Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

2 de junho de 2015

Passo a passo colete de pelo

Agora que a revista já saiu nas bancas e já foi recolhida, vou publicar aqui, com mais detalhes, o passo a passo do colete em pelo. Já usei tantas vezes o meu colete, já me senti tão poderosa, já recebi tantos elogios e me senti tão feliz que quero dividir com vocês como é fácil fazer um igual gastando bem pouco. Em São Paulo, no Brás, comprei a pele ao preço de R$ 60,00 o metro. Já em Belo Horizonte (oh!) paguei R$ 129,00 o metro do mesmo pelo. Como sou alta, usei 70 cm de pelo + 70 cm de cetim para o forro. Mas se você for mais baixinha, apenas 50 cm são suficientes.
Então vamos lá
Materiais utilizados: uma camiseta velha para servir como molde, 70 cm (ou 50) pelo sintético + 70cm (ou 50cm) de cetim para forro, além dos utensílios para auxiliar a costura que mostro abaixo.

Como usei uma camiseta velha para servir de molde, dobrei-a ao meio e risquei com lápis o contorno da cava da mangam, cavando-a mais, pois o colete deve ter a cava maior.
Retirei as mangas, seguindo a marca do lápis e, a partir de então transferi para um papel, acertando o comprimento que, no meu caso, partindo do "sovaco" medi 45 cm.

Com o pelo dobrado pelo avesso, coloquei o molde por cima, contornei com giz e cortei a parte da frente e costas. Utilizei o mesmo molde para a frente e costas, descendo o decote da frente um pouco mais. Para a parte da frente, abri o meio. Fiz o mesmo com o tecido do forro.
Cortados ficaram assim:
Vamos iniciar a costura, unindo a parte da frente dos ombros com a parte das costas em ambos os tecidos. Na revista, por orientação da jornalista, sugeri costurar à mão, mas utilize máquina de costura - é mais fácil e seguro, afinal, se entrou aqui é porque tem uma máquina. Os ombros costurados ficam assim:
Feito isso coloque as duas partes (tecido de fora com o forro), direito contra direito e contorne com uma costura na seguinte ordem: Primeiro a gola, depois os dois lados da frente e por último as cavas. Preste bem atenção: Deixe sem costura apenas as laterais (pelo e forro) e as barras. Se não fizer dessa forma não dá certo. 
Notou que apenas as cavas frente e gola estão costurados? É assim que tem que estar por enquanto.
Feito isso vamos virar tudo pelo lado direito. É importante seguir essa ordem para que não dê nada errado. Para desvirar, coloque a mão por dentro dos ombros e puxe tudo pela barra. Desvire um lado e depois o outro. Na revista a ordem do passo a passo saiu trocada. Siga por aqui. 
Agora vamos fechar as laterais pelo avesso, unindo as costuras pela parte de baixo do braço. Junte pelo "sovaco", direito contra direito.
Deixe tudo bem preso antes de costurar. Ao costurar, nada deve sobrar e nem faltar. Por isso é melhor utilizar o molde na hora de cortar as peças. Em uma das laterais, deixe um espaço sem costura de uns 20 cm para desvirar depois de pronto. Feche a parte debaixo (barra) e desvire tudo pela abertura da lateral.
Feche a abertura e está pronto. E você, pronta para arrasar de dia ou de noite...
... e se sentir orgulhosa, muito orgulhosa do seu talento. 

Vez ou outra recebo algumas críticas de pessoas dizendo me achar convencida. Sou convencida do meu talento e você também deveria ser. Deixe de ficar aí, encolhidinha, com vergonha das coisas que é capaz de fazer, com vergonha de dizer: "eu gosto de mim e me admiro". Gostar de você já é um bom começo para que os outros também passam a gostar. Comece costurando coisas para você, para sua casa, para seus filhos, para seus amigos. Tenha vergonha não, mulher! 

18 comentários:

  1. Helena, pareceu bem fácil e o resultado lindo!
    Gostar de si é bom. Chama-se autoestima e faz bem à pele!
    (eu que o diga!)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Helena

    A quanto tempo que não passava por aqui! Vc tb não tem aparecido no meu blog, hein? rsrsrsr

    Quanta novidade boa por aqui!! Já estive olhando os outros posts.
    Então vc saiu na revista com esse colete tão lindo. Parabéns :-D é de se orgulhar mesmo.

    Que continues tendo muito sucesso.
    Quando puder, me visita.

    Beijos no coração.
    Fatinha

    ResponderExcluir
  3. Em Particular
    ________________________

    Oi, Helena

    Vi sua msg deixada no meu blog : "Oi Fatinha, postei um comentário e não sei se foi"

    Se vc mandou outra antes desta, não recebi. Faz tempo que vc comentou?ou foi hoje?
    Te pergunto porque notei uns problemas com o meu blog como por exemplo, não consigo compartilhar minhas postagens no meu facebook, hoje comentei no blog de uma pessoa e de repente sumiu o meu comentário após publicar. Eu estava logada e a msg nem apareceu para pessoa que não tem ativado os comentários. Tive que digitar de novo e aí foi normal.

    Não sei se é problema com o Blogger, se é meu note ou se é o problema seria a usuária: eu.

    Como vc escreveu dizendo que comentou e não sabe se foi, eu respondo que para mim não veio mais nada além da sua msg de hoje.

    Mas agradeço por sua atenção.

    Bjs e bom feriadão.

    ResponderExcluir
  4. Helena obrigada pelo passo a passo vou fazer,para usar no inverno prossimo.Um espetaculo,bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parece fácil de fazer,é só tentar!
    E concordo,auto estima é bom e necessário.
    Bjs
    Cleo.

    ResponderExcluir
  6. Helena, obrigada pelo pap, sempre estou de olho no seu blog e aprendo muito. Beijos e continue ¨convencida¨ porque vc é mesmo muito prendada. Beijos,
    Suzy Mendonça

    ResponderExcluir
  7. Eu sou como você, me gosto muito mesmo. Costumo até dizer que quem não me aprecia é muito burro e por isso não faz falta na minha vida...

    Agora é aguardar mais revistas - que tal aparecer no Programa Arte Brasil prá ensinar esse colete? Aposto que se você entrar no site do Programa eles te chamam...

    Beijos, Helena querida!

    ResponderExcluir
  8. Helena querida, eu não sei como funciona o programa arte Brasil, mas acho que eles só chamam mesmo as famosas habituadas a aparecer na TV, como a vitória Quintal (no tricô), a Ana Cosentino (na costura) e por aí vai. Todas as outras mandam email prá eles explicando a arte que sabem fazer e querem ensinar e daí eles chamam a primeira vez. Se faz sucesso eles entram em contato prá renovar a participação. Se você mandasse email prá eles e participasse uma primeira vez eu tenho certeza que iam chover emails prá você continuar voltando, você tem uma didática excelente, é bonita, tem carisma - ia te dar uma projeção absurda de boa. Sem contar que tem gente de montão que não tá habituada a mexer na internet, assiste o Arte Brasil nas áreas rurais, no sertão, iam adorar aprender o que você sabe. Mesmo se você não lucrasse muito com isso, eu acredito que você ia fazer tanto bem, ensinando a perder o medo da máquina, a fazer coisas úteis, práticas e fáceis que eu acho que Deus ia multiplicar ainda mais tudo de bom que manda prá tua vida... além do mais as artesãs famosas acabam criando e comercializando kits através da vitrine do artesanato em parceria com o programa - vídeo-aulas em DVDs, apostilas... Já pensou um Kit-bolsa da Helena Compagno? Um kit colete de pele? Ia ser demais...

    Mas você já é tão ocupada, aqui tô eu me metendo onde não sou chamada...

    Beijos, Helena querida.

    ResponderExcluir
  9. que legal esse colete ! me ensinou a forrar . E que bom que você é uma pessoa com amor próprio que se gosta . Isso mesmo você tem muito valor , tem que se amar e continuar assim mesmo . Você é simpatica e talentosa .

    ResponderExcluir
  10. Oi, Helena. Bem feito e parece fácil. Só não entendi muito bem como fazer o final. Co costuro as laterais e viro do avesso? Tem como esmiuçar mais esse passo e colocar imagens?
    Obrigada, Luciana.

    ResponderExcluir
  11. Adorei, Helena. Parece fácil e fica muito bonito. Só não entendi muito bem a parte final de costurar e desvirar as laterais. Como costurar e desvirar o avesso. Tem como esmiuçar mais essa informação, ou colocar imagens de como se faz em detalhes?
    E parabéns pelo trabalho.
    Abraços, Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, para que eu possa "esmiuçar" mais é necessário fazer outro colete. Tente entender o processo se baseando nesse passo a passo que fiz aqui, pois é a mesma coisa: http://minhaprimeiracostura.blogspot.com.br/2015/05/blusinha-dupla-face-ou-forrada.html

      Excluir
  12. Olá Helena, sua explicação me foi muito útil. Apesar de costurar a algum tempo, parece que tem coisas nos nos foge da mente.
    Eu já havia montado meu colete, só faltava a barra, e nao estava contente com o resultado do acabamento, quando achei seu post. Desmanchei e fiz novamente, voce me ajudou muito e estou super feliz com o resultado.
    Obrigada... Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostei, parabéns muito bem explicado, comprei uma pelúcia para fazer coletes para minhas filhas, mas não estava conseguindo localizar trabalhar com ele, porque é muito escorregadio, comprei para fazer o forro uma malha PV, porque a pelúcia estica um pouco, mas não deu certo, já estava quase desistindo até ver o seu passo a passo, vou tentar fazer agora com o cetim para forro...beijos.

    ResponderExcluir
  14. Lindo! Obrigada por ensinar!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com