Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

15 de novembro de 2018

Dezembros...

... e um humilde desabafo

E dezembro já está aí, a quase dois quarteirões de casa!
Quando criança os dezembros demoravam tanto para chegar. O Natal só começava a dar sinais quando entrava dezembro. Hoje, nem bem chegada a primavera, os primeiros panetones começam a invadir o comércio. Uma overdose de decoração natalina se espalha pelas redes sociais. Perdeu-se o encanto e o verdadeiro sentido do Natal.

Constato que, nas decorações natalinas dos shoppings centers esqueceram de incluir o personagem principal. Ursos, duendes, fadinhas, esquilos... Nada de Menino Jesus, podrezinho, em sua Manjedoura, envolto em palhas de milho...

Natal sem símbolos religiosos.  #natalsemmeninojesus.
Mas continuo gostando dos dezembros, dos seus cheiros e seus brilhos...
 Presentinhos fofos que ensinei nas aulas de costuras natalinas
Mimos para quem veio almoçar comigo
 Joguinhos americanos que costuramos juntas...
Uma agenda natalina que ensinei nas aulas. Nela você anota tudo sobre os natais.
 Laços que ensinei. Presentinhos que encantam e custam tão pouco
 Porta-guardanapos, enfeites natalinos...
 Caixas para o Natal e o resto do ano
 Arranjos de mesa
Ah, dezembro... Venha logo e fique muito...

Foi em dezembro que comecei no primeiro emprego e tive o meu primeiro salário, registro em carteira, com apenas 13 anos (foto). Comecei a trabalhar na linha de montagem numa fábrica de carburadores que já não existe mais - nem a fábrica e nem os carburadores! Usava um uniforme todo sujo de graxa e tinha muita vergonha quando cruzava com a turma da minha idade que trabalhava no escritório. Um dia ouvi um deles comentar "ah, que dó, tão bonitinha e tão sujinha". Daí fui fazer um curso de datilografia.  Logo fui promovida para trabalhar no escritório como datilógrafa! No dezembro do ano seguinte fui promovida para ser secretária do gerente daquele rapazinho. Eu era como uma chefe, pois ele era o office-boy. Tão bonitinho e escrevia tudo tão errado. Depois do almoço eu costumava a lhe dar aulas de português, onde ensinei sobre crase, futuro do pretérito, orações coordenadas sintéticas... Ah, ele era tão bonitinho, mas tão burrinho

Vejo a minha foto, preto e branco, o mesmo sorriso da minha filha caçula. Mas os sonhos tão distantes. Eu queria casar, ter filhos, ser dona de casa. Realizei meu sonho. Sou feliz dentro do meu mundinho simples, ensinando costuras, prendas domésticas. Sou feliz cuidando da minha família...

Em um dos dezembros da minha vida conheci o homem que mudaria meu destino para sempre. Obrigada, papai noel, naquele ano ganhei um dos melhores presentes da minha vida.

Também foi em dezembro que dei à luz a esta filha caçula, Lígia.

Dezembros...Em 30 de dezembro farei 60 anos!

8 comentários:

  1. Oi Helena, que lindo seu post/depoimento, cheio de ternura que nos tem faltado.
    Que os dezembros continuem a lhe trazer alegrias por toda vida.
    AS fotos são lindas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Helena este não é apenas um belo texto poético, é acima de tudo, um exemplo de vida.
    Esse seu percurso demonstra toda a sua estatura interior. Insuperável. Esse começo com 13 anos marcaria um previsível futuro difícil, mas não! Comoveu-me a sua capacidade de superação, a sua capacidade de trabalho. Não é para todos, ultrapassar os obstáculos e singrar na vida.
    Vejo todos os dias exemplos de jovens a quem são dadas todas as oportunidades e que não as aproveitam.
    Minha amiga, minha irmã, os nossos percursos não são iguais, as nossas circunstâncias foram diferentes, mas, ainda assim, também me orgulho das minhas batalhas, das minhas vitórias.
    Gosto muito de ti, Helena. E admiro-te profundamente. Como eu queria conhecer-te!
    Beijo grande da Nina

    ResponderExcluir
  3. Que lindo seu depoimento, você sempre dedicada, parabéns!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lindo post... realmente têm que amar o Dezembro!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Helena, fiquei comovida com seu post.
    Dezembro é um mês mágico principalmente para nossa geração, tudo era muito diferente do que se apresenta hoje.
    Você guarda e tem lindas recordações de muitos dezembros...quantas graças te foram ofertadas nesse mês. Que o seu, o meu e os nossos dezembros continuem trazendo lembranças e acontecimentos bons.
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  6. Dezembro! Quantas noites de 24 para 25 passei cochilando na companhia da minha irmã na espera do Papai Noel. Nunca ficamos acordadas o suficiente para vê-lo. Não tivemos nenhum trauma ao descobrir sua inexistência. Só lindas recordações proporcionadas por nossa mãe. Que este dezembro nos traga boas notícias, bons acontecimentos, boa saúde, bons trabalhos, boa família como a família de Nazareth.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Oi Maysa, não sei o que acontece, mas vejo a sua mensagem em meu e-mail e quando peço para publicar aqui só sai seu nome e não a mensagem. Muito obrigada pelo comentário. Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com