Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

7 de agosto de 2018

Vamos lá bater um bolinho?

As alunas que vêm aqui fazer oficinas ou aulas dobradas, onde sempre sirvo um café,  elogiam meus bolos, pois algumas me confidenciam que os seus sempre ficam massudos, principalmente aqueles que pedem para bater tudo no liquidificador. Não bata tudo não!!!! O "bater tudo" se refere ao óleo, ovos, leite, açúcar... A farinha e fermento devem ficar à parte. Com o tempo fui aprendendo uns truques para que o bolo, principalmente o de cenoura, ficasse fofinho e macio, como esse aqui que servi ontem em uma das oficinas do pano de prato.
Antes de mais nada, leia a receita e veja a orientação qual forma usar. Sim, isso interfere em sua "fofurice". Para esse bolo uso uma forma redonda com 25cm de diâmetro x 5 de altura. Pré-aqueça o forno. Isso é importante.
 Para que ele saia assim, redondinho, mesmo ainda quente...
... unte a forma com manteiga e forre com papel manteiga
Atenção às medidas, pois elas devem ser precisas. Onde pede xícara de chá, não use, pois cada xícara de chá tem um tamanho. Tenho umas que mais parecem uns penicos de tão grandes! Compre aqueles conjuntinhos de medidas. A quantidade é nivelada, como mostra a foto abaixo. Não é transbordando. Aprendi nos livros da Rita Lobo.
Outra coisa que aprendi é sempre passar pela peneira a farinha de trigo, tanto para os bolos quanto para os pães, pois eles ficam bem mais macios. Não vejo a Rita Lobo mencionar isso. Preciso dar uns toques nela, poxa!
E o fermento, não é uma colher de sopa "cheiona". É rasa para não deixar gosto. Você sabia que a tampinha da embalagem do fermento é exatamente uma colher de sopa? Mas nivelada. Sempre
Então vamos fazer esse bolinho fofo e lindo, perfumando a casa nos dias frios?

Aqueça o forno, prepare a forma, separe os ingredientes e vamos ao liquidificador, colocando:
  • 3 ovos (quebre um de cada vez separado, pois se um estiver estragado, não vai perder a receita)
  • 1  xícara de óleo (girassol ou milho), pois o de soja deixa o bolo com gosto ruim. Reserve um óleo de melhor qualidade só para esse fim.
  • 2 xícaras (niveladas) de açúcar (pode ser cristal ou refinado). O cristal é mais saudável e barato
  • 3 cenouras médias sem a casca e em pedaços. 
Enquanto os ingredientes acima estão sendo batidos no liquidificador, peneire:
  • 2 xícaras de farinha de trigo (niveladas)
Despeje o conteúdo do liquidificador na farinha peneirada, mexa bastante para dissolver bem a farinha para que o seu bolo não fique com aquelas partes brancas por dentro. Feio. Depois que misturou bem, adicione:
  • uma tampinha de pó royal (nivelado)
Mexa bem, despeja na forma e leve ao forno por uns 35 minutos, mas isso vai depender do forno. Quando começar a perfumar a casa, teste espetando um palito. Se o palito saiu limpo, retire do forno e espere esfriar. Como sempre uso papel manteiga, nem sempre espero esfriar por completo para desenformar. Use um prato para virar o bolo. Retire o papel manteiga e desvire o bolo novamente no prato que vai servir. Nada de servir bolo em forma. Muito feio.

Se quiser cobrir com chocolate, derreta uma barra no microondas, acrescente umas 3 colheres de creme de leite (ou leite apenas), mexa bem e cubra o bolo. Eu prefiro polvilhar com cacau em pó. Mais prático, saudável e mais barato sem fazer meleca.
Aqui as sortudas da tarde de oficina com café
Uma das participantes já é "graduada", mas veio fazer uma reciclagem, matar a saudade das aulas.
Esse modelo de toalha já ensinei AQUI. É fácil e prático e faz um vistão na mesa. Usei um tecido bem estampado para me dar muitas possibilidades na hora de escolher os guardanapos. Vai combinar com todos, vejam!
Flores frescas para recepcioná-las. Que me perdoem as permanentes, mas nada se compara às naturais, que têm raízes, que necessitam de alimento para viver, que vivem e morrem, como todos os seres vivos do universo. Essas espécies são vendidas em supermercado. Custam pouco, são duráveis e deixam a casa alegre e receptiva.

Se o cesto que for usar é mais alto do que o vaso de flor, coloque um apoio dentro do cesto para que a copa apareça.


Detalhes da mesa. Cachepôs que ganhei da Jú. Muitas possibilidades emprego a eles.
Antes de receber alguém, que seja para um simples café,  procurem deixar tudo preparado antes, com a mesa já arrumada, com os utensílios que vai servir já separados, com a casa (e você) já arrumadas.
Acho tão desagradável a visita chegar e você lá na cozinha, correndo feito louca, com risco de quebrar alguma coisa, se machucar. Mesmo que seja para os familiares que vêm visitar, isso pode constranger a visita em pensar: "nossa, como estou dando trabalho, não venho mais!"

Tá esperando o quê, mulher! Vamos lá bater um bolinho? Tira o travesseiro do sofá e larga o celular, poxa!

5 comentários:

  1. Oi Helena! A confeitaria é tão cheia de detalhes que fazem a diferença. Atualmente vejo esses vídeos de receitas com tudo juntado, sem peneirar, sem tirar pele das gemas, cremes cheios de grumos (quase infarto rs)...Será que aprendemos errado? De qualquer forma ainda prefiro a alquimia tradicional...sem cremes empelotados, sem bolo cheirando ovo...respeitando cada etapa por mais simples que seja a receita.
    Seu bolo está maravilhoso e a mesa perfeita!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. kkk. e é bem isso que estou fazendo, no celular e com o traseiro no sofá.Sabe que ler esses textos até me dá um empurrão. bjs
    Natália

    ResponderExcluir
  3. bom dia Helena
    sempre tudo muito lindo perfeito bom gosto
    vc ainda mais bonita
    abraco elisa

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Helena, quanto tempo não passo por aqui... saudades de ver esse blog lindo... uma dia ainda vou em BH só para fazer uma aula dessas e depois volto pra casa aqui no Rio de Janeiro. Sortudas essas alunas que podem! Desejo sucesso, embora vc não seja dessas que se preocupam com isso,mas é só jeito de desejar o melhor, acho que é isso. Beijo grande.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com