Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

28 de setembro de 2015

Poliéster? Hum... cuidado!

Desde o primeiro dia de aula eu bato na tecla: compre sempre tecidos 100% algodão! Não confie no vendedor, faça o teste: dobre o tecido, vinque. Se fez vinco com facilidade é algodão. O professor da minha filha, já vai pelo exagero: "risque um fósforo e taca fogo. Se queimou rápido e soltou cheiro ruim, pode apostar, é poliéster".
Viu como essa costura ficou feia? A borda (não dá para ver direito), está queimada. A aluna foi passar a alça do avental e deu nisso! Tadinha, confiou no vendedor que assegurou que estava comprando tecido 100% algodão.

Tecidos em algodão, lã, seda e linho são de origem animal ou vegetal. Duram muito mais - hoje em dia ninguém mais quer coisa que dura tanto, não é?  Mas não é só isso, fios naturais são mais confortáveis quando se trata de roupa, são mais frescos e não deixam cheiro. A parte chata é que amassam - hoje em dia ninguém mais quer passar roupa, né?

Este, por exemplo, é um poliéster misto, fininho. Minha filha pagou barato e fez esse vestidinho ontem à noite, pois é bem a cara da vida moderna: não precisa passar, é quase descartável e custa pouco.
 Ela, por ser estudante de Moda, deve saber bem o valor dos tecidos naturais, mas usa esses tecidos baratos, descartáveis porque quer usar uma roupa nova a cada dia, gastando pouco. Por outro lado ela quer exercitar o que aprende na faculdade, o que pesquisa na net e pôr em prática as suas imaginações, mesmo que de madrugada
A faculdade de Moda  - diferente do que eu imaginava - ensina o aluno a costurar, não só na teoria, mas na prática. Só não costura quem não quer, quem não leva jeito mesmo. A faculdade dispõe de um laboratório com todo maquinário necessário e professores qualificados para ensinar. A minha filha aprendeu a costurar antes de ir para a faculdade, mas aprendeu praticamente sozinha, fuçando na net e me perguntando algumas coisas. Se sento para explicar ela já vai logo dizendo: "eu sei, eu já sei..." 
Eu me vejo nela costurando de madrugada, incomodando meus irmãos que dormiam no quarto ao lado, doida para acabar uma roupa nova, mesmo que no dia seguinte eu tivesse que colar a barra com fita crepe porque a vontade de usar a roupa era maior do que a paciência em deixar para o dia seguinte.



3 comentários:

  1. Olá Helena ! Como diz o ditado o barato pode sair caro.
    Mas o vestido até que ficou lindinho.
    Uma pena oque aconteceu com a peça da sua aluna.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que linda sua filha, estas pequenas são nosso orgulho vejo por aqui em casa, ela ama o que faz ee isso e muito importante pois ela vai trabalhar e se divertir ao mesmo tempo. Nem me fala de tecido que deixa estas costuras enrugadas da uma raiva da vontade de voltar e bater no vendedor.
    Beijos ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Querida Helena,
    Com toda certeza você foi e é a maior inspiração da sua filha. Crescer entre tecidos, linhas, agulhas é até comum. Mas, crescer em um ambiente de criação de moda e criatividade é outro bem diferente. Fiquei encantada quando li o seu post que foi você mesma quem desenhou e costurou o seu vestido de noiva! Mostrei para um monte de gente a minha professora que saiu na revista com um colete de "pele". Já viu né: "filho de peixe, peixinho é". No seu caso é: filha de sereia, sereiazinha é. Você inspira muitas pessoas e eu sou uma delas.
    Beijos com carinho,
    Rúbia

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com