Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

6 de julho de 2016

Passo a passo pano de prato com viés

Faz tempo não faço passo a passo aqui - coisa que fazia com frequência no início do blog. O tempo acabou ficando escasso. Passo 8 horas do dia dando aulas, com muitas alunas. O que era um passa-tempo de uma dona de casa, feliz em compartilhar o que sabia para quem pretendia iniciar no mundo das costuras, virou um ganha-pão. Uma renda que possibilita, uma das minhas filhas, a estudar e morar onde sempre sonhou.

Mas hoje venho aqui me doar um pouquinho, incentivando pessoas a costurar coisinhas lindas para as suas casinhas. Vou ensiná-las a costurar um viés num barrado de pano de prato, bem fácil e prático, sem sofrimento, utilizando o recurso da cola em bastão - uma ideia que as alunas adoram, pois tudo eu invento para facilitar o aprendizado delas. Aqui as aulas são exclusivas, individuais.
Vai precisar de panos de pratos, desses que já vêm com as duas laterais das barras feitas + reetalhos em tecido (tricoline 100% algodão sem elastano).

Vamos iniciar retirando uma das ourelas. Retire uns 2 cms, assim:
Corte um  pequeno retalho de tecido, que tenha uns de 8 cm de altura. O comprimento deve ter uns 4 cms a mais do que o pano de prato:
Agora vamos costurar esse retalho no pano de prato - naquele lado que cortamos. Costure o lado direito do tecido contra o avesso do pano de prato, assim: Capriche nessa costura que deve ser bem retinha. Retroceda no início e no final.

Depois disso, passe a ferro, assim:
 Dobre as duas laterais, assim. Utilize cola em bastão para prender o tecido antes de costurar.
Vire para o direito
Passe a ferro, acertando bem as laterais. Utilize o recurso da cola, colando a parte superior - isso vai facilitar na hora da costura.
 Prenda com alfinetes, se necessário
Agora vamos costurar um viés na parte de cima do barrado. Usei viés estreito - fica mais delicado. Prefira sempre viés que tenha 100% algodão. Os sintéticos são duros, são grosseiros e não pegam cola .

Dobre a pontinha de um dos lados do viés para dentro

Posicione o viés bem em cima da parte superior do barrado - naquela parte que ainda está sem costura e apenas com cola.

Deixe tudo certinho, pronto para ir à máquina. Continue utilizando o recurso da cola.
 Agora é só passar uma costura, iniciando pela lateral do barrado e depois sobre o viés, prendendo-o a parte de cima e de baixo do viés, como mostra a costura na foto
E se quiser introduzir um ganchinho para pendurar, costure um pedacinho do mesmo viés em uma das laterais das bainhas, assim:
Fácil, né? Presenteia a amiga querida, retribua uma gentileza quando for devolver um pratinho. Seja gentil. O mundo carece de pessoas gentis. E você é uma delas, não é?



7 comentários:

  1. Tento ser, aprendendo contigo. Que lindo e tão fácil!
    Obrigada, querida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Sim, Helena, fácil, rápido e com bonito efeito final.

    Sua aula- tutorial está perfeita apoiada por fotos maravilhosas em close.
    Tua doação de tempo e boa vontade em compartilhar é uma distinta benção.

    Sobre o ser gentil acredito muito naquela frase tão comum e verdadeira:
    "Gentileza gera gentileza"

    Tudo de bom para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Helena pelo belo tutorial! Com certeza vou aplicar nas minhas costurices aqui de casa! Agradeço pelo seu carinho. Bjo!

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada por esse passo a passo tão detalhado. hoje mesmo comprei uns panos de prato para tentar fazer uma barra bonita; com seu tutorial amanhã é dia de costura!
    se voce morasse em São Paulo eu já tinha feito umas aulinhas…

    Beth

    ResponderExcluir
  5. Oba! Éra a aulinha que estava precisando. Vou fazer uns panos com barrado e viés. A ideia da cola, gostei. beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostei de mais também Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Adorei, adoro presentear com mimos q eu faço.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com