Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

29 de março de 2018

Passo a passo cortina com ilhós

Já se imaginou fazendo, você mesma, as cortinas para a sua casinha? O sonho de muita gente, não é? Mas você pode realizar esse sonho!
Abro um parágrafo para uma opinião minha:
Mulher, já lhe disse várias vezes: compre uma máquina de costura! Depois disso, adeus tardes vazias, tardes inúteis diante da tv assistindo bobagens. Adeus depender de pessoas (nem sempre competentes) para realizar pequenos consertos. Você mesma poderá fazer coisas para a sua casa, presentear os amigos, ter uma renda extra e, quem sabe, deslanchar numa nova (e lucrativa) oportunidade de trabalho? Falta de tempo não é desculpa.  Tenho muita aluna super ocupada, médicas, advogadas, donas de casa, professoras, das mais diversas profissões que gostam de fazer alguma atividade prazerosa, de ter um hobby, um passa-tempo - elas sempre arrumam um tempinho para esse momento. Não quero dizer que tem que ser costuras, mas invente alguma coisa nova para aprender, uma pintura, um tricô, um  crochê... É muito terapêutico. 
Pronto, vamos adiante...
Quem me acompanha nas redes, sabe que ando em voltas com uma reforma na parte de cima do meu apartamento onde tenho o ateliê que dou aulas e a área da churrasqueira com cozinha e terraço. 

Tenho uma janela grande na cozinha da churrasqueira, onde tinha uma cortina azul em tricoline
que eu mesma fiz. Se você gostou desse modelo, fiz um passo a passo AQUI

Escolhi o azul porque combinava com as pastilhas azuis.  A antiga cortina
Com a nova reforma, tiramos as pastilhas azuis. Em breve mostro aqui como ficou porque ainda está em obras. Para essa janela fiz novas cortinas em tecido gorgurão e com ilhoses. Fiz 4 partes. Cada parte ganhou 9 ilhoses.

Algumas queriam saber se mandei colocar o ilhós em armarinho. Tá doida? Claro que não! Eu mesma coloquei porque é super fácil e vou te ensinar. Estão vendo que estou costurando na sala de jantar? É, tem desculpa não por não ter lugar para costurar. 
Cada parte teve 1.40 de largura por 1.54 de altura.

Primeiro passo é retirar as ourelas das duas laterais para fazer as barras. Esse tecido listrado é ótimo porque você mira numa listra e corta. 
Agora vamos fazer uma faixa no verso para dar reforço no ilhós. Use brim cru. Corte 25 de altura pela largura (1.40) da cortina e  dobre ao meio, assim: 
Depois que dobrou, costure no lado direito da parte superior da cortina, deixando a dobra para baixo, assim:
Depois vire para trás e rebata a costura em cima e prenda na parte de baixo com outra costura
Do direito fica assim:
Depois passe ponto zig-zag nas duas laterais e dobre a barra das laterais.  Dobre apenas uma vez porque o tecido é grosso. Por isso use zig-zag na borda
A barra final vou deixar para fazer quando instalar no varão. Assim não tem como ficar torto, pois as paredes sempre têm uma pequena diferença. 

Agora é a vez de pregar os ilhoses. Esses ilhoses (argolas) você compra em qualquer armarinho. Tem quadrado, redondo, de metal, de madeira...

Agora preste atenção para não por tudo a perder. Centralize as argolas na faixa costurada. Primeiro marque tudo com um lápis. Use a parte da frente da argola para marcar o círculo.
Faça primeiro um teste num pequeno retalho para treinar a colocação. 

Corte o meio de cada círculo para poder colocar a tesoura e cortar em cima do risco
Corte bem cima do risco
Agora, pegue o par de cada argola e abra. Vem em duas partes. Essa é a parte que ficará na frente
Posicione essa parte no lado direito do tecido e pressione com os dedos para que o tecido fique bem ajustado na borda da argola, assim
Pegue a outra parte da argola e encaixe. Pressione bem até fazer o "trac" que encaixou. Algumas eu tive que forçar de todos os lados. Todas encaixaram.
Viu que fiz uma linha à lápis antes de prender as argolas? Essa linha serviu para que todas ficassem na mesma altura. Dei um espaço de 2.5 da barra da faixa até a argola.

Lado direito
Gente, é muito fácil. É muita felicidade saber costurar. Nem precisa ser ótima costureira. Viu que são apenas costuras retas?
Olha aqui as 4 partes prontas
 Eu doida para que terminem logo essa sujeira. Ansiosa para ver a cortina pendurada. 
Será usado o mesmo varão da antiga cortina. Um varão simples.

E não foi tão simples realizar esse sonho?

6 comentários:

  1. As duas cortinas são lindas!! Nunca aprendi, mas dava umas "costuradas" na máquina de minha avó qdo era menina, fiz uma bonecas de pano, uma bolsa, de cabeça mesmo, como dizia minha vó...Mas a vida deixou para trás, foi uma pena não ter ficado com a máquina de costura dela qdo faleceu, brinquei muito com ela.
    As cores da nova cortina são lindas, aguardando a ambientação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. .
    Olá. Visitando, vendo, lendo, admirando, e gostando muito das suas publicações.
    Mãos de Pura Habilidade e Arte.
    .
    * Promessas de Amor em Versos Poéticos *
    .
    Deixando votos de felicidades

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena! Acabei de conhecer seu blog e estou adorando! Pena que moro em Brasília e não posso fazer aula com vc.... mas vou pegar suas dias, com certeza!! gostaria de saber se por acaso você não conhece uma professora do seu estilo aqui em Brasília, que possa me indicar!!!! Agradeço muito! Beijos, Dani!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que pena Dani. Não conheço ninguém. O que vejo mais (não aí em Brasília, porque não conheço Brasília, são espaços onde oferecem aulas em grupos grandes. Aulas individuais, como as minhas, eu ainda não vi. Acho que ninguém quer perder 2 horas vom apenas uma aluna e, consequentemente, ganhar menos. Mas faço com muito amor e entusiasmo. Se você conjecer uma turminha interessada, vou aí e faço um intensivão de final de semana. Beijos

      Excluir
  4. Helena, um trabalho fantástico! Perfeito e bonito. Gosto muito!
    Também faço as minhas cortinas e há alguns anos (muitos!...) uma prima que vivia (já morreu) no Canadá enviou-me os apetrechos para colocar ilhoses, molas e forrar botões com tecido, mas tudo em dimensões mais pequenas. Cheguei a usar nas roupinhas que fazia para os meus filhos. Agora para os netos as mães preferem comprar tudo feito... e alguns apetrechos ainda andam por aqui guardados! Pode ser que as netas aproveitem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com