Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

20 de setembro de 2017

Bagagem de mão

Quando resolvi dar aulas de costuras para iniciantes, criei/copiei/aprendi a fazer várias peças de enxoval e presentes para a casa. Não queria ensinar a fazer roupas, embora eu mesma faça as minhas, mas não tenho formação em modelagem para poder ensinar com excelência. Coloquei em cada peça um processo de costura, onde a aluna poderia aplicar em outros projetos,  como colocar um zíper, com forro, com manta... um zíper simples; várias formas de costurar um viés; usar entretela; fazer peças com enchimentos;  fazer um laço; pregar um bolso; costurar uma alça; costurar uma renda simples, um renda guipir... pregar barrados; aplicar um bordado inglês (tira bordada aqui em minas); colocar um ilhós; fazer uma costura francesa (embutida); colocar um forro; passar um cordão; costurar um elástico; pregar um botão, de pressão ou não; fazer diversos tipos de barras...

Tudo foi pensado, planejado, treinado, mas....

Sempre aparece uma ou outra aluna me mostrando coisas que viu na net que gostaria de fazer. Explico que tudo aquilo que contém naquela peça ela já aprendeu aqui. Mas para quem está iniciando nas costuras ainda não consegue visualizar dessa forma. Então eu ensino se a peça vai ser de interesse das demais, pois para cada novo projeto tenho que separar algumas horas para executá-lo, estudar uma forma de simplificar, fotografar todas as passagens, redigir o texto do passo a passo... Tudo isso demanda muito tempo.

Fiz essa bolsa, embora tenho uma bem parecida que ensino aqui. 
Fiz várias até chegar ao resultado final, onde simplifiquei bastante para que as alunas pudessem fazer sem muito sofrimento. Eliminei o viés do zíper, retirei a manta dos puxadores, troquei a manta pelo acoplado, a entretela pelo tnt gramatura 120, incluí um bolso, modifiquei as alças,... Fiz em duas versões da bolsa: uma mais alta e estreita e outra mais baixa e larga. Gostei das duas.
A Olívia foi a primeira a fazer, pois foi ela que achou esse modelo. A primeira deu muito trabalho, pois ainda não havia simplificado, mas ela queria tanto fazer... Foi um parto, mas ficou linda, não ficou?
E ela ficou toda orgulhosa, exibindo sua cria ao mundo
Apresentei às alunas e todas amaram a tal malinha. Alunas antigas, que já haviam feito o curso aqui comigo quiseram vir fazer a aula. Nesse caso ofereço como aula avulsa - geralmente às sextas ou sábados para não atrapalhar o horário normal de aula. Para as demais que frequentam o curso, vão aprender durante a aula semanal. Dá trabalho? Claro, não é num vaput-vupt que se faz, com "um pé nas costas" como muitas falam.
Para quem vem de fora, todo o material já está incluído no valor da aula, que poderá ser individual ou em dupla. Mas é importante que já sabe costurar. Também vendo o kit completo para as alunas que não querem sair para comprar todo o material, como fez a Adriana. Nesse caso fica mais fácil, pois a aluna já recebe o material todo cortado e quiltado, economizando muito tempo de aula. 
Fiz uma pra mim para viajar como bagagem de mão, sem pagar pela bagagem, pois nela cabe roupas suficientes para passar um final de semana. Dessa vez viajei de carro com o marido. 
 Ela foi na frente,comigo,  com tudo à mão: eletrônicos, documentos, óculos, remédios, agenda, creme para as mãos...
 Em cada paragem para tomar um café, descia eu, orgulhosa, com a minha malinha de mão!
Ô alegria saber costurar!!!

3 comentários:

  1. Minha musa inspiradora! Mesmo! Merece todo o sucesso, porque ter sorte dá imenso trabalho.
    Beijo, querida Helena

    ResponderExcluir
  2. Amei as bolsas e os tecidos. Lindos, originais. Parabéns Helena.
    Suzy Mendonça

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com