, depois de tricotadas em ponto simples, fazem o mesmo efeito. Adorei o jeito simples de se fazer essa gola, mas você a deixou ainda mais charmosa e linda... Beijos, Helena querida!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helena, td bem?
    só tenho uma coisa pra falar:
    ficou tão linda quanto você!
    sua linda!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Muito fácil,vou fazer.
    Já fiz o colete,virou em curinga!. Não encontrei aqui essa pele,mas fiz com outra que ficou ótima.
    Muito obrigada pela disposição e generosidade.

    Cleo

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena, amei a gola , como o colete que vc fez. Tudo muito elegante. Gostaria de perguntar uma coisa, a gola fica solta, sem nada para fechar? não cai quando usada? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suze, Ela é colocada por cima de qualquer roupa, que pode ser presa por alfinetes, por colchetes ou por pequenos pontos à mão, conforme escrevinon texto. A minha eu preguei com pontos de alinhavo. Quando quero colocar em outra roupa é só tirar os pontos.

      Excluir
  7. Olá li seu comentário como vc pensa e como vc faz eu senti firmeza em suas palsvras por mts vezes comecei às costuras e não conseguia terminar. Mas hj me animei com seu comentário e conprei umas peles sintéticas para fazer!!!as vezes precisamos ler ou ovir algo assim bem especifico para colocarmos nossas idéias em prática.obrigada por ser objetiva continue assim não muda não.abraços claudia cunha

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com