Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

20 de maio de 2018

Um churrasco para ladies

Devo confessar que, tanto eu quanto o marido, não somos adeptos de fazer churrasco, embora temos uma boa churrasqueira, praticamente quase sem uso. Acho tão trabalhoso, tanta fumaça, tanta sujeira... Marido não é muito receptivo a encontros, não faz questão. A gente cansa de ficar empurrando... Ah, larga a mão, filha - com certeza diria meu velho pai. 

Mas eu não largo mão de estar com pessoas que eu gosto, de oferecer o meu melhor. Ninguém vive sozinho. Não somos uma ilha! 

Sexta-feira ofereci um almoço para as minhas amigas. Como fizemos algumas reformas, fiquei animada em oferecer um churrasco. Não, não aqueles churrascões, onde se bebe chopp, muita cerveja, sem hora para terminar. Não seria um churrasco de homens! Seria um churrasco para ladies. Então, achei mais apropriado montar espetinhos mistos.

Aprendi nos livros da Rita Lobo (sou super fã daquela pessoa, tão prática, disposta e feliz) a deixar os espetos na água antes de montar as carnes para não queimar a madeira. Acender o fogo foi o mais difícil. Nossa, que fumaceira! Ai minha louça fina, meus guardanapos, minhas flores...Mas a minha ajudante que, na verdade, foi ela quem comandou a churrasqueira por ser mais experiente, me acalmou dizendo que era só na hora de acender o fogo. Depois das brasas acesas ia-se a fumaça.

E assim, do carvão duro é árido, fez-se as brasas... As amigas foram chegando...Tantos abraços, tantas conversas. Abre-se presentes, abre-se garrafas. Petiscos são expostos na mesinha de centro... Gosto tanto desses encontros, onde fico muito à vontade e feliz!
Mas daí os espetos ficaram prontos antes que todas chegassem e os petiscos fossem provados. Não, decididamente fazer churrasco não é a minha praia. Sou organizada demais para ficar à mercê do fogo, que cresce desgovernado. Prefiro o forno a gás ou elétrico, onde tenho o controle. Ligo, desligo abaixo...

Então sugeri que os espetinhos fossem servidos junto aos petiscos. Todo mundo com o espeto na mão!
Hum... Será que vai sobrar churrasco para quando sentarmos à mesa? Mas o bom de convidar só mulheres é que elas comem e bebem pouco.

E enquanto elas conversam vamos olhar os detalhes da mesa posta?

Mas churrasco pede mesa posta? E por que não? O título desse post não é "um churrasco para ladies"?A comida foi disposta no balção e, conforme o churrasco for ficando pronto, fui colocando na travessa ao lado dos outros pratos que preparei com antecedência. Elas foram se servindo e sentando à mesa. Assim todo mundo compartilha dos meus assuntos, sem formar grupinhos isolados. 

Fiz uma composição de azul e verde com os guardanapos e louças. A ocasião pedia uma mesa bem alegre e festiva. Porta-guardanapos em passarinhos que ganhei no dia das mães e personalizei com galhos de lavanda, amarrados com cordão de sisal
Detalhes do avesso do guardanapo que parece direito. Essa técnica eu ensino no meu curso de costuras. Venham aprender comigo. Contato no final do post.
Taças e copos que ganhei no dia das mães, mas descobri que no Mercado Central (BH) encontra-se por muito menos. Oh!
Os sousplats roxos fiz quando nos mudamos para Belo Horizonte. Tanto sofrimento naqueles dias, adaptação à nova cidade, colégio novo das filhas, um recente luto na família. Histórias tristes que pretendo esquecer usando os sousplats em dias felizes como esses. 
Gente boa e feliz, traz energias boas. Junte-se aos bons. Largue os maus, os amargurados, os mal amados, os invejosos, os preguiçosos. Sigam pessoas produtivas . É assim que crescemos. Eu, graças a Deus, tive bons exemplos em casa, mas tem gente que não tem, então, não é desculpa para ser revoltado, para dizer que a mãe não ensinou nada. Aprende-se na vida, minha filha!

  
A filha chega da rua e junta-se às demais
 
Vamos servir a sobremesa?
Receita desse tiramissu aprendi no Cozinha 3 x 4 da Rita Lobo. Só não fiz o biscoito champagne que vai na receita. aqui
A receita desse pudim de nozes postei aqui
Cantinhos decorados para recepcionar


Bougainville desidratada dura uma eternidade

Definitivamente foi um dia muito, muito feliz!
Informações do curso de costuras, com duração de apenas 2 meses pelo e-mail helenacompagno@hotmail.com

3 comentários:

  1. Foi sim, foi um dia muito feliz.
    Confesso, Helena, que todo esse trabalho me assusta. Mas quem assim é recebido com carinho e requinte não vai esquecer nunca.
    A mesa- ah! a mesa! - estava deslumbrante.
    Beijo grande da Nina

    ResponderExcluir
  2. Márcia Vacaro deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Novo formato do curso iniciante":

    Olá querida! acabei de descobrir o teu blog e estou simplesmente encantada com a delicadeza! Já "passeei" por ele todinho, agora me inscrevi para receber atualizações. Só queria mesmo te parabenizar! tudo muito lindo! beijos

    ResponderExcluir
  3. Helena,

    Boa tarde! Fico a imaginar como foi agradável os momentos que você passou com suas amigas.
    Mas prestando atenção na forma que você escreve, sugiro que você publique um livro de
    crônicas sobre aquilo que você gosta, suas atividades, sua casa, suas louças, enfim, suas
    experiências de vida.
    Eu iria adorar ler! Acredito que você tem talento imenso para escrever. Pense nisso.
    Grande abraço!
    Esmeralda

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com