Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

12 de outubro de 2018

Queijo Cottage caseiro

Quando posto uma receita aqui fico pensando se alguém lê, se faz, se interessa. A net está repleta de vídeos de receitas, desde os amadores aos mais renomados cozinheiros. Fico pensando, quem se interessaria pelas minhas receitas?

Não sei vocês, mas eu tenho uma certa aflição em assistir vídeos ensinando alguma coisa. Quando começam com aquela enrolação, fico adiantando o vídeo. Ah, sei lá, acho que sou um tanto "analógica".

O que posto aqui são coisas que já fiz, que deram super certo. Meu interesse é ensinar coisas simples para pessoas simples, sem filtro. Tenho esse blog como um diário virtual, onde registro coisas que faço e gosto, onde acesso e compartilho "minhas" (ah, vá, algumas são mesmo, pois mudo tanto, tanto que acabam sendo minhas) receitas, testadas e aprovadas, de qualquer parte do planeta. Já as costuras, compartilho algumas, pois dou aulas presenciais, em meu ateliê que montei dentro da minha casa.

Então, assim começo esse relato...

Meu querido diário, ontem fiz queijo cottage caseiro. Achei meio carinho o leite pasteurizado tipo A, em torno de 8 reais aqui na capital do leite, nas minas gerais. Mas hoje resolvi comprar aquele leite pasteurizado, de saquinho, tipo B. Paguei em torno de 4 reais. Qual a diferença? Sinceramente não percebi. 
Que bonito!!!! 

A quantidade que rende um litro de leite, é pouca - marido comeu quase tudo no café da manhã! Mas a minha filha, estudiosa no ramo nutrição, embora cursa Farmácia, diz que o queijo cottage, desses comprados prontos, tem muito creme de leite em sua composição. Esse caseiro não. Sem contar que não foi manipulado em uma fábrica até chegar em sua casa. O soro que sobra uso em caldos, sopas, massas de pães... 
Usei na salada, temperei com azeite e sal. Ficou maravilhoso. Se misturar outros temperos vira uma excelente pastinha para comer com torradas. 

Faz assim:

Leve ao fogo para ferver um litro de leite pasteurizado (tipo A ou B). Depois que ferveu, deligue o fogo e adicione 3/4 (xícara chá) de suco de limão coado (cerca de 1 limão e meio). Misture com uma colher. Em seguida escorra em um pano fino (uso pano de prato desses mais finos) apoiado numa peneira. Deixe lá escorrendo por 5 minutos. Depois transfira para a geladeira (ainda na peneira). Deixe lá meia hora. Depois disso transfira para um vidro fechado e limpo. Tem validade por cerca de 3 dias. Mas se quiserem comprovar a receita, peguei aqui do site Panelinha - Rita Lobo que conheço e confio.

Mas olha, o que descobri aqui no Panelinha, que você pode fazer com o leite de caixinha, veja:COM LEITE UHT (DE CAIXINHA)
Pode fazer com leite UHT. O que muda é a consistência – ele fica mais firme e seco. O segredo é deixar drenar menos tempo na geladeira


14 comentários:

  1. Hummm! Que delícia! Queijinho feito em casa é muito bom.
    Também gosto de compartilhar as receitinhas que dão certo e que meus amores gostam aqui em casa. Bjs e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  2. Amei deveras quando disse da enrolação dos vídeos e saiba que tenho horror de tanta repetição. Minha filha não fica sem, compra e eu nunca tive a vontade de fazer, esqueço do leite de saquinho. Você foi tão legal que me deu vontade de fazê-lo! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Helena, houve um tempo que minha mãe sempre fazia esse "queijinho" caseiro, como nunca comi queijo cottage, nunca imaginei que ele tivesse essa textura. Com tomate seco é muito bom!!
    Abraço e um bom dia das crianças por aí!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito das seus textos, suas costuras e suas receitas,tenho idade prá ser sua avó e ainda aprendo com você ! Sem conhece-la gosto de você !Abraço !

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Helena!!!!!!Já te acompanho à algum tempo, você serve de inspiração sim, suas postagens são maravilhosas porque sempre tem novidades!!!!!Continue a nos prestigiar!!!!!Abraços Fraternos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magda, tentei te achar para lhe agradecer, mas sua conta no Instagram é privada. Muito obrigada. Bjs

      Excluir
  6. Eu adoro suas postagens conrinue assim muito obrigada abracos Angela

    ResponderExcluir
  7. Meu dia fica muito mais feliz quando dou uma olhada no teu blog e tem novas postagens. Te acho tão poética! E já fiz algumas das tuas receitas, sem falar que me aventuro nas costuras vez ou outra inspirada nesse maravilhoso blog. Felicidades e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Mais uma receita pro caderninho. O pão, fiz ficou otóti. Mas não deu p fotografar... Casa cheia, hora do lanche.. obrigada sempre

    ResponderExcluir
  9. Querida Helena,
    Quer saber se suas receitas são úteis ou se interessa?
    Acho ótimas!! amo ler suas postagens, embora não goste lá muito de cozinhar. Seu blog é inspirador, e isso para mim é o que basta! Pessoas como você são admiráveis fazendo qualquer coisa. E isso, minha querida, não é pra qualquer um... é para quem PODEEEE!! E você pode!!*:) feliz
    Beijos.

    Lucia de Sousa

    ResponderExcluir
  10. Dicas assim são valiosas Helena.
    Minha cunhada me ensinou e fica ótimo, bem fácil de fazer!!

    bjus, obg pela visita!
    Ótimo fim de semna pra vc e sua família!!

    ResponderExcluir
  11. Helena, confesso que nunca me aventurei a preparar essa queijo, tarefa que parece até ser simples. Parece o nosso requeijão, um queijo fresco bastante agradável.

    Respondendo ao seu comentário, sou apologista de tudo quanto facilite a nossa rotina diária o que inclui a Bimby, muito, muito útil e versátil. Acredite que vale mesmo a pena, embora eu não a explore devidamente.

    A marmelada é apenas conserva de marmelo, um fruto tipo maçã, pera, mas muito perfumado . Ao natural é extremamente ácido e impossível de assim ser comido.
    Já se compra marmelada no supermercado, mas, definitivamente, não é a mesma coisa.
    Fazer marmelada é quase um ritual que nos conduz aos outonos da infância, quando, em todas as casas se preparava marmelada, geleia e compota.

    Garanto que com a Bimby a tarefa é simplicíssima.

    Tenha um bom fim de sábado.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com